
As almofadas servem de suporte à nossa cabeça durante todas as noites e, nesse sentido, a sua higienização é fundamental. Lavar corretamente as almofadas, e na frequência adequada, evita o acumular de ácaros e o surgimento de doenças respiratórias, por exemplo.
Não é suficiente lavar apenas as fronhas das almofadas. Com o tempo, o tecido das almofadas fica com manchas e torna-se um paraíso para ácaros e outros microrganismos.
Veja, aqui, como lavar almofadas corretamente e com que frequência deve fazê-lo para manter a sua saúde e bem-estar.
Como lavar almofadas na máquina de lavar?
A máquina de lavar é uma grande aliada na limpeza e higienização das suas roupas, mas também é uma excelente opção para lavar as suas almofadas. Siga o passo a passo seguinte:
Leia as etiquetas das almofadas — antes de inserir as almofadas na máquina, leia sempre as etiquetas, pois algumas só podem ser lavadas a seco. Além disso, na etiqueta tem a temperatura e o programa a que deve lavar as suas almofadas;
Insira as almofadas na máquina de lavar — se as puder lavar na máquina, faça uma lavagem apenas com as almofadas (nunca uma sozinha, mas também sem sobrecarregar a máquina com muita carga);
Adicione detergente suave (para roupas delicadas) — utilize, sempre que possível, um detergente suave, adequado para roupas delicadas, pois garante que as almofadas não deformam nem encolhem;
Selecione o ciclo de lavagem para roupas delicadas — escolha um programa para roupas delicadas, preferencialmente com água quente (desde que permitida a temperatura na etiqueta da almofada);
Seque as almofadas na máquina ou ao ar — deixe secar as almofadas ao ar, de preferência num dia com muito sol e quente, ou seque-as na máquina, a uma temperatura baixa (adicione duas ou três bolas de ténis na máquina de secar, num par de meias limpas, pois ajudam a manter as almofadas macias e a remover resíduos de sujidade).
Como lavar almofadas à mão?
Se as suas almofadas não podem ser lavadas na máquina, siga os passos abaixo:
Tire as capas ou fronhas das almofadas;
Coloque as almofadas de molho em água morna com sabão durante 20 minutos;
Esfregue as almofadas levemente;
Enxagúe;
Ponha a secar as almofadas ao ar, num dia quente e com sol direto.
Como lavar almofadas de penas?
As almofadas de penas, ou de pluma de pato/ganso, são muito delicadas e demoram mais tempo a secar do que as almofadas comuns. Por isso, a lavagem a seco é preferida nestes casos.
Leve as almofadas a uma lavandaria e, antes de as guardar, deixe-as arejar umas horas.
Se não tiver possibilidade de lavar as suas almofadas de penas na lavandaria, lave-as à mão, seguindo os passos já descritos acima.
Como lavar almofadas viscoelásticas e de látex?
As almofadas viscoelásticas e de látex são mais delicadas ainda que as almofadas de penas e, portanto, não devem ser molhadas. Caso tenha manchas nas almofadas, passe uma toalha de algodão humedecida em água e detergente delicado na mancha. Depois deixe secar ao ar.
Com que frequência deve lavar as almofadas?
Não há uma regra que devamos seguir quanto à frequência de lavagem de almofadas. Há quem diga que basta lavá-las duas vezes por ano, mas também há quem defenda que devem ser lavadas a cada dois meses.
Assim, é importante averiguar como estão as suas almofadas e, se notar que tem manchas ou maus odores, lave-as. O nosso conselho é que, independentemente de estarem limpas a olho nu, as lave a cada três meses.
Cuidados a ter com as almofadas
As almofadas são ambientes perfeitos para ácaros e microrganismos. Assim, para manter o ambiente saudável, siga algumas dicas:
Use sempre fronha na sua almofada, pois protege e resguarda-a de sujidades e bactérias;
Bata as almofadas diariamente, ao fazer a cama, com as janelas do quarto abertas;
Deixe as almofadas a arejar numa varanda, parapeito de janela, ou similar, durante o fim de semana;
Renove as suas almofadas a cada dois anos.
Siga todas as dicas que lhe passámos ao longo deste artigo para manter a higiene da sua cama. Lembre-se que uma boa noite de sono é também uma noite tranquila, livre de bactérias nocivas à sua saúde.