Mentira na infância: porque mentem as crianças e como lidar?

Susana Valente
Explicações |  03 abril 2023 |  
11 min. de leitura
Menina loira a rir muito é um exemplo de mentira na infância.

A mentira na infância é algo natural. Mas, afinal, porque mentem as crianças? Pode haver vários motivos para isso, mais ou menos preocupantes como lhe vamos já explicar.

Seja em forma de mentiras puras, de omissões ou de fantasias, a mentira na infância é algo recorrente na vida de muitas pessoas. Todos sabemos que as crianças mentem e isso não tem de ser dramático. Pode não existir nada de problemático.

Contudo, as mentiras das crianças também podem ser sinal de que algo está errado com elas, ou com as suas vidas.

Mas, afinal, porque mentem as crianças? E como saber distinguir quando devemos ficar preocupados com as suas "mentirinhas"? É isso que vamos tentar explicar-lhe já de seguida...

Como começa a mentira na infância e porquê?

Muitas vezes, pode acontecer de um dia para o outro, com aquelas "mentirinhas" inofensivas, ou até mesmo o esconder de certas coisas que tenham acontecido. Pode ser súbito e motivar grande preocupação nos pais. Afinal, estes estão sempre alerta perante as mínimas alterações nos seus filhos.

Quando as crianças mentem nas primeiras vezes, é quase como uma aventura! É algo novo que acabaram de aprender e funciona como um jogo em que conseguem "ganhar" aos adultos.

Essa é uma fase que se verifica em quase todas as crianças e não existe uma explicação óbvia, ou única, para isso. Mas é certo que as crianças mentem porque aprendem a fazê-lo com os adultos.

E é algo que só ocorre a partir de certas idades, dos 3 anos em diante habitualmente, pois entender o "mecanismo" da mentira exige algum grau de maturidade.

Porque mentem as crianças: os 6 principais motivos

As crianças mentem por várias razões, e podem fazê-lo de forma mais ou menos eficaz, nomeadamente conforme a idade. As mentiras na infância têm também diferentes graus de gravidade, consoante as situações e o que está por trás delas.

Assim, vamos entender um pouco melhor porque mentem as crianças com as seis razões mais comuns para o fazerem...

1. Confundem fantasia e realidade

Em idades mais pequenas, as mentiras na infância não são bem mentiras! São, por vezes, fantasias que resultam de uma confusão que os mais novos fazem entre realidade e ficção.

Até certas idades, as crianças têm dificuldade em fazer essa distinção. E, por isso, as suas "mentirinhas" acabam por ser mais fantasias dos seus mundinhos de faz-de-conta do que enganos propositados.

Apesar disso, é preciso ter atenção a cada caso porque, por vezes, essas mentiras na infância refletem receios dos miúdos, sensações de culpa por algo que tenham feito, ou mesmo desejos sobre o que gostariam que acontecesse.

2. Mentem porque é divertido

Há também mentiras na infância que surgem no âmbito do natural processo de exploração do mundo. Trata-se, no fundo, de explorar as possibilidades que existem - e também de testar os limites dos adultos. E, portanto, é uma espécie de aventura divertida!

Mas, neste âmbito, as crianças mentem ainda para fortalecerem a sua autoestima, por exemplo, dizendo que ganharam um prémio, ou que receberam um determinado elogio. É uma forma de "exagero" da realidade que serve para se sentirem apreciadas e melhor consigo próprias.

3. Mentem para evitar castigos

Entre as razões por que mentem as crianças, esta é muito comum. Aqui está em causa encobrir asneiras para evitar punições de pais, educadores ou professores, por exemplo.

É um tipo de mentira que surge mais frequentemente em crianças que são alvo de castigos severos, nomeadamente palmadas. Nesses casos, o receio leva-as a protegerem-se e, para isso, mentem.

Saiba mais: Como incentivar a estudar? 6 dicas que garantem bons resultados

4. Querem chamar a atenção

Há mentiras na infância que são, obviamente, uma forma de chamar a atenção. Estas são bastante fáceis de "apanhar", entrando na categoria das falsidades flagrantes.

O objetivo da criança é mesmo ser "apanhada", de modo a ser notada e a chamar para si os holofotes.

5. Tentam proteger outros

Existem também as chamadas mentiras altruístas que surgem no âmbito de situações em que as crianças querem proteger amigos, ou os irmãos, por exemplo.

Aqui estamos, portanto, a falar de comportamentos solidários em que as crianças mentem para salvaguardarem pessoas de quem gostam.

Estas pessoas podem nem lhes ter pedido para mentir, mas há um sentimento de "dever" da parte delas para as protegerem, omitindo informações, ou contando versões falsas dos acontecimentos.

6. Mentem por simpatia

Todos os pais ensinam às crianças que não devem mentir. Contudo, também lhes ensinam a não serem indelicadas com as outras pessoas. Assim, as mentiras das crianças também podem surgir por simpatia pelo outro, para evitar ofendê-lo.

São aquelas mentiras inocentes, por exemplo, quando fingem gostar de um vizinho antipático ou daquela tia muito chata.

Neste domínio, também podem mentir aos pais quanto a comportamentos na escola, ou a asneiras que tenham cometido, porque não os querem desapontar. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando têm más notas a algumas disciplinas, procurando "desculpas" matreiras para justificar esses desempenhos negativos.

O seu filho precisa de melhorar as notas? Encontre aqui o explicador ideal

Como lidar com as mentiras das crianças?

A honestidade é um comportamento que queremos alimentar nos nossos filhos. E, portanto, quando eles nos mentem podemos sentir que falhamos na sua educação.

Mas, mesmo que as mentiras na infância exijam atenção e cuidado, não é preciso dramatizar. Afinal, todos já mentimos em algum momento das nossas vidas!

Em todo o caso, as mentiras entre pessoas próximas podem minar a confiança nas relações. E será péssimo que isso aconteça entre pais e filhos.

Portanto, é preciso abordar o assunto com firmeza, mas também com cautela. Fique com os seguintes conselhos sobre o que pode fazer.

Seja um bom exemplo

A melhor forma de ensinar uma criança a não mentir é não mentindo. É preciso "liderar pelo exemplo", como se costuma dizer.

Muitas vezes, os pais mentem aos seus filhos, nomeadamente quando querem controlar os seus comportamentos, ou garantir que comem a sopa, ou que cumprem certas tarefas. Esse não é o melhor exemplo para evitar as mentiras na infância.

Assim, os pais devem tentar ser um modelo de honestidade, mostrando-lhes que a mentira nunca é o caminho.

Aprenda a distinguir os diferentes tipos de mentiras

Para saber como agir, é preciso tentar perceber as motivações da criança para mentir. Será que quer chamar a atenção? Ou está a tentar fugir a um castigo severo? Estará com dificuldades em entender o que é verdade e o que é fantasia?

A interpretação da situação importa para saber como falar com a criança. Em qualquer caso, é preciso falar com ela calmamente, deixando-a perceber que você sabe que está a mentir.

Mas evite falar num tom de acusação. Explique, antes, que é errado mentir e dê à criança uma segunda oportunidade para fazer o que está certo.

Ensine a diferença entre mentir e ser simpático ou educado

As "mentiras" por boa educação são um comportamento social que ajuda à convivência entre as pessoas. Portanto, não são negativas. Podem até ser atitudes de boa educação, para evitar ferir a sensibilidade de outras pessoas.

Entender isto pode ser confuso para crianças pequenas. Mas insista em explicar a diferença entre essas mentiras "boas" e as mentiras más que só prejudicam os outros, e a nós próprios.

Conviver em sociedade exige perceber claramente quando devemos ser educados ou sinceros. Portanto, tente fazer com que o seu filho o entenda da melhor forma possível, considerando a sua idade.

Peça ao seu filho para prometer que não voltará a mentir

Alguns estudos realizados por especialistas de psicologia concluíram que as crianças mentem menos quando prometem dizer sempre a verdade. Se não acredita nisso, coloque-se na pele de alguém que é tão novo e imaturo. É uma questão de inocência!

Assim, quando "apanhar" o seu filho a mentir, desafie-o a prometer que nunca mais voltará a fazê-lo.

Homem de pele morena e criança de cabelo encaracolado sorriem a olhar um para o outro enquanto pensam porque mentem as crianças.

O que nunca fazer para lidar com a mentira na infância

Na linha dos comportamentos ideais para lidar com as mentiras das crianças, há também algo que nunca deve fazer - apesar de ser, provavelmente, a primeira coisa que ocorre à maioria dos pais. Os castigos nunca são a melhor forma de lidar com estes casos.

Castigar uma criança por mentir pode levá-la a mentir mais. Veja que se a criança souber de antemão que vai ser castigada por algo que fez, ou não fez, o seu instinto básico de sobrevivência será mentir para se proteger.

É a natureza humana a salvaguardar-se, independentemente de todos os valores transmitidos.

Não estamos a dizer que deve ignorar as mentiras das crianças. Mas mais do que castigar, dê-lhe a oportunidade de fazer melhor na próxima vez.

E nunca chame mentiroso ao seu filho! Essa abordagem pode deixar-lhe uma ferida enorme na alma, e também na sua quando parar para pensar no assunto.

Fica claro que a mentira na infância é algo muito desafiante para os pais. Não há uma fórmula para lidar com isso! Mas o ideal é tentar ensinar o seu filho a fazer sempre o que está certo ao invés de tentar "fugir" das suas asneiras.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário