
Saltar à corda é mais do que uma brincadeira de crianças. Facto é que esta atividade física é excelente para melhorar a capacidade cardiovascular e a coordenação, além de queimar muitas calorias. Aqui, veremos os benefícios de saltar à corda, qual o seu papel na perda de peso e qual o gasto calórico que esta atividade intensa proporciona.
Se procura uma atividade física que queime muitas calorias, saltar à corda pode ser uma opção válida. Além das calorias que gasta, é um exercício simples, que pode fazer em casa, ao ar livre ou no ginásio, e que lhe traz uma série de benefícios.
Quais os benefícios de saltar à corda?
Saltar à corda é um exercício muito usado para aquecimento, mas os benefícios vão bem além, pois é um treino completo, trazendo muitas vantagens para a sua saúde (física e mental).
Saúde cardiovascular e resistência
Um dos grandes benefícios de saltar à corda é melhorar o sistema cardiovascular. Como aumenta a frequência cardíaca de forma rápida e eficaz, esta atividade é excelente para o coração (bombeia mais sangue, otimizando o desempenho de todo o sistema cardiovascular).
Além disso, a atividade também melhora a capacidade pulmonar e a aumenta a sua resistência de forma progressiva.
Fortalecimento muscular e tonificação
Saltar à corda não é só um bom exercício aeróbico, esta atividade também é ótima para o fortalecimento dos músculos e para a tonificação, uma vez que quase todos os músculos do corpo são ativados (gémeos, quadríceps, glúteos — nos membros inferiores —, pulso, deltoide, abdominal — nos membros superiores e core).
Assim, ao praticar regularmente, o seu corpo vai ficando mais forte e desenhado, mas sem ganhar massa excessivamente.
Coordenação, equilíbrio e função cerebral
Saltar à corda exige muita coordenação motora e equilíbrio. Nesse sentido, ao praticar este exercício, vai conseguir melhorar estas funções, aperfeiçoando-as à medida que inclui saltos mais complexos.
Com a melhoria da coordenação, diminui também o risco de lesões, pois tem menos probabilidade de sofrer acidentes e lesões (durante a prática de exercício físico, mas também nas suas atividades de rotina).
Esta atividade também potenciará a função cerebral, pois melhora os reflexos e a capacidade de concentração.
Saltar à corda emagrece?
Sim, saltar à corda é dos melhores exercícios para perder peso, pois queima calorias rapidamente. O segredo está na intensidade com que pratica o exercício, quanto maior for a intensidade, mais serão as calorias gastas (pode chegar a gastar o dobro das calorias de uma corrida, por exemplo).
Quantas calorias se gasta a saltar à corda?
As calorias gastas vão depender muito da intensidade do salto, mas também do seu peso corporal. No entanto, podemos dizer que, em termos gerais, pode gastar entre 200 e 300 calorias em 15 minutos de atividade.
Para uma estimativa mais precisa, podemos recorrer ao conceito de MET (Equivalente Metabólico de Tarefa). Saltar à corda tem uma solicitação metabólica elevada, variando entre 8 e 12 MET, dependendo da velocidade e intensidade.
Os valores abaixo são estimativas e pressupõem uma intensidade moderada a alta (cerca de 100 a 120 saltos por minuto).
Peso corporal (Aproximado) | Calorias queimadas (por 15 minutos) | Calorias queimadas (por 30 minutos) |
60 kg | ~180 - 225 kcal | ~360 - 450 kcal |
70 kg | ~210 - 265 kcal | ~420 - 530 kcal |
80 kg | ~240 - 300 kcal | ~480 - 600 kcal |
Se está a começar agora, não tente fazer logo o exercício com muita intensidade por muito tempo seguido. Experimente intervalar as sessões, incluindo tempos de recuperação. Por exemplo, divida 10 minutos em 2 ou 3 sessões. Depois aumente gradualmente, à medida que sentir o seu corpo mais resistente.
Dicas essenciais para começar a saltar à corda
Saltar à corda é um exercício simples, mas, para ser seguro e eficaz, deve ter alguns cuidados:
Equipamento — garanta que a corda tem o comprimento correto (pise o meio da corda e estique as pontas. As extremidades devem chegar às suas axilas), use sapatilhas leves e flexíveis (com bom amortecimento para proteger as articulações).
Técnica e postura — durante o exercício, olhe em frente e mantenha as costas direitas. Mantenha o corpo tenso, contraindo os músculos abdominais e o períneo. Use principalmente os pulsos para rodar a corda (mantenha os cotovelos perto do corpo e os ombros relaxados). Faça saltos pequenos, mantendo-se na parte da frente do pé (os calcanhares não devem tocar no chão). Dê preferência à velocidade de rotação da corda em vez de saltar muito alto.
Assista ao vídeo abaixo para começar hoje mesmo a saltar à corda com eficácia.
Saltar à corda é um exercício muito eficiente, especialmente se olharmos para a relação tempo/gasto calórico. Além disso, trabalha os músculos de todo o corpo, melhora a sua saúde cardiovascular, melhora a coordenação e a função cerebral. Lembre-se, apenas, de começar com calma, tendo sempre atenção à técnica.
