7 Dicas para cuidar de idosos à noite (para um sono descansado)

Susana Valente
Apoio domiciliário |  22 novembro 2022 |  
10 min. de leitura
Homem mais novo a cuidar de idosos à noite com um senhor mais velho deitado na cama.

Cuidar de idosos à noite pode ser bastante desafiante. É uma missão que exige muita paciência, dedicação e carinho quanto baste. Descubra dicas para facilitar este trabalho.

A vida de quem tem de cuidar de idosos à noite pode ser cansativa. Quem tem um pai, uma mãe ou um marido a precisar de assistência permanente, pode ter de se levantar várias vezes durante a noite, interrompendo o sono para ajudar.

Viver nessa rotina constantemente pode ser complicado. As noites perdidas acabarão por pesar e isso pode até tirar-nos a paciência para cuidar dos nossos entes queridos.

Mas esta é a realidade de muitas pessoas que têm o Estatuto do Cuidador Informal e que prestam auxílio a idosos, sejam estes seus familiares ou não.

Em alguns casos, o cenário é agravado por doenças como Alzheimer e demência, ou também por dores crónicas e bexiga hiperativa. Há ainda idosos com muitas dificuldades em dormir.

Perante todos estes desafios, é fácil ficar desorientado. Por vezes, o melhor caminho é mesmo pedir ajuda, sob pena de se agravar a própria saúde e de não se conseguirem prestar os melhores cuidados à pessoa que tanto precisa.

A contratação de cuidados noturnos para os mais velhos que precisam deles é a única alternativa para algumas pessoas, seja devido às responsabilidades profissionais ou por terem filhos que precisam de atenção.

Procura um cuidador de idosos?
Encontre aqui

Mas para quem pode e está empenhado em dar o melhor de si em prol de quem mais ama, eis algumas dicas e sugestões que podem ajudar...

Como cuidar de idosos à noite com rotinas simples

As insónias, ou dificuldades em dormir, são um dos maiores problemas de muitos idosos. E isso pode ser bastante desafiante para um cuidador, pois será forçado a levantar-se várias vezes, ao longo da noite, para prestar auxílio.

Mas o que justifica estas insónias? Pode haver causas diferentes, a começar por dores crónicas, por exemplo. Mas também pode ter a ver com medicamentos que perturbem o sono, ou até com a necessidade de urinar muitas vezes.

Por outro lado, há idosos que entram em estados depressivos por não poderem manter a vida ativa e isso também pode perturbar as suas rotinas de sono.

Um bom primeiro passo é consultar um médico, para tentar entender a causa das dificuldades em dormir. Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos para ajudar a adormecer. Contudo, há outras estratégias que pode adotar e que lhe vamos apontar de seguida.

1. Mantenha sempre a rotina de sono

É importante manter sempre a hora de deitar e de acordar. Isto não é novidade nenhuma, mas nunca é demais repetir. Tem a ver com o nosso ritmo circadiano, ou seja, com o nosso relógio interno que pode ser regulado se nos levantarmos e deitarmos à mesma hora.

Este relógio interno funciona da mesma forma com toda a gente. E, por isso, também é importante "regular" o seu funcionamento nos mais velhos. Se se levantarem e deitarem sempre à mesma hora, os seus organismos vão ficar treinados para manterem essa rotina de sono. Isso pode ajudá-los a terem noites mais tranquilas - e também mais descansadas para si.

2. Prepare a hora do sono

Além da hora do sono, é importante também seguir rituais específicos para que o corpo se prepare para dormir.

Assim, além daqueles gestos diários de lavar os dentes e vestir o pijama, procure também incluir nessa rotina atividades que ajudem o idoso a relaxar.

Pode, por exemplo, dar-lhe um banho quente, ou um chá. Ler um livro ou colocar música tranquila também podem ajudar o corpo a entrar no clima de sono.

Por outro lado, deve evitar que veja televisão ou que se distraia com o telemóvel ou qualquer outro dispositivo eletrónico, pois são atividades que não beneficiam o sono.

3. Evite a ingestão de líquidos antes de ir dormir

Há muitos idosos que acordam a meio da noite por precisarem de ir urinar, o que obriga os seus cuidadores a levantarem-se também, para os ajudar. Uma boa forma de prevenir que isso aconteça com frequência passa por evitar a ingestão de líquidos antes de ir dormir.

Deste modo, será possível reduzir as necessidades de ir à casa de banho a meio do sono. Além disso, também se poderão evitar casos desconfortáveis de incontinência durante a noite.

4. Incentive o exercício físico

Apesar de todas as limitações da idade, é importante manter alguma atividade física na Terceira Idade. Assim, dentro dos condicionalismos próprios de cada idoso, é importante estimular, no mínimo, 20 minutos de prática física diária.

Este hábito também contribui para um sono mais saudável, além de trazer outros benefícios para o corpo e para a alma.

Aproveite para descobrir: Atividades e jogos para idosos que ajudam a viver mais e melhor

5. Use a "força" do sol

Apanhar sol durante o dia, durante cerca de 30 a 60 minutos, é suficiente para que o nosso organismo receba a quantidade de que precisa de vitamina D. Mas para que é que esta serve, pode estar a perguntar-se!

A vitamina D é muito importante para a "saúde" do nosso sistema imunitário, mas também ajuda a manter a saúde dos ossos. Quando está em falta, os idosos podem sofrer mais facilmente de fraturas.

Além disso, também ajuda a prevenir doenças como a gripe e a depressão, influenciando igualmente o peso corporal e prevenindo problemas cardíacos.

Com tudo isto, é possível perceber que a vitamina D ajuda muito a nossa saúde. Portanto, também pode contribuir para manter um sono mais tranquilo. Contudo, as pessoas mais velhas podem ter dificuldades para conseguir a quantidade necessária durante os meses mais frios.

Nesses casos, há suplementos que se podem tomar. Existe ainda o famigerado óleo de fígado de peixe! Mas para soluções alimentares mais saborosas pode apostar em gema de ovo, atum, sardinha, salmão e cogumelos que têm alto teor de vitamina D.

6. Proíba a cafeína durante a tarde

O consumo de cafeína pode impedir algumas pessoas de adormecerem na hora habitual. Deste modo, deve-se evitar consumi-la perto da hora do sono.

Contudo, o ideal mesmo é não a ingerir durante a tarde, pois pode permanecer no organismo durante algum tempo, impedindo o idoso de dormir.

Portanto, proíba bebidas como café, refrigerantes e chá a partir das 15 horas da tarde. O chocolate também não é boa ideia, pois pode, igualmente, funcionar como um estimulante com influência negativa no sono.

7. Deixe a cama o mais confortável possível

Para garantir um sono tranquilo é necessário que a cama onde o idoso se deita seja confortável, o que significa que deve ser adequada à sua situação física.

O colchão deve ser de boa qualidade e o travesseiro deve dar um bom suporte. Além disso, deve ter os cobertores suficientes para que não passe frio, nem tenha muito calor.

No caso de pessoas com dores crónicas, deve-se apostar em travesseiros funcionais e em colchões ajustáveis que permitam uma posição mais confortável para dormir.

Leia mais: 6 Dicas para melhorar a qualidade do sono

Como lidar com pessoas com Alzheimer ou demência

As situações de pessoas com a doença de Alzheimer, ou com problemas de demência, podem ser especialmente complicadas. Estas pessoas podem, por vezes, sair dos seus quartos, tendo ainda mobilidade, para deambularem sem paradeiro, sem saberem bem o que estão a fazer.

É um comportamento que pode ser perigoso e que pode ser controlado, em certa medida, com o recurso a monitores de bebé, por exemplo.

Outra situação a que é preciso estar atento, no caso de idosos com este tipo de problemas neurológicos, é o facto de poderem vasculhar gavetas para controlar a ansiedade durante a noite. Isso acarreta perigos se, por exemplo, resolverem remexer na gaveta das facas. Nestes casos, é preciso remover itens perigosos do seu alcance.

Além destas dicas, é preciso implementar também outras medidas de segurança adequadas.

Os custos de cuidar de idosos durante a noite

Os cuidadores de idosos entregam tanto de si que podem acabar, eles próprios, a precisar de cuidados. A má qualidade do sono e o cansaço da tarefa, tantas vezes desempenhada a tempo inteiro, podem acabar por afetar também a sua saúde.

Assim, pode fazer sentido contratar ajuda profissional, nomeadamente para o período noturno. Por vezes, é também preciso pensar nos custos para a saúde e bem-estar mental do cuidador. Esses custos podem acabar também por implicar mais despesas no futuro, caso venham a precisar de medicação, de internamento ou até de assistência de terceiros.

Portanto, não há mal nenhum em pedir ajuda. Pode fazer uma pesquisa no mercado para avaliar os valores que se praticam. Não é necessariamente barato contratar profissionais para cuidar de idosos à noite. Mas, no fim de contas, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida do seu ente querido - e também na sua.

Contrate um cuidador de idosos aqui

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário