
O bem-estar dos nossos animais deve ser prioridade de todos os tutores. Nesse sentido, é importante cortar as unhas dos cães regularmente, garantindo que estes andam confortáveis e evitando problemas mais sérios, como hemorragias e inflamações.
O Dia Mundial do Cão celebra-se a 26 de agosto.
Sabemos bem que os cães não gostam nada de cortar as unhas, mas é possível tornar este momento menos angustiante para os nossos patudos, usando os instrumentos corretos e agindo da forma certa.
Passo a passo para cortar as unhas dos cães
Antes de mais nada, é fundamental perceber quando deve cortar as unhas do seu cão. Saiba que as unhas não devem tocar no chão, ou tocar só levemente. Consegue perceber que as unhas estão compridas ao ouvi-las a bater no chão quando o cão anda.
O que vai precisar para cortar as unhas do seu cão:
Tesoura ou lima elétrica própria para cães;
Lima comum (opcional);
Toalha limpa;
Pomada desinfetante.
A lima elétrica é a melhor escolha para quem tem receio de cortar as unhas dos cães ou para tutores iniciantes, pois consegue controlar o desbaste da unha ao milímetro, evitando cortar em demasia. Se quiser, pode usar uma lima comum para aparar os cantos mais duros.
1 — Escolha o momento certo para cortar as unhas do seu cão
Cortar as unhas pode deixar o seu cão muito ansioso, principalmente se for um cão com medo de tudo; por isso, deve escolher um momento em que o seu patudo esteja calmo. Você deve estar calmo também, sem ansiedade, pois os animais conseguem perceber o nosso estado de espírito.
2 — Prepare o seu cão
Sente-se ao lado do seu cão, calmamente, e peça-lhe uma patinha, para que ele não se assuste ao puxar-lhe uma das patas. Pode dar-lhe algumas guloseimas antes e durante o processo para que ele fique mais calmo e distraído.
Comece sempre pelas patas da frente. Para cortar as unhas das patas traseiras, experimente deitar o seu cão para facilitar o processo.
3 — Retire sujidades
Retire pedras, ramos ou qualquer outra sujidade entre os dedos do seu patudo.
4 — Corte as unhas do seu cão
Corte as unhas até 2 ou 3 milímetros abaixo da zona rosa da unha do seu cão. Não se esqueça de cortar também as unhas laterais. Corte as unhas sempre de cima para baixo, perpendicularmente à unha.
Se, porventura, uma das unhas sangrar, pressione com uma toalha limpa durante alguns segundos ou minutos e passe uma pomada desinfetante para feridas. Ter um kit de primeiros socorros para animais é importante para agir rapidamente quando necessário.
5 — Mime o seu cão
Após cortar todas as unhas do seu cão, não se esqueça de mimá-lo bastante. Ofereça-lhe guloseimas e dê-lhe festinhas. Ele vai perceber a recompensa pelo bom comportamento e vai associar o momento de cortar as unhas a algo positivo.
Como cortar unhas pretas de cães?
Se o seu cão tem unhas pretas ou algumas delas escurecidas, é mais difícil perceber até onde pode cortar sem causar feridas. Experimente usar uma lanterna para perceber se encontra a parte irrigada.
Ao cortar a unha, irá perceber também um pontinho escuro no centro da borda (é nesse momento que deve parar de cortar).
Se tiver dúvidas, prefira cortar a menos do que a mais. Caso não se sinta confortável ou seguro para isso, procure um espaço dedicado a cuidados de animais ou solicite a um pet sitter experiente, por exemplo.