Como limpar livros? Técnicas para exemplares novos e antigos

Como limpar livros corretamente? Técnicas para exemplares novos e antigos

Nair dos Santos
Limpezas |  01 agosto 2025 |  
6 min. de leitura
dois livros antigos

Se ter estantes repletas de livros é o sonho de quem adora ler, também é um pesadelo o pó que se acumula nestes objetos que tantas histórias e conhecimento nos transmitem. Além da sujidade, ainda podem ter humidade e acabar por se estragar com o passar do tempo.

Por isso, é importante saber como limpar os livros (sejam recentes ou antigos) corretamente. Saiba como fazê-lo com produtos simples e que normalmente temos em casa.

Não perca ainda: Guia completo ─ como organizar uma estante de livros?

Limpe o pó com regularidade

Uma das principais causas para a degradação dos livros é a acumulação de poeira. Uma boa forma de evitar isto é ter estantes fechadas. No entanto, se as suas forem abertas, deve limpá-las com regularidade (semanalmente ou a cada quinze dias).

Ainda assim, note que as estantes fechadas não têm ventilação e, por isso, devem ser arejadas com frequência.

Retire cada livro da estante individualmente, segure-o pela lombada e passe um pano seco por toda a parte de fora do mesmo.

Se houver necessidade de limpar as páginas por dentro, deve fazê-lo com uma trincha ou um pincel bem limpos, secos e macios, e devagar, para não danificar nenhuma folha.

A capa do livro está com demasiado pó? Use o aspirador. Ponha um pouco de tecido (uma meia, por exemplo) na ponta do tubo, porque assim reduz a potência do aparelho e pode aspirar a obra sem danificá-la.

O livro é de capa dura e em pele? Use vinagre

Se a capa do exemplar for de couro (seja nova ou velha), passe um pano com um pouco de vinagre e finalize com um pano de flanela seco (pois isto ajudará a dar brilho e a não deixar que fique com resquícios de humidade).

Não tem (ou prefere não usar) vinagre? Também pode limpar com graxa de sapato incolor.

Esta técnica ajuda imenso a conservar este tipo de capas.

Como limpar livros com bolor e manchas amarelas?

Não perde uma boa oportunidade no alfarrabista ou nas feiras de livros antigos? Normalmente, nestes sítios encontram-se preciosas raridades literárias ─ contudo, por vezes, apresentam um aspeto amarelado e alguns pontinhos de humidade nas bordas.

Como tratar deste tipo de manchas sem danificar? Abra a página que está manchada, segure o livro firmemente e passe uma lima de unhas especificamente nas partes manchadas, onde não houver letras, com muita calma e cuidado.

Mas tenha atenção: nem todas as manchas amarelas podem sair totalmente com este método. Tudo depende do estado de conservação do livro e do quão entranhadas estão.

Comprei um livro usado que cheira a mofo. Como tirar este odor?

Ponha uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro de um saco de plástico. Insira o livro dentro do saco e feche-o, deixando assim durante 24 horas. Se, findo este tempo, não for suficiente e o livro ainda cheirar a mofo, volte a fechar o saco até 10 dias, de modo que o cheiro se dissipe totalmente.

De seguida, aspire o excesso de bicarbonato com o aspirador ou limpe com uma escova de cerdas macias.

Como higienizar livros com sebo?

Se o livro tem alguma camada de gordura na capa, que seja mais difícil de sair, experimente aplicar um pouco de álcool gel num pano e passe, cuidadosamente, na zona mais suja. Deixe secar ao ar livre.

Como proteger obras raras?

Se possui exemplares raros e de grande valor (seja material ou simbólico), pode acondicioná-los em papel com pH neutro, o que ajudará a preservá-los por mais tempo.

No entanto, se esses livros se encontrarem demasiado degradados, a melhor solução é recorrer a um profissional de restauro, que conseguirá reconstruir as partes afetadas sem perda de informação.

Recomendações de conservação de livros para garantir a sua longevidade

  • Sempre que possível, limpe com recurso a métodos secos, pois acabam por ser mais seguros.

  • Se a divisão onde os livros estão tem muita humidade, deixe-os ao sol por alguns minutos, de vez em quando.

  • Marcadores de metal ou clips enferrujam com o tempo, pelo que deve evitar deixar este tipo de objetos dentro dos livros quando os guardar.

  • Disponha os livros na vertical e longe da exposição solar.

  • Caso os livros não ocupem o espaço total da prateleira, use suportes para os mesmos.

  • Se, quando compra, tiverem um plástico a proteger, remova-o (as folhas necessitam de respirar, caso contrário começam a ficar amarelas).

  • Tem problemas com traças e insetos similares? Prepare saquinhos com cravo-da-Índia e coloque-os nas estantes.

  • Se usar pincéis, escovas ou trinchas para limpar, note que estes devem ser muito macios e estar bem secos.

  • De tempos a tempos, deve oxigenar as páginas dos livros: segure-os pela lombada e folheie-os rapidamente, o que fará com que o ar circule.

  • Não use cera para limpar as suas estantes/prateleiras, uma vez que este produto deixa resíduos nos livros.

  • Evite ter prateleiras/estantes junto a casas de banho, por serem estas um grande foco de humidade. 

  • Se puder, no processo de limpeza, utilize luvas (assim protege os objetos e a sua pele).

  • Evite comer enquanto manuseia livros, pois as folhas absorvem facilmente resíduos de gordura, o que causa oxidação das mesmas e atrai insetos.

Se ter muitos livros é bom para os amantes de literatura, melhor ainda é fazer com que estes consigam durar largos anos ─ até, quiçá, possam passar de geração em geração, numa transmissão contínua de sabedoria. Limpe-os com cuidado, e regularmente, e verá que se manterão impecáveis.

Technical SEO e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os leitores a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Mais autores do Blog

Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário