Como começar a dar explicações (e a ganhar dinheiro extra)?

Susana Valente
Explicações |  29 setembro 2022 |  
14 min. de leitura
Como dar explicacoes

Está a perguntar-se como começar a dar explicações? Esta é uma ótima forma de conseguir algum dinheiro extra. Siga este guia com tudo o que precisa de saber para arrancar já hoje esta nova vida como explicador...

As explicações são um importante apoio ao estudo para que os alunos consigam sucesso na escola. Mas, para quem se dedica a esta atividade, são também uma ótima alternativa para ganhar dinheiro extra, ou até como ocupação principal.

Uma das grandes vantagens para os que trabalham a dar explicações é a flexibilidade de horários, o que permite conciliar este mundo com outro emprego, ou até com os estudos.

Contudo, essa flexibilidade pode obrigar a ter de trabalhar aos fins-de-semana, ou até à noite, que é quando muitas pessoas conseguem tempo para ter explicações.

Mas todas as atividades exigem os seus sacrifícios e esta até pode compensar! Os ganhos que se conseguem a dar explicações podem ser bastante interessantes, embora dependam sempre da experiência e da matéria/matérias que o explicador domina.

Se está interessado em começar a dar explicações, aproveite as dicas que lhe vamos deixar de seguida...

O que é preciso para dar explicações?

O único critério necessário para dar explicações é dominar a área onde se pretende apoiar o estudo. Portanto, se for "um zero à esquerda" a Matemática, nem vale a pena pensar em dar explicações de Matemática. Faz sentido, certo?

Mas, de resto, não são necessárias qualificações específicas. Há estudantes universitários de Matemática que podem dar explicações a alunos do Ensino Básico e está tudo certo.

Até um aluno do Secundário pode dar explicações de uma matéria que domine muito bem a alunos de anos anteriores. É tudo uma questão de dominar os conceitos necessários para poder ser de facto uma ajuda.

Contudo, para trabalhar em alguns centros de estudo, pode ser necessário ter certas qualificações.

Além disso, alguns pais podem ficar mais seguros se lhes apresentarem diplomas ou certificados de formação que funcionam, no fundo, como um atestado de competências.

De qualquer modo, isso não é obrigatório. E até as boas notas obtidas nas disciplinas com que se pretende trabalhar podem ser um bom cartão de visita.

Quem pode dar explicações?

Aparentemente, qualquer pessoa que domine uma disciplina pode dar explicações nessa área. De resto, o domínio absoluto da disciplina é essencial, sendo também preciso dominar as técnicas de revisão.

Contudo, para lá desses conhecimentos técnicos, é preciso também reunir algumas competências interpessoais que nem todas as pessoas têm.

Assim, para dar explicações são precisos quatro requisitos fundamentais:

1. Conhecimento profundo da disciplina

Este é o requisito obrigatório, sem o qual será difícil ter sucesso a dar explicações. Afinal, o objetivo é passar conhecimento a alguém que tem dificuldades dentro da disciplina que esteja em causa.

Portanto, precisa de ter um conhecimento profundo da matéria a ensinar, indo para lá dos conceitos fundamentais. Tem de saber responder a dúvidas inesperadas e a assuntos que vão para lá do óbvio.

2. Muita paciência

É uma das qualidades interpessoais mais importantes para quem quer dar explicações. É preciso ter muita paciência para conseguir transmitir conhecimentos de forma eficiente a quem tem dificuldades num dado tema.

E depois, quando alguém contrata os serviços de um explicador está também a pagar por essa paciência. Por isso, é preciso muita calma para entender as limitações do aluno e para lhe dar o devido tempo para assimilar conceitos.

3. Excelente capacidade de comunicação

Também é necessário saber transmitir as informações de forma clara e interessante. Portanto, para dar explicações é necessário ter excelentes capacidades de comunicação.

Este dado é especialmente relevante para quem quer dar explicações online porque, neste caso, a mensagem tem de passar de forma ainda mais clara - para não se perder nas entrelinhas virtuais.

Por outro lado, quem dá explicações a crianças, tem também que saber falar com os pais destas no tom e na medida mais adequados.

4. Boa gestão do tempo

Muitas vezes, quem dá explicações tem vários alunos, um trabalho principal ou está a estudar. Portanto, é preciso ter uma boa capacidade de gestão do tempo para conseguir fazer tudo.

Mesmo quem se dedica integralmente às explicações, tem que ser muito organizado, definindo as aulas de antemão, para poder abordar os assuntos necessários.

Essa organização é essencial para conseguir resultados - e veja que sem resultados, pode pôr a atividade em risco.

Como dar explicações online?

A opção por dar explicações online é, muitas vezes, a mais fácil e tornou-se bastante comum desde que a pandemia de COVID-19 se instalou entre nós. Na verdade, facilita tudo em termos de horários e de disponibilidade das pessoas. Assim, pode ser uma boa forma para começar a dar explicações.

Para isso, vamos deixar-lhe algumas dicas de como pode iniciar esta aventura - e são dicas que pode também aproveitar para dar explicações num qualquer espaço físico, na sua área de residência.

Como dar explicacoes online

Decida com que nível de ensino quer trabalhar

Antes de mais, precisa de avaliar o seu grau de conhecimento na matéria que pretende ensinar para saber a que tipo de alunos se pode dirigir. Mas também deve avaliar as suas competências interpessoais para entender com que tipo de público se dará melhor.

Veja que ensinar crianças do Ensino Básico é muito diferente de trabalhar com jovens universitários - além de exigir graus distintos de entendimento da matéria.

Claro que pode optar por ensinar vários tipos de públicos, se dominar totalmente a disciplina. Mas pode ser mais fácil concentrar-se em apenas um - até porque para ensinar crianças, por exemplo, é preciso ter uma vocação especial.

Para se orientar, podemos dividir o ensino nos seguintes seis pilares:

  • Escola Primária do 1º ano ao 4º 
  • Ensino Básico do 5º ano ao 9º
  • Ensino Secundário do 10º ano ao 12º 
  • Ensino Universitário
  • Ensino de Idiomas
  • Disciplinas de cursos técnicos/profissionais.

Elabore um currículo forte e adequado

É importante que tenha um Curriculum Vitae (CV) para apresentar que enalteça as suas competências na disciplina/disciplinas que pretende ensinar. Trata-se de uma forma de mostrar claramente aquilo que vale aos seus possíveis alunos - ou aos pais destes.

Portanto, cuide do seu currículo com carinho, focando-se naquilo que mais importa para o caso. Se já tiver experiência a dar explicações, faça questão de realçar esse dado.

E caso ainda seja estudante, portanto, sem grande experiência profissional, foque o CV nas suas boas notas à disciplina onde é especialista.

Pode ainda tentar incluir no CV algumas boas referências de antigos empregadores e ex-chefes, ou dos seus professores. Isso será excelente para se "vender" como um explicador de confiança.

Inscreva-se em plataformas online

Há várias plataformas online que oferecem serviços de explicações. São, portanto, um excelente local para se inscrever, criando um perfil de professor disponível para quem o quiser contratar.

Esta é a forma mais fácil e imediata de angariar alunos, embora algumas destas plataformas sejam pagas.

Em alguns casos, pede-se um pagamento mensal enquanto outras ficam com uma percentagem do dinheiro que os alunos lhe pagarem. Mas também há sites com anúncios de explicações que permitem a publicação gratuita.

Faça a sua pesquisa e escolha a melhor solução para o seu caso.

Quando criar o seu perfil tente ser claro na descrição, mostrando claramente a sua formação e experiência.

Procure também usar uma imagem credível e que passe confiança, pois isso pode fazer a diferença na hora de os candidatos a explicações escolherem o professor certo.

Anuncie aqui os seus serviços de explicações

Use as Redes Sociais

As Redes Sociais são uma excelente alternativa para promover os seus serviços como explicador.

Aproveite a sua rede de "amigos" no Facebook e no Instagram, ou até no WhatsApp, para anunciar que está a dar explicações online - ou fora do mundo virtual, caso seja também o caso.

Também pode usar grupos do Facebook, por exemplo, de pais ou que juntem pessoas da sua área de residência.

Para lá destas opções online, pode sempre aproveitar os quadros de aviso da Universidade, da Biblioteca ou de centros comunitários para deixar os seus contactos. Outra opção de divulgação passa pelas caixas de correio das pessoas na sua cidade, ou vila.

Prepare as aulas

Depois de ter tratado de divulgar os seus serviços ao mundo, é altura de começar a pensar nas aulas. Mesmo que não tenha ideia do que os seus alunos vão precisar em termos de explicações concretas, pode definir, desde já, algumas ideias e estratégias.

Pode, por exemplo, redigir um guião de perguntas - tipo um teste - para saber o grau de conhecimento do aluno, e até para o conhecer melhor. As características da pessoa também devem ditar a forma como vai dar as explicações.

Também é importante preparar uma pequena apresentação sobre si, bem como definir com clareza algumas regras básicas, para que as aulas decorram sem problemas.

O essencial é aparecer preparado para o desafio - isso causará de imediato uma boa impressão!

Qual o melhor local para dar explicações?

Se quiser focar-se em dar explicações online, há várias plataformas digitais que são ideais para isso. O Zoom e o Skype estão entre as mais usadas, mas existem outras.

Na verdade, até pode fazer as suas sessões pelo WhatsApp, ou pelo Messenger. Só é preciso que haja uma boa ligação à Internet para isso.

Contudo, também pode optar por dar explicações fora do mundo online, por exemplo, em sua casa ou na casa do aluno. Tudo depende da disponibilidade de parte a parte.

Seja online ou fisicamente, exige-se uma divisão sem barulho de fundo, nem imagens que retirem a concentração ao aluno. É importante que o local de estudo esteja organizado e tranquilo.

Quando começar a dar explicações, deverá ajustar o método e a sua postura à pessoa que tiver pela frente. Veja que nem todos aprendem da mesma forma. Portanto, coloque-se no lugar do outro e defina metas realistas, para que, no fim do processo, o seu trabalho seja valorizado.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário