Como tirar manchas amarelas da roupa guardada?

Como tirar manchas amarelas da roupa guardada?

Susana Valente
Limpezas |  29 julho 2025 |  
7 min. de leitura
Mãos de mulher com unhas grandes e rosadas em cima de camisolas dobradas em cima de uma mesa.

Saber como tirar manchas amarelas da roupa guardada é o cabo dos trabalhos para muitas pessoas! Mas há alguns truques caseiros que se podem usar para resolver o dilema.

Guardar roupa durante muito tempo - seja em malas, caixas ou no fundo do armário - pode ter um efeito indesejado: aquelas manchas amarelas que aparecem "do nada", mesmo em peças que estavam limpas.

É frustrante quando nos deparamos com essas peças de que tanto gostamos, algumas até com valor sentimental, amareladas. E é então que se instala a dúvida: como tirar manchas amarelas da roupa guardada?

Vamos explicar-lhe porque é que estas manchas surgem e partilhar algumas dicas eficazes para as eliminar - e até evitar que voltem a aparecer.

4 Dicas de como tirar manchas amarelas da roupa guardada

As manchas amarelas aparecem de forma traiçoeira - só nos apercebemos delas quando queremos voltar a usar aquela peça que tanto nos favorece.

Felizmente, há várias soluções - desde truques caseiros a ajuda profissional - para restaurar o aspeto original da sua roupa.

Em manchas mais  ligeiras, pode começar com algumas soluções caseiras como bicarbonato, vinagre ou limão.

Mas para os tecidos delicados ou manchas resistentes deve optar por produtos específicos ou recorrer a profissionais de limpeza.

Precisa de serviços de limpeza? Encontre aqui

Se está inclinado em fazer você mesmo, eis algumas soluções fáceis de como tirar manchas amarelas da roupa guardada...

Infográfico com 5 dicas sobre como tirar manchas amarelas da roupa guardada.

1. Mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco

Esta é uma das soluções caseiras mais clássicas e que pode ser muito eficaz em muitos tipos de tecidos, especialmente algodão e linho. E é uma receita barata e ecológica.

Comece por misturar quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 100 ml de vinagre branco. A mistura vai borbulhar, o que é absolutamente normal.

Depois, aplique esta pasta diretamente sobre a mancha a remover. Deixe atuar durante entre 30 minutos e uma hora.

De seguida, esfregue suavemente com uma escova de dentes velha ou uma esponja macia.

Finalmente, só tem de lavar a roupa à mão ou na máquina.

2. Água oxigenada

Esta alternativa é perfeita para roupa branca ou muito clara, não sendo aconselhável para tecidos escuros ou delicados, pois pode causar descoloração.

Deve aplicar água oxigenada volume 10, que pode encontrar em farmácias ou supermercados, diretamente sobre a mancha.

Após isso, exponha a peça ao sol durante cerca de uma a duas horas, pois a luz solar ajuda a ativar o efeito branqueador.

Depois, só tem de lavar a peça como habitualmente.

3. Sumo de limão com sal fino

Quando se pensa em como tirar manchas amarelas da roupa guardada, esta é uma das soluções mais aromáticas! E é outra alternativa natural e ecológica.

Adequa-se especialmente a roupas com pequenas manchas e a tecidos de verão ou roupa de cama guardada há muito tempo.

Deve espremer o sumo de um limão diretamente na zona manchada e polvilhar com sal fino. Depois, esfregue lentamente.

Deixe ao sol durante uma hora e, de seguida, lave normalmente.

4. Detergente enzimático ou tira nódoas específico

Para manchas mais resistentes, pode recorrer a produtos comerciais, como tira nódoas oxigenados ou detergentes enzimáticos.

Quando for comprar, escolha um produto que diga "enzimático" ou "oxigénio ativo" no rótulo.

Há ainda à venda pós para branquear roupa que são constituídos por bicarbonato ou percarbonato de sódio. Mas siga sempre as instruções da embalagem e tenha muito cuidado porque pode ser complicado tirar o amarelo da lixívia da roupa branca.

E não se esqueça de verificar previamente se o produto é seguro para o tipo de tecido que quer limpar.

Saiba mais: Como tirar bolor da roupa branca, preta e de cor?

Quando recorrer a serviços profissionais de limpeza?

Se a peça for muito delicada (seda, linho antigo, rendas) ou tiver um valor sentimental ou financeiro (vestidos de cerimónia, fatos, enxoval), o melhor é procurar logo ajuda profissional.

Os profissionais de limpeza conhecem todos os truques e estão habituados a lidar com todo o tipo de manchas. Desse modo, podem garantir resultados com salvaguarda plena da sua peça de roupa.

Se nenhuma das soluções caseiras que lhe indicamos resultar, também é melhor recorrer a uma lavandaria profissional ou a um serviço de limpeza a seco.

Estes locais têm produtos e equipamentos específicos para remover manchas sem danificar os tecidos.

Muitos oferecem também serviços de impermeabilização e embalamento adequado para evitar que o problema volte a acontecer.

Mãos de mulher com camisa branca às riscas azuis a segurar cesto de roupa branco e a pensar em como tirar manchas amarelas da roupa guardada.

Porque é que a roupa guardada fica com manchas amarelas?

Como em muitos outros casos, a prevenção é a melhor estratégia. Então, o ideal mesmo é evitar que as suas roupas guardadas fiquem amarelas. Mas porque é que isso acontece, afinal?

Mesmo lavadas, as peças de roupa podem manter resíduos invisíveis de suor, óleos corporais, produtos de higiene, ou detergente mal enxaguado.

Ao longo do tempo e com a falta de ventilação, esses resíduos oxidam - é assim que aparecem as indesejadas manchas amareladas.

Os tecidos delicados ou naturais, como o algodão, tendem a absorver mais resíduos. Portanto, sofrem mais com este problema.

Mas há também outros fatores que contribuem para o amarelecimento da roupa guardada, tais como a humidade e a falta de circulação de ar.

Há ainda plásticos e embalagens que "cozinham" a roupa em ambientes quentes, contribuindo para esse efeito indesejado.

Mais do que saber como tirar manchas amarelas da roupa guardada...

Antes de se deparar com o problema, o melhor é mesmo preveni-lo! Para não ter de se preocupar em saber como tirar manchas amarelas da roupa guardada, deve seguir estas dicas:

  • Guarde a roupa sempre bem lavada e completamente seca;

  • Evite colocar a roupa em sacos plásticos ou caixas sem ventilação - prefira sacos de algodão ou noutros tecidos respiráveis;

  • Coloque saquinhos de sílica ou giz no armário para absorver a humidade;

  • Areje regularmente o roupeiro, sobretudo em mudanças de estação;

  • Não use amaciador em excesso, pois deixa resíduos difíceis de remover.

Se seguir estas dicas, evitará ter de se debater com o dilema de saber como tirar manchas amarelas da roupa guardada. A sua roupa - e a sua carteira - agradecem!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair dos Santos

Nair dos Santos

Technical SEO e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os leitores a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário