Como limpar janelas: guia passo a passo

Susana Valente
Limpezas |  02 novembro 2022 |  
12 min. de leitura
Limpar janelas

Saber como limpar janelas pode ser uma grande preocupação. É um trabalho que exige alguma paciência, mas com as dicas certas tudo fica mais fácil. Descubra aqui um passo a passo eficaz para um ótimo resultado.

A limpeza das janelas é uma das tarefas domésticas mais chatas. Mas também é uma das mais essenciais, para garantir que entra mais luz em casa e para permitir uma boa vista para o exterior. E, para isso, é preciso saber como limpar janelas da forma correta.

Ora, esse é, para muitas pessoas, o grande problema! Como conseguir um resultado perfeito? Vamos tentar ajudar a responder a essa dúvida.

Passo a passo para limpar janelas na perfeição

A limpeza de janelas exige alguns procedimentos básicos para conseguir um bom aspeto final. Vamos, por isso, deixar aqui os passos fundamentais para isso.

Passo 1

Comece por retirar o pó e quaisquer sujidades das molduras das janelas, dos trilhos e do peitoril. O ideal é usar um aspirador, mas também pode recorrer a um pano ou a um espanador.

Aproveite também para limpar as persianas e as cortinas, retirando-as para lavar se for preciso. Uma boa limpeza vale sempre a pena!

Passo 2

Remova pó e sujidades das janelas em si. Pode passar um aspirador pelos vidros ou usar uma escova ou um espanador.

Deve também retirar a sujidade maior, recorrendo a uma mistura com água e sabão. Após esfregar, retire o sabão, passando um pano com água e deixe secar por completo.

Passo 3

Pulverize as janelas com uma boa quantidade de líquido de limpeza de vidros. Existem vários à venda nos supermercados e não existe uma escolha certa. Há várias marcas que oferecem bons resultados.

Passo 4

Use papel de cozinha ou um pano de microfibra que não solte fiapos e limpe as janelas no sentido de cima para baixo.

Se detetar que alguma mancha ficou por limpar, passe novamente o pano ou o papel até que o vidro fique limpo.

Passo 5

Enquanto os vidros estiverem a secar, limpe a parte externa das janelas e as respetivas molduras com uma escova macia, ou um pano descartável. Este procedimento visa retirar o pó e outras sujidades.

Repita no exterior das janelas os passos 3 e 4 que referimos acima. É possível que seja mais difícil limpar a parte externa dos vidros, pelo que poderá precisar de usar mais líquido de limpeza e mais vigor ao esfregar a sujidade.

Pode ser mais fácil retirar as janelas para as poder limpar. Alguns modelos são fáceis de retirar, mas, mesmo assim, pode ser desafiante voltar a colocar as janelas no lugar. Nesse caso, talvez seja melhor recorrer a profissionais qualificados.

Precisa de profissionais para limpar janelas? Encontre aqui

Como limpar janelas de alumínio?

A limpeza de janelas de alumínio depende muito da "idade" das mesmas, bem como dos seus acabamentos. Mas é certo que limpar as que são mais novas requer menos trabalho, enquanto as que tiverem mais de 15 anos, por exemplo, exigirão maior vigor.

As janelas sem acabamentos pintados também podem ser mais difíceis de limpar.

No caso das janelas com acabamentos duradouros e, portanto, que não corroem, deve limpar o alumínio com água morna e sabão, usando um pano macio. Procure evitar produtos de limpeza abrasivos, uma vez que isso causará danos nos acabamentos.

Não se esqueça de limpar os locais mais escondidos, pois a acumulação de detritos pode afetar a capacidade de drenagem das janelas.

Após a lavagem, seque bem com um pano limpo.

Procure lavar as suas janelas de alumínio, pelo menos, de três em três meses, para garantir a sua durabilidade por mais tempo.

Limpar janelas de alumínio mais antigas

No caso das janelas mais antigas, podem não ter acabamentos duradouros e estar expostas a mais elementos ambientais. Por isso, o desgaste pode ser maior e mais difícil de resolver.

Nestes casos, comece por fazer uma limpeza profunda, procurando também detetar furos e fugas nos caixilhos das janelas.

Em termos de limpeza, use água morna e sabão para retirar as sujidades maiores. Há também produtos de limpeza de alumínio que pode usar, mas confirme, no rótulo, se serão adequados para as suas janelas. E antes de usá-los, comece por testar numa pequena área mais escondida.

Após a limpeza, seque novamente as janelas com um pano, o que ajudará a deixá-las mais brilhantes!

No caso de as janelas estarem muito danificadas devido a vários anos de uso, talvez seja boa ideia substituí-las. Veja que, apesar de isso exigir algum investimento, poderá estar a poupar em termos de energia por serem mais eficientes - além disso, poupará tempo nas limpezas domésticas.

Como limpar vidros de janelas manchados?

A limpeza de vidros manchados pode ser um verdadeiro desafio! As manchas de água, em especial, são complicadas de remover, mas há formas de o fazer.

Estas manchas de água são depósitos minerais que se acumulam nos vidros. São mais frequentes em locais onde haja altos níveis de minerais como cal e cálcio nas águas. Contudo, como no caso dos vidros dos duches, por exemplo, também podem ser formadas por salpicos de espuma de sabão ou de champô.

Em qualquer dos casos, limpar vidros de janelas manchados é essencial para evitar que este tipo de depósitos se torne permanente. Quanto mais frequentemente se limparem, mais fácil será essa limpeza.

 Mas como remover estas manchas afinal? Tente misturar bicarbonato de sódio com um pouco de água até formar uma pasta. Depois use um pano para aplicar a mistura nos vidros e esfregue com força, de modo a conseguir quebrar os depósitos minerais instalados.

De seguida, remova a pasta dos vidros com água. Use então um limpador de vidros tradicional e borrife os vidros com este. Limpe o produto com papel de cozinha ou com um pano que não solte fios.

Erros que deve evitar na hora de limpar janelas

Se nunca tentou antes, isto de limpar janelas pode parecer algo muito simples. Afinal, o que há para correr errado? Mas quem já passou pelo processo algumas vezes, entende bem como tudo pode dar para o torto!

Assim, vamos indicar-lhe seis erros a evitar.

1. Não escolha um dia de sol quente

Evite limpar janelas em dias quentes, pois o calor vai funcionar como seu inimigo. Veja que o produto de limpeza pode acabar por secar nos vidros antes de o conseguir remover, o que provocará manchas desagradáveis.

2. Não pulverize limpador de vidros por cima de pó e sujidade

Antes de tudo o mais, é muito importante que limpe pós e sujidades das janelas. Se não o fizer, quando usar o produto de limpeza ou água vai provocar um grande lamaçal que tornará tudo ainda mais difícil de limpar.

Portanto, use um aspirador ou um pano, ou mesmo uma vassoura, para remover as sujidades maiores. Depois pode usar água e sabão para limpar melhor.

3. Não poupe no limpador de vidros

Sabemos que os tempos estão difíceis, mas, na hora de limpar janelas, é importante usar os produtos adequados com generosidade. Assim, use uma boa quantidade de limpador de vidros, sobretudo se os vidros estiverem muito sujos.

O limpador vai ajudar a dissolver a sujidade para que saia mais facilmente, sem deixar manchas ou riscas.

Em alternativa ao limpador comercial, pode fazer a sua própria receita recorrendo a uma mistura com 2 xícaras de água para meia xícara de vinagre branco ou de cidra, mais um quarto de xícara de álcool com 70% de concentração. Em regiões com água dura, é preferível usar água destilada.

Pode misturar os ingredientes e colocá-los num frasco para depois pulverizar essa mistura sobre os seus vidros sujos.

4. Não use um pano velho

Muitas pessoas acabam por recorrer a panos velhos, até restos de roupas que já não se usam, para fazerem as suas limpezas domésticas. Mas no caso da limpeza de vidros, é péssima ideia! O ideal é usar panos de microfibra - e o melhor é que são reutilizáveis!

Estes panos são muito absorventes e podem ser laváveis e ajudam a deixar os vidros brilhantes, sem manchas e sem riscos.

Também pode usar papel de cozinha, mas, neste caso, evite versões muito finas e que se rasguem facilmente. O melhor será usar um papel mais forte e que não deixe restos indesejáveis para trás.

5. Não limpe todas as janelas no mesmo dia

A limpeza de janelas é daquelas tarefas que se pode realizar uma ou duas vezes por ano. Portanto, é possível planear bem esse momento. Mas nem pense em limpar todas as janelas aí de casa num único dia!

A ideia pode parecer apelativa, para se livrar de um peso dos ombros, terminando a tarefa num mesmo dia. Contudo, o melhor é mesmo dividir o trabalho.

Veja que estamos a falar de um processo que exige paciência e até alguma força física, em termos de braços. Portanto, para não se cansar, vá fazendo a tarefa aos poucos. Pode, por exemplo, dividir o trabalho por divisões, limpando as janelas de cada espaço da sua casa em dias diferentes.

6. Não use produtos de limpeza à base de álcool ou amónio

Outro erro que deve evitar cometer na hora de limpar janelas é usar produtos à base de amónio ou de álcool. Até podem ser vendidos como sendo mais eficazes para a limpeza de vidros, mas, na realidade, podem deixar marcas e atrair ainda mais poeira e humidades.

Nos casos de limpeza mais difícil, pode começar por usar álcool embebido num pano, ou mesmo acetona, esfregando o vidro sujo. Mas depois proceda como referido acima no passo a passo de como limpar janelas.

Após todo o esforço gasto, só terá de ficar a apreciar a vista!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário