Como dobrar roupa para ocupar menos espaço?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  04 abril 2024 |  
7 min. de leitura
mulher a dobrar roupa para ocupar menos espaço

Fazer uma mala de viagem ou guardar toda a roupa dentro de uma gaveta do nosso armário pode ser um grande desafio. No entanto, com algumas dicas sobre como dobrar roupa para ocupar menos espaço, essa tarefa vai tornar-se muito mais fácil.

Sem dúvida, colocar tudo o que queremos num espaço reduzido é difícil. Muitas vezes acabamos por deixar muitas peças de roupa de lado por não caberem. Mas, se conseguirmos dobrar a roupa de forma eficiente, vamos otimizar o uso do espaço, incluindo mais peças de roupa.

Aprenda aqui a dobrar roupa de uma forma eficaz, ocupando menos espaço no seu armário, cómoda ou na sua mala de viagem.

Como dobrar roupa para ocupar menos espaço no armário ou cómoda?

Tem dificuldade em organizar toda a sua roupa dentro do armário ou da cómoda? Existem métodos de dobragem de roupa que permitem poupar muito espaço. Leia o passo a passo seguinte para cada tipo de peça.

Como dobrar calças de ganga

Dependendo do espaço que tem disponível, pode dobrar as suas calças de ganga em várias partes (como poderá assistir no vídeo abaixo), caso não tenha como pendurá-las em cabides.

Ao guardar em gavetas, o ideal é colocar as calças já dobradas em organizadores (também conhecidos como colmeias), onde as calças ficam na vertical, separadas e bem visíveis.

Como dobrar camisolas de manga comprida e casacos

As camisolas de manga comprida ocupam muito espaço quando penduradas nos cabides, além de ficarem amarrotadas com mais facilidade (especialmente se o armário estiver muito cheio). Assim, guardar nas gavetas, devidamente dobradas, otimiza o espaço disponível e mantém o tecido mais protegido de vincos.

Os casacos, idealmente, devem ser pendurados em cruzetas dentro do armário. No entanto, sabemos que nem sempre o espaço que temos disponível é suficiente. Nesse caso, optamos por dobrar aqueles casacos mais desportivos, guardando-os em gavetas.

Mais uma vez, organizadores podem ser excelentes para ter as suas gavetas impecáveis e para detetar facilmente a peça que procura. Guarde, sempre que possível, as peças na vertical.

Como dobrar camisolas de manga curta, pijamas e roupa interior

A técnica do envelope, descrita no vídeo abaixo, é perfeita para guardar camisolas de manga curta (t-shirts), pijamas, assim como roupa interior.

Esta técnica permite guardar as peças na vertical, sendo fácil de organizar e visualizar, mas a grande vantagem é que, por muito que tire uma ou outra peça da gaveta, nenhuma se desmancha.

Como guardar e dobrar vestidos

Vestidos são peças muito delicadas, que ganham vincos muito facilmente. Por isso, o ideal é sempre pendurá-los nos cabides do seu guarda-fatos. Se tiver muito espaço, pendure sempre o vestido com o tecido solto (sem dobrar no cabide). Caso não tenha espaço, experimente a técnica apresentada no vídeo seguinte.

Não tem como colocar os vestidos em cabides? É possível guardar também nas gavetas dos seus armários ou cómodas, dobrando da forma correta, como demonstra o vídeo abaixo. Mais uma vez, guarde sempre na vertical para ser fácil encontrar o que pretende.

Como dobrar calções

Os calções, dependendo do tecido, podem ocupar muito espaço nas gavetas. No entanto, dobrando da forma correta, conseguimos economizar espaço, além de termos gavetas mais organizadas.

A técnica do envelope também pode ser utilizada na organização destas peças, como pode ver no vídeo seguinte.

Como guardar e dobrar saias

As saias podem ser de vários tipos de tecido e a forma como as guardamos vai depender disso mesmo. Saias com tecidos que são fáceis de amarrotar devem ser penduradas. Já saias de ganga e outros tecidos mais grossos, devem ser guardadas em gavetas.

Veja no vídeo seguinte como dobrar estas peças da forma correta, mantendo a organização e poupando espaço.

Seguindo as dicas acima, vai perceber que os seus armários e cómodas vão ficar muito melhor organizadas, tornando o ambiente de sua casa bem mais acolhedor.

Está com dificuldades em organizar a sua casa?
Encontre um Personal Organizer aqui

Como dobrar roupa para ocupar menos espaço na mala de viagem?

Vai viajar e não sabe como vai conseguir levar tudo o que precisa numa única mala? Antes de mais nada, organizar-se é o mais importante. Não vale a pena levar 10 camisolas se vai fazer uma viagem de fim de semana, correto?

Portanto, o primeiro passo é selecionar os looks que vai usar para cada dia. Escolha partes de baixo neutras, que pode utilizar com várias partes de cima. Desta forma, consegue diferentes combinações com poucas peças de roupa.

Utilize nécessaires para organizar os seus produtos de higiene, medicamentos, maquilhagem e outros produtos extra.

Ao fazer a mala, separe sempre o calçado (idealmente dentro de sacos próprios), assim como a sua roupa íntima.

Se levar roupa que fica engelhada, e se não tiver como passar a ferro no local, leve também um cabide na mala (existem uns cabides de plástico que são desdobráveis e ocupam pouco espaço). Para desamarrotar a roupa, basta pendurar a peça no cabide e colocá-la na casa de banho enquanto toma banho. O vapor gerado vai ajudar a diminuir os vincos da roupa.

Dobrar a roupa em “tubos” é o ideal para poupar espaço na sua mala de viagem, como vai ver no vídeo abaixo.

A organização é o segredo para manter o espaço otimizado, não só nos seus armários e cómodas, mas também na sua mala de viagem. Siga as dicas que lhe passámos ao longo do artigo e veja como consegue ter a sua roupa guardada em menos espaço e muito fácil de encontrar.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário