8 Benefícios do chocolate para a saúde

8 Benefícios do chocolate para a saúde

Susana Valente
Outros |  07 julho 2025 |  
7 min. de leitura
Três quadrados de chocolate negro uns em cima dos outros ao lado de duas framboesas vermelhas num fundo preto com crostas de chocolate e açúcar branco.

Há vários benefícios do chocolate que não são muito conhecidos. É que além de delicioso, também pode ser um aliado para alcançar o bem-estar físico e mental.

Muitas pessoas adoram chocolate e temem estar a exagerar no seu "vício" por esta iguaria. E, realmente, tudo o que se consome em exagero tende a fazer mal à saúde. Máxima que também se aplica neste caso.

Contudo, existem benefícios do chocolate para a saúde que estão comprovados cientificamente - mas isso não deve servir de desculpa para exageros!

O apreço pelo chocolate é uma história antiga e que remonta aos tempos dos maias e dos astecas, que usavam o cacau, o fruto a partir do qual se faz esta iguaria, em rituais sagrados.

Foi a pensar nessa simbologia ritual que o botânico sueco Carl Linnaeus batizou o cacaueiro, a árvore do cacau, como "Theobroma Cacao" no século XVIII. "Theo" significa Deus no grego antigo e "Broma" é alimento - portanto, estamos a falar do "alimento dos deuses".

Esse nome reforça a paixão por um doce que é viciante para algumas pessoas. Mas vale a pena reforçar que, apesar dos benefícios do chocolate, é sempre conveniente consumi-lo com moderação.

8 Benefícios do chocolate (comprovados cientificamente)

Estudos têm demonstrado que o chocolate pode ter vários efeitos positivos no organismo, tais como:

  1. Contribuir para a redução da pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;

  2. Estimular o cérebro e melhorar a função cognitiva em adultos e idosos;

  3. Aumentar a concentração e a atenção devido à cafeína e à teobromina presentes no cacau;

  4. Aumentar a energia e reduzir a fadiga muscular, contribuindo para o desempenho desportivo;

  5. Ajudar na hidratação e elasticidade da pele graças aos antioxidantes que possui, que protegem contra os efeitos dos raios ultravioletas;

  6. Estimular a produção de serotonina e dopamina - as hormonas da felicidade - e melhorar o humor, contribuindo para a saúde mental;

  7. Aliviar sintomas de stress, ansiedade e até de depressão leve;

  8. Prevenir o envelhecimento precoce e doenças crónicas graças aos flavonoides que contém, compostos que combatem os radicais livres.

Leia ainda: Como fazer dieta sem desistir?

Benefícios do chocolate negro vs chocolate ao leite

O chocolate ao leite costuma agradar mais a quem prefere sabores suaves e é ótimo para sobremesas cremosas. Já o chocolate negro é mais intenso e apesar de não agradar a toda a gente, é a melhor opção quando se trata da nossa saúde.

Os benefícios do chocolate negro resultam, sobretudo, do facto de ter mais de 70% de cacau, razão pela qual também é um pouco mais amargo.

Além disso, o chocolate negro tem menos quantidade de açúcar e de aditivos, em comparação com o chocolate de leite ou branco.

Infográfico com os benefícios do chocolate negro, indicando que melhora o humor, tem menos açúcar e é rico em antioxidantes.

Também contém fibras que ajudam a reduzir o apetite entre refeições, aumentando a sensação de saciedade, o que o torna útil em dietas de controlo de peso.

Um ou dois quadradinhos de chocolate por dia são suficientes para aproveitar os benefícios do chocolate negro sem exagerar nas calorias.

E ainda dá energia e reduz o cansaço devido à cafeína e à teobromina presentes no cacau e que têm efeito estimulante, aumentando a energia e o foco mental.

Sabia que são necessários cerca de 400 grãos de cacau para fazer apenas meio quilo de chocolate? São, mais ou menos, 8 a 12 vagens dos frutos do cacau que são colhidos manualmente com facões ou pequenas ferramentas curvas.

7 formas saudáveis de usar o chocolate no dia a dia

Há várias maneiras inteligentes de usufruir dos benefícios do chocolate no dia a dia, mantendo uma alimentação saudável. Deixamos-lhe algumas sugestões já de seguida...

1. Ao pequeno-almoço

Pode ralar um pouco de chocolate negro sobre papas de aveia ou iogurte natural.

É uma ideia perfeita para combinar com frutas como banana, morangos ou framboesas para tomar logo ao pequeno-almoço e começar o dia da melhor forma.

2. Pré-treino natural

Como já explicámos antes, o cacau contém cafeína e teobromina que dão energia e foco antes do exercício físico.

Por isso, o chocolate negro pode ser a escolha ideal para comer antes do treino e ganhar a motivação de que precisa para dar o seu melhor.

3. Snack energético

Pode também derreter chocolate negro e misturá-lo com frutos secos e sementes para fazer barrinhas caseiras.

Será um ótimo snack energético para andar sempre consigo na mala ou na mochila.

4. Cobertura para fruta

Aproveite para derreter chocolate negro para usar como topping de frutas como maçã, pera ou kiwi.

É uma forma elegante e simples de transformar fruta em sobremesa!

5. Em bebidas quentes

Junte um quadrado de chocolate negro ao café ou ao leite vegetal quente. Isso vai permitir-lhe criar uma bebida reconfortante e rica em sabor.

6. Em sobremesas saudáveis

Também pode usar o chocolate negro para fazer mousse com abacate ou brownies feitos com batata-doce. Desse modo, mantém o sabor intenso, mas com menos açúcar.

7. Um quadradinho diário

Mime-se com um pequeno quadrado (cerca de 20 gramas) de chocolate após o almoço ou o jantar.

Esse pequeno gesto ajuda a controlar a vontade de doces e dá um boost de antioxidantes.

Dica de ouro: a moderação é a chave! O consumo deve ser moderado e preferencialmente de chocolate com baixo teor de açúcar e alto teor de cacau. Evite versões altamente processadas, cheias de açúcares e gorduras hidrogenadas.

Agora que conhece os benefícios do chocolate, não abuse

Quando consumido com consciência e moderação, o chocolate pode ser muito mais do que uma mera guloseima. Pode ser o seu cúmplice no equilíbrio entre prazer e saúde - a sua mente vai agradecer-lhe!

Mas para poder aproveitar os melhores benefícios do chocolate, prefira versões com pelo menos 70% de cacau, sem aditivos artificiais e com pouca quantidade de açúcar.

E lembre-se: um pequeno prazer diário pode ser mais sustentável do que grandes exageros ocasionais.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair dos Santos

Nair dos Santos

Technical SEO e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os leitores a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário