O que inclui um check up médico e quando deve fazê-lo?

Susana Valente
Apoio domiciliário |  03 fevereiro 2023 |  
15 min. de leitura
Médica a fazer um check up médico completo a uma mulher sorridente.

O check up médico é uma prática de saúde frequente que cumpre na perfeição aquele ditado popular de que "mais vale prevenir do que remediar". Apesar disso, e das reconhecidas vantagens, nem sempre se faz tantas vezes quanto se devia.

A realização de exames de rotina ajuda a identificar eventuais problemas de saúde em fases mais precoces, o que pode ser essencial para os ultrapassar.

Quando se "atacam" certas condições de saúde logo no início, é possível usar os tratamentos adequados, obtendo resultados mais rápidos e mais eficazes.

Assim, o check up médico surge como algo que pode ajudar a prolongar a vida e também a garantir que vivemos com melhor qualidade e sem problemas de saúde maiores que obriguem, por exemplo, à hospitalização domiciliária.

Mas vamos, então, perceber um pouco melhor deste procedimento que é recorrente quando consultamos o médico com regularidade.

O que é um check up médico?

Um check up médico é como tirar um retrato da saúde geral de uma pessoa. Trata-se de avaliar a condição física de um indivíduo para tentar perceber se há sinais de algumas doenças.

Assim, fazem-se exames para identificar eventuais sintomas que possam indiciar essas doenças, ou evoluir para situações mais graves. Desse modo, o médico pode prescrever medicação ou cuidados especiais para que a saúde do paciente não piore.

Portanto, é um ato médico de prevenção que é fundamental para manter uma boa condição de saúde.

Habitualmente, o check up médico regular concentra-se nas seguintes doenças ou problemas de saúde:

  • Doenças cardiovasculares
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral)
  • Diabetes
  • Cancro
  • Hipertensão arterial
  • Colesterol
  • Obesidade.

Quando se deve fazer?

O check up médico realiza-se, normalmente, uma vez por ano. Contudo, isso depende também da idade da pessoa e da sua condição de saúde geral.

De qualquer modo, compete ao médico que acompanha o paciente regularmente decidir quando deve ser feito.

Ao longo desse acompanhamento e perante queixas do paciente, o médico pode decidir realizar esse check up para despistar eventuais problemas que preocupem.

A partir de certas idades, tanto homens como mulheres devem realizar alguns exames de forma regular, nomeadamente no âmbito da prevenção do cancro.

O que deve incluir um check up médico completo?

Um check up médico completo inclui sempre diversos exames e análises ao sangue e à urina. Mas também pode incluir análises às fezes. Porém, como é uma avaliação individual, tudo depende de cada pessoa e da sua situação de saúde.

Há diversos fatores que ajudam a definir o tipo de exames que se realizam, tais como:

  • Idade
  • Género
  • Historial de saúde pessoal e familiar
  • Estilo de vida (consumo de tabaco e/ou de álcool, alimentação, sedentarismo...).

Em qualquer caso, há alguns exames que são mais ou menos gerais em todos os check ups médicos. Vamos indicar-lhe quais são já de seguida...

Avaliação do Índice de Massa Corporal

Isto é, basicamente, relacionar o peso e a altura da pessoa para avaliar o seu Índice de Massa Corporal. Este indicador é usado para detetar casos de obesidade e/ou de magreza excessiva, duas situações que podem implicar riscos acrescidos para certas doenças.

A magreza excessiva pode levar a complicações como anemia, ou ainda provocar dificuldades de concentração, entre outros problemas.

Já a obesidade é um indicador de risco para doenças cardiovasculares e respiratórias, para diabetes e até para perturbações do foro psíquico.

Medição da tensão arterial

É um exame que pretende apurar se a pessoa tem hipertensão arterial, ou tensão alta como se diz de forma mais comum. Este é um dos maiores fatores de risco para problemas cardiovasculares, nomeadamente para AVCs e enfartes do miocárdio.

A tensão arterial indica-nos a força com que o sangue circula pelas artérias e a pressão que exerce dentro das mesmas.

Quando há tensão alta, isso indica que o coração precisa de fazer um maior esforço. Nessa situação, pode dar-se a hipertrofia do coração com o aumento da massa muscular e do seu volume.

check-up médico completo

Análises ao sangue

As análises ao sangue são outra componente habitual de um check up médico. O chamado hemograma completo permite avaliar a saúde em termos gerais, estudando os diversos componentes do sangue, designadamente glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Esta análise permite identificar alterações na composição de sangue que podem indicar problemas como infeções virais e bacterianas, anemias ou leucemias. Mas também consegue detetar eventuais riscos de trombose ou de outros problemas cardiovasculares.

  • Glicemia (valores elevados podem indiciar diabetes)
  • Colesterol (avalia o colesterol total, o colesterol bom - HDL - e o mau - LDL)
  • Creatinina e ureia (para avaliar a função renal)
  • Triglicéridos (valores elevados revelam alterações no fígado e pâncreas e são factores de risco para doenças cardiovasculares).

Exames de urina

Esta é outra análise comum nos check ups médicos que permite detetar sinais de várias doenças, nomeadamente as que estão associadas às vias urinárias e aos rins.

Assim, com este tipo de exame é possível, por exemplo, identificar problemas como inflamações ou infeções urinárias, diabetes ou doenças hepáticas (isto é, do fígado).

Análises às fezes

Este tipo de estudo laboratorial permite detetar, de forma precoce, problemas no sistema digestivo, o que pode ser essencial para prevenir complicações, ou para aplicar um tratamento eficaz.

A análise pode encontrar sangue escondido nas fezes, o que será um indicador de pequenos problemas ou indiciar cancro. Assim, ajuda a detetar uma doença cujo tratamento precoce é fundamental para a combater.

Exames ao coração e aos pulmões

A realização de exames ao coração e aos pulmões é também relevante num check up médico completo, pois permite detetar problemas cardíacos e circulatórios.

Estamos a falar de dois órgãos essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Portanto, é conveniente saber se estão de boa saúde, ou se precisam de cuidados.

Contudo, este tipo de exame é mais habitual a partir de uma certa idade, ou seja, quando as pessoas ficam mais velhas e mais vulneráveis a sofrer com problemas de coração e dos pulmões que as podem deixar incapacitadas.

Saiba mais: Atestado de Incapacidade Multiuso: quem tem direito e como pedir?

É também preciso considerar que fatores genéticos e ambientais, designadamente comportamentos de risco como fumar, podem obrigar a check ups mais frequentes neste âmbito.

Habitualmente, fazem-se os seguintes exames:

  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma
  • Raio X ao tórax
  • Testes de esforço.

O médico também pode pedir exames específicos para avaliar a capacidade dos pulmões, por exemplo, Testes de Função Pulmonar (TFP) e Imagiologia Torácica.

Rastreio dentário

O exame dentário de prevenção é um pouco desvalorizado e nem sempre se faz de forma regular. Mas é fundamental porque as doenças orais podem ter elevados custos na nossa qualidade de vida.

Além disso, os problemas de saúde oral também podem contribuir para o desenvolvimento de outros problemas de saúde.

chek up médico completo

Exame oftalmológico

A análise preventiva aos olhos deve ser feita uma vez por ano, a partir dos 40 anos de idade. Isto é ainda mais importante no caso de pessoas com problemas visuais ou diabetes.

O exame visa não apenas corrigir a visão, nos casos em que as pessoas não veem muito bem, mas também detetar de forma precoce, e prevenir, problemas como o glaucoma e a cegueira.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame do interior do intestino grosso e pode ser complicado de fazer, pois implica a introdução de um tubo pelo ânus. Mas pode ser feito sob anestesia, o que ajuda a aliviar o desconforto físico.

Trata-se de um exame que é essencial para descobrir lesões no intestino e detetar eventuais células cancerígenas.

Deve ser realizado de forma regular a partir dos 50 anos. Mas quem tem um historial familiar de cancro colorretal, deve começar a fazê-lo logo a partir dos 45 anos.

Endoscopia digestiva

Neste caso, estamos a falar de um exame do interior do sistema digestivo que é feito com a introdução, na boca, de um tubo ótico longo e flexível. Permite, assim, detetar e tratar problemas do sistema digestivo superior, ou seja, ao nível do esófago, do estômago e do início do intestino.

É outro exame que pode ser muito desconfortável e que, por isso, também se faz com anestesia.

Exames específicos da mulher

Além dos exames referidos que se destinam tanto a homens como mulheres, há outros exames que as pacientes do sexo feminino devem fazer com regularidade. A mamografia é um deles com o intuito de detetar, de forma precoce, o cancro da mama.

As mulheres devem realizar este exame à mama de dois em dois anos, a partir dos 50 anos de idade.

A citologia é outro exame fundamental para as mulheres para detetar precocemente o cancro do colo do útero. Também conhecido como Teste de Papanicolau, faz-se com a recolha de amostras do muco existente no canal que une o colo do útero à vagina.

O procedimento pode ser um pouco incómodo, mas permite detetar eventuais lesões malignas provocadas pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), um vírus sexualmente transmissível que pode provocar cancro do colo útero.

Também permite identificar infeções ginecológicas, tais como candidíase, clamídia, gonorreia e tricomoníase.

Deve ser feito de três em três anos a partir dos 21 anos, ou desde o momento em que as mulheres iniciarem a sua vida sexual.

Exames específicos do homem

É essencial que todos os homens façam o exame da próstata a partir dos 50 anos de idade. Mas quando há fatores de risco em causa, como um historial familiar, devem ser iniciados aos 45 anos.

Este tipo de exame permite detetar o cancro da próstata, bem como outros problemas desta glândula do sistema genital masculino que fica situada no reto.

Na sua versão mais comum, o exame da próstata é feito com o toque retal - o médico insere o dedo indicador no ânus do paciente, usando um lubrificante para ser menos desconfortável e uma luva esterilizada, claro!

O procedimento permite avaliar a dimensão e o volume da próstata, e detetar algum tumor que exista na zona.

Mas também se pode fazer uma análise de sangue para avaliar os níveis de PSA, um antigénio específico da próstata. Quanto maiores forem estes níveis, mais aumentam as probabilidades de existir algum problema.

E qual é o preço de um check up médico?

O valor que terá de pagar por um check up médico completo depende muito das circunstâncias em que o fizer. Se for através do seu médico de família do Serviço Nacional de Saúde (SNS), não terá de pagar a maioria dos exames.

Contudo, pode ter um seguro de saúde e, nesse caso, aplicam-se as tabelas próprias que contratualizou.

Portanto, não é possível indicar um valor específico. E se formos a analisar a questão pela sua importância, podemos dizer que a saúde não tem preço!

Mas se tem de se preocupar com o valor a pagar, procure o seu médico de família e peça para fazer um check up médico completo e rigoroso. Voltamos a reforçar que com a saúde não se brinca. Cuide-se!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário