
A bioimpedância é um exame muito usado por profissionais de saúde (especialmente em nutrição) e por profissionais do fitness e bem-estar para avaliar a composição corporal.
Este exame permite, de forma segura e acessível, acompanhar o estado físico e nutricional de uma pessoa. Por oferecer dados fiáveis e por não ser caro, esta é uma ferramenta cada vez mais usada.
Bioimpedância: o que é e para que serve?
A bioimpedância elétrica (BIA) é um exame não invasivo que avalia a composição corporal, com base na resistência que o corpo oferece ao passar uma corrente elétrica de baixa densidade.
Como os diferentes tecidos do nosso corpo (músculos, gordura, água) conduzem eletricidade de forma diferente, o equipamento consegue inferir com muita precisão a quantidade de:
Massa magra (músculos e órgãos);
Massa gorda (gordura corporal total e visceral);
Nível de hidratação (água intra e extracelular);
Massa óssea (estimada);
Taxa metabólica basal;
Ângulo de fase (indicador do estado celular).
É um exame usado por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física para:
Avaliar o estado nutricional, assim como possíveis riscos associados ao sobrepeso, obesidade ou desidratação;
Acompanhar progressões em planos alimentares e treinos físicos, avaliando mudanças de massa muscular e redução da gordura visceral, por exemplo.
Existem já balanças de bioimpedância domésticas que pode usar para fazer um acompanhamento da sua composição corporal, mas estas não são tão detalhadas quanto as balanças profissionais.
Como é feito o teste de bioimpedância?
O teste de bioimpedância é feito através de um equipamento que emite corrente elétrica (muito fraca) pelo corpo, fazendo uma avaliação dos vários componentes do corpo.
Pode ser feito em balanças de bioimpedância ou com elétrodos de mãos e pés.
Em balanças de pés, fica-se descalço sobre os elétrodos e, caso tenham, segura-se nos sensores para as mãos.
Quando o teste é feito em clínicas, o paciente deita-se e são colocados elétrodos nas mãos e pés. É indolor e o exame dura poucos minutos.
Se vai fazer o teste de bioimpedância, esteja em jejum e não faça atividade física intensa no dia anterior. Evite, também, fazer o teste durante a menstruação. Não beba álcool ou cafeínas nas 24 horas anteriores ao exame e urine cerca de 30 minutos antes.
O exame de bioimpedância é desaconselhado a grávidas e a pessoas com pacemaker.
Indicadores da bioimpedância: o que significam?
O exame da bioimpedância obtém dados precisos sobre vários parâmetros do corpo:
Massa magra
Tecidos do corpo que não são gordura (músculos, órgãos, líquidos corporais). Pessoas com uma boa quantidade de massa magra têm um metabolismo ativo e um melhor desempenho físico.
Massa gorda
Tecido de gordura subcutânea e visceral (aquela que se acumula em redor dos órgãos internos), geralmente expressa em kg e em percentagem do peso corporal. Quantidades excessivas de massa gorda aumentam o risco de doenças cardiovasculares, hormonais e diabetes tipo 2.
Massa muscular
Percentagem e kg de músculos no corpo. Quanto maior for a quantidade de músculos, maior a taxa de metabolismo basal, facilitando o emagrecimento.
Água corporal
Percentagem de água (intracelular e extracelular) no corpo — uma pessoa saudável deve ter entre 50 e 65 % de água no corpo. Valores desequilibrados entre percentagem de água intracelular e extracelular podem ser indicativos de inflamação, retenção de líquidos ou desidratação.
Massa óssea estimada
Peso estimado dos ossos no corpo. Valores mais baixos dos que os esperados podem indicar potencial osteopenia ou osteoporose.
Taxa metabólica basal (TMB)
Quantidade de calorias que o corpo consome em repouso. Uma maior quantidade de massa magra tende a aumentar a TMB.
Ângulo de fase (AF)
O ângulo de fase é um indicador muito importante (embora não seja fornecido por todos os aparelhos de bioimpedância), o qual reflete:
Integridade das membranas celulares;
Equilíbrio entre os compartimentos intra e extracelular.
Valores muito baixos de ângulo fase estão associados a perda de massa celular, desnutrição, insuficiência hepática, insuficiência cardíaca ou até cancro.
Bioimpedância: valores de referência
Componentes | Homens | Mulheres |
Percentagem de gordura corporal | 8 a 24 % | 14 a 31 % |
Gordura visceral | 1 a 6 | >6 |
Massa óssea | ~2,4 a ~2,95 kg | ~2,65 a ~3,69 kg |
Ângulo de fase | 5° a 7º (adultos saudáveis); até 10º ou mais (atletas) | 5° a 7º (adultos saudáveis); até 10º ou mais (atletas) |
Água corporal | Entre 50 e 65% | Entre 45 e 65% |
Bioimpedância: onde fazer?
Poderá fazer o teste de bioimpedância em:
Clínicas de nutrição ou dietética;
Centros de medicina desportiva;
Consultórios de fisioterapia e reabilitação;
Ginásios e centros fitness;
Algumas farmácias e espaços de saúde.
Exame de bioimpedância: valor
O valor do exame de bioimpedância varia muito, dependendo do local, mas, geralmente, uma pesagem custa entre 20 e 50 €, em clínicas especializadas. O exame não costuma ter valor acrescido em consultas (incluído no valor da consulta).
O teste de bioimpedância permite ter uma imagem fidedigna do nosso corpo, conseguindo-se uma avaliação segmentada para saber em que aspetos precisamos de melhorar. Por ser rápido, acessível e indolor, é um dos métodos mais usados por profissionais de saúde, fitness e bem-estar.