Beber água em excesso faz mal? Descubra aqui

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Outros |  22 março 2023 |  
6 min. de leitura
Beber água em excesso faz mal? Descubra aqui

Beber água em excesso faz mal à saúde, podendo causar hiponatremia (descida da concentração de sódio no sangue). No entanto, esta é uma situação rara e pode ser tratada e facilmente evitada.

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, até porque todos os processos metabólicos dão-se em meio aquoso. No entanto, tudo em excesso faz mal, até este bem tão precioso.

Descubra aqui qual a quantidade de água que deve beber, quais os sintomas de que está a consumir água em excesso e o que fazer se sentir algo fora do comum.

Qual a quantidade de água que devemos consumir?

A ingestão de quantidades de água ideais permite que o nosso organismo funcione corretamente, pois a água regula e equilibra todo o nosso corpo, além de permitir transportar os nutrientes para as células, manter a estrutura destas últimas, e ajudar na eliminação de toxinas.

A água é muito importante para a nossa saúde em geral, até porque 60% do nosso peso é composto por água.

A quantidade exata de água que devemos consumir varia muito de pessoa para pessoa. No entanto, podemos dizer que deve ingerir entre 30 e 50 ml de água por cada kg de peso corporal.

Quanto maior for a sua massa muscular, mais próximo deverá estar dos 50 ml por kg.

Então, se for uma pessoa com 70 kg e boa densidade muscular, deverá consumir, aproximadamente, 3,5 L de água por dia. Se tiver 70 kg, mas pouca densidade muscular, basta consumir, aproximadamente, 2,1 L de água por dia.

Nota: Excluem-se desta regra todos aqueles que sofram de algum tipo de doença e que, por indicação médica, tenham de controlar a ingestão de água, como aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, doença hepática ou córtico-supra-renal. Se tem algum problema de saúde, converse sempre com o seu médico para perceber qual a quantidade de água ideal para si.

Ingerir menos água do que deve é bastante prejudicial à sua saúde, podendo causar:

  • Fadiga crónica

  • Envelhecimento precoce

  • Obesidade

  • Pressão arterial baixa ou alta

  • Colesterol elevado

  • Prisão de ventre

  • Doenças digestivas (como úlceras e gastrite)

  • Eczemas

  • Infeção urinária

  • Reumatismo

  • Transtornos cardiovasculares

  • Danos cerebrais

Da mesma forma que a falta de água pode trazer prejuízos à sua saúde, beber água em excesso também não é benéfico. Vejamos já de seguida.

Beber água em excesso faz mal?

mulher a beber água

Beber água em excesso faz mal à sua saúde, pois pode levar a um quadro de hiponatremia (descida da concentração de sódio no sangue). No entanto, o risco de vir a sofrer de hiponatremia é muito baixo.

É possível, também, que a ingestão de água em excesso possa causar uma sobrecarga renal, ou edema cerebral. Mas este é um cenário ainda mais difícil de acontecer, pois é necessário que beba, aproximadamente, 7 L de água em pouco tempo (não durante o dia todo, mas num período curto).

A hidratação excessiva ocorre, principalmente, em atletas (porque bebem mais água para evitar a desidratação), em pessoas com polidipsia psicogénica (distúrbio psiquiátrico), em indivíduos que têm problemas renais (pois não conseguem eliminar a água normalmente) ou que sofrem de síndrome de secreção inadequada da hormona antidiurética.

No entanto, se a hipófise, fígado, rins e coração estiverem saudáveis e a funcionar corretamente, raramente se dá um quadro de hidratação excessiva.

Saiba também: 31 Mitos e verdades sobre alimentação saudável que nunca lhe contaram

Quais os sintomas de beber água em excesso?

Se tem bebido bastante água, muito mais do que deveria (seguindo as quantidades que mencionamos acima), é possível que possa vir a sentir alguns destes sintomas:

  • Náuseas e vómitos

  • Cólicas

  • Fadiga

  • Confusão mental

  • Convulsões

  • Coma (em casos muito graves)

Quando procurar um médico?

Sempre que sentir os sintomas acima mencionados e tiver bebido muita água, principalmente num curto espaço de tempo, deve procurar o seu médico e mencionar a quantidade de água ingerida para que ele possa realizar um diagnóstico adequado.

O médico vai perceber se está a sofrer de hidratação excessiva ou se é um aumento de volume de sangue. Para isso, ele realiza um exame físico e exames de sangue e urina.

Caso se verifique hiponatremia, o médico vai indicar-lhe o melhor tratamento.

Qual o tratamento para hidratação excessiva?

Regra geral, o tratamento implica a restrição de líquidos (geralmente menos de 1 L por dia). Também é possível que o médico limite a ingestão de sódio, especialmente quando a causa está em doença cardíaca, renal ou hepática.

Caso esteja a tomar algum medicamento que possa causar retenção de líquidos, também podem ser suspensos pelo profissional de saúde. A toma de diuréticos também pode ser uma escolha do médico.

Nunca se automedique e procure sempre ajuda de um profissional de saúde qualificado para realizar um diagnóstico adequado e proponha o melhor tratamento.

Siga as nossas recomendações sobre a quantidade de água a beber diariamente e lembre-se que, da mesma forma que beber pouca água, beber água em excesso faz mal à saúde. Ingira apenas a quantidade recomendada para si e, se tiver dúvidas, procure o seu médico.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário