Como lavar os dentes corretamente? Há 7 passos decisivos

Susana Valente
Outros |  31 outubro 2023 |  
13 min. de leitura
Profissional dentária de bata verde ensina a usar escova num molde de dentes, explicando se se deve lavar os dentes antes ou depois do pequeno almoço.

Saber como lavar os dentes corretamente é essencial para manter uma boa higiene oral. Não se trata apenas de proteger o sorriso. Mas também envolve a nossa autoestima e a nossa saúde.

A correta limpeza dos dentes é uma questão de higiene em primeiro lugar. Contudo, também ajuda a prevenir problemas dentários muito comuns, tais como, por exemplo, as cáries e as doenças das gengivas.

Além disso, contribui para manter uma boa aparência, o que favorece a nossa autoestima e, portanto, também influencia a saúde mental.

Por tudo isto é tão importante saber como lavar os dentes da forma mais adequada. Neste artigo, pode encontrar algumas dicas nesse sentido, nomeadamente com sete passos decisivos.

Passo a passo de como lavar os dentes corretamente

Em nome da sua saúde e do seu sorriso perfeito, precisa de cuidar dos dentes da forma mais correta. Está a pensar que já sabe perfeitamente como o fazer!

Mas nunca é demais recordar os passos mais importantes - até porque pode estar a esquecer-se de algum. E, afinal, podemos sempre aprender um pouco mais em qualquer fase da nossa vida.

Ora, siga este passo a passo de como lavar os dentes corretamente...

1º Passo: Escolha a escova de dentes ideal

Um dos passos mais fundamentais para uma correta lavagem dos dentes é escolher a escova certa.

No momento da seleção, deve ter em conta o tipo de cerdas. É importante que sejam macias para não danificar o esmalte nem as gengivas. As cerdas duras podem ser demasiado abrasivas.

O tamanho e o formato da escova de dentes também são importantes. Este objeto deve ajustar-se de forma confortável à sua boca.

Existe, por vezes, a ideia de que as escovas elétricas são mais eficazes, mas não é necessariamente assim. Tudo depende da forma como as usa.

Portanto, seja manual ou elétrica, escolha a escova que achar mais fácil, e mais agradável, de utilizar.

2º Passo: Use uma pasta dentífrica com flúor

O flúor é um mineral que ajuda na prevenção de cáries dentárias e que fortalece o esmalte dos dentes. Portanto, é importante que escolha uma pasta dentífrica com a dose certa de flúor - e isso depende sempre da idade.

Até aos 2 anos de idade, essa dosagem deve situar-se nos 250 ppm - poderá ver a indicação da dosagem na embalagem do dentífrico, a par da sua composição.

Entre os 2 e os 6 anos de idade, o valor deve aumentar para 450 ppm. Já na faixa entre os 6 e os 10 anos, deve situar-se entre 800 e 850 ppm.

A partir dos 10 anos, e no caso de jovens e adultos, a pasta dentífrica deve conter, pelo menos, 1250 ppm.

Quanto a quantidades a usar em cada lavagem, coloque na sua escova um volume de pasta de dentes semelhante a uma ervilha. Isso será suficiente para uma correta lavagem dos dentes.

3º Passo: Escove da forma mais adequada

Agora que está munido das ferramentas certas, deve escovar os dentes da forma mais correta. Mas como se faz isso?

Segure na sua escova num ângulo de 45 graus em relação às gengivas. Faça movimentos circulares suaves, escovando a parte da frente e de trás dos dentes.

Não se esqueça de escovar junto à linha da gengiva, pois a placa bacteriana tende a acumular-se nessa zona. Mas evite escovar com muita força, pois isso pode causar pequenas lesões ou danificar o esmalte e as gengivas.

Também é importante limpar a língua e o céu da boca para remover bactérias. São zonas que ficam, muitas vezes, esquecidas, mas que é essencial higienizar bem para refrescar o hálito.

4º Passo: Use fio dental todos os dias

Escovar os dentes por si só não chega para retirar todos os resíduos de comida e da placa bacteriana, nomeadamente na zona entre os dentes. Por isso, é essencial usar também o fio dental para chegar a essas áreas de difícil acesso.

Faça movimentos suaves com o fio dental, para a frente e para trás, para conseguir limpar toda a superfície entre os dentes, sem causar ferimentos.

Jovem mulher morena com toalha na cabeça a usar fio dental enquanto pensa em lavar os dentes com bicarbonato.

5º Passo: Limpe bem a sua escova de dentes

Após escovar os dentes e usar o fio dental, deve enxaguar bem a sua boca com água. E não se esqueça de limpar devidamente a sua escova de dentes.

Trate de a enxaguar bem e esfregue as cerdas, para remover eventuais sujidades entre elas. Após passar bem por água, deixe-a a secar ao ar. Evite tapá-la, ou deixá-la fechada em algum recipiente ou gaveta, para não criar condições para a multiplicação de bactérias.

6º Passo: Faça exames dentários regularmente

É importante que seja cuidadoso com a sua saúde oral. E, além de lavar os dentes corretamente, deve também agendar exames dentários regulares.

Essas idas regulares ao dentista vão permitir detetar eventuais problemas de forma precoce, o que facilitará o seu tratamento. E pode evitar-lhe umas desagradáveis dores de dentes!

Nessas consultas rotineiras, aproveite para fazer limpezas profissionais em nome da saúde e do seu sorriso.

7º Passo: Mantenha uma alimentação equilibrada

A manutenção de uma alimentação saudável é parte integrante dos cuidados de saúde oral. Para isso, deve evitar alimentos e bebidas ácidos e com açúcar, pois podem causar cáries e corroer o esmalte.

Aposte numa dieta rica em frutas, vegetais e em alimentos ricos em cálcio para fortalecer os seus dentes.

Veja também: Como preparar uma ementa semanal saudável e equilibrada?

Deve-se lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Esta é uma pergunta muito comum quando se pensa em como lavar os dentes corretamente. Mas, afinal, qual é a melhor altura para isso? A resposta depende de vários fatores.

Assim, se tomar o pequeno-almoço logo depois de acordar e se incluir bebidas e/ou comidas ácidas e açucaradas, tais como sumos de fruta e cereais com açúcar, o ideal é esperar cerca de 30 minutos para lavar os dentes.

Este tipo de alimentos amolece temporariamente o esmalte e, por isso, a lavagem pode contribuir para a sua erosão.

Mas se tem por hábito tomar o pequeno-almoço algum tempo depois de acordar, pode escovar os dentes antes disso. Será bom para remover placas e bactérias acumuladas durante a noite - além disso, anula os riscos associados ao consumo de alimentos ácidos e açucarados.

Para refrescar o hálito e remover algumas bactérias logo de manhã, pode enxaguar a boca com água ou com um elixir bucal adequado, mesmo antes da escovagem.

Contudo, lavar os dentes depois do pequeno-almoço também é benéfico para remover resíduos de comidas e de bactérias que se acumulam durante a refeição.

Pode-se lavar os dentes com bicarbonato?

O bicarbonato de sódio pode ser usado como alternativa à pasta de dentes, pois ajuda a remover manchas superficiais. Além disso, tem propriedades alcalinas, o que pode neutralizar os ácidos da boca - e isso será ótimo para quem sofre de problemas relacionados com a acidez no estômago.

É relativamente barato e fácil de encontrar, mas só o deve usar algumas vezes por semana - não se recomenda o uso diário.

Pode ser abrasivo se usado em excesso, e se lavar os dentes de forma demasiado vigorosa. Além de desgastar o esmalte, isso poderá também provocar sensibilidade dentária.

Se o utilizar, misture o bicarbonato com água para formar uma pasta consistente. Depois, escove os dentes com movimentos suaves.

Contudo, tenha em atenção que esta substância tem um sabor desagradável e uma textura estranha, muito arenosa. Além desse desconforto, o bicarbonato não tem flúor e, por isso, não substitui uma pasta dentífrica.

Jovem asiática, com lenço branco na cabeça e cabelo preto, a pensar como lavar os dentes corretamente em frente ao espelho.

E é preciso bochechar depois de lavar os dentes?

Após lavar os dentes com uma boa pasta dentífrica e uma escova adequada, deve lavar bem a boca com uma quantidade de água generosa. Mas também pode usar um elixir bucal como complemento para a sua rotina diária de higiene dentária.

Contudo, esse passo depende das necessidades e preferências específicas de cada pessoa.

Por um lado, bochechar depois de lavar os dentes oferece uma limpeza extra que é bem-vinda. O elixir pode chegar a zonas da boca que nem a escova, nem o fio dentário, conseguem alcançar.

Por outro lado, este tipo de produto vai deixar o seu hálito mais fresco, e com um cheiro agradável. Mas também ajuda com a saúde das suas gengivas, reduzindo a placa bacteriana e matando bactérias, e oferece proteção contra cáries.

Porém, tenha em atenção que o elixir bucal nunca é um substituto para a escovagem dos dentes, nem para o fio dentário. É antes um complemento.

E considere também que nem todos os elixires bucais são iguais. Confirme os seus ingredientes e finalidades e escolha o mais adequado para o seu caso.

Saiba mais: Beber água em excesso faz mal? Descubra aqui

Quantas vezes se deve lavar os dentes por dia?

A recomendação dos profissionais é que se escovem os dentes, pelo menos, duas vezes por dia. Estes são os mínimos exigíveis para manter uma boa higiene oral e para prevenir problemas dentários, nomeadamente cáries e doenças das gengivas.

Deste modo, é importante lavar os dentes corretamente pela manhã e antes de ir para a cama à noite. Mas também pode ser benéfico fazer a escovagem depois das refeições, nomeadamente após o almoço.

Se tem dúvidas, o melhor será perguntar ao seu dentista quantas vezes deve lavar os dentes por dia. Afinal, cada caso é um caso e cada pessoa tem necessidades específicas.

Lavar os dentes muitas vezes faz mal?

Tudo o que é em excesso faz mal - e isso aplica-se também neste caso. Se lavar os dentes muitas vezes, pode potenciar o aparecimento de certos problemas dentários, tais como:

  • Sensibilidade dentária

  • Irritação, sangramento e inflamação nas gengivas

  • Erosão do esmalte dentário

  • Recessão gengival (o afastamento do tecido das gengivas dos dentes)

  • Fluorose dentária (manchas esbranquiçadas nos dentes) devido à ingestão excessiva de flúor.

Assim, o melhor é manter o equilíbrio. Por isso, trate de lavar os dentes corretamente em primeiro lugar, e, pelo menos, duas a três vezes por dia.

Por quanto tempo se deve lavar os dentes?

O tempo de escovagem recomendado é de, no mínimo, dois minutos. Esse é o período habitualmente sugerido por profissionais e associações odontológicas, uma vez que garante uma limpeza geral de todas as superfícies dos dentes.

Contudo, mais do que por quanto tempo se deve lavar os dentes, a sua preocupação deve estar na forma adequada de o fazer. Este é, na verdade, o ponto essencial.

Em todo o caso, é importante que não se apresse, nomeadamente para evitar lavar os dentes de forma demasiado vigorosa.

Tire o tempo necessário para este procedimento e mantenha um método lógico e eficiente. Pode, por exemplo, dividir a boca em quadrantes - superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito -, passando cerca de 30 segundos em cada um deles.

Desse modo, vai saber como lavar os dentes corretamente, para manter esse sorriso perfeito e a sua saúde em dia.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário