8 Ferramentas de jardinagem essenciais para tratar do jardim

Susana Valente
Limpezas |  10 fevereiro 2023 |  
10 min. de leitura
Homem usa uma das ferramentas de jardinagem essenciais, uma mangueira, para regar flores cor-de-laranja.

Cuidar do jardim é terapêutico. Mas se é iniciante nisso, pode não saber que ferramentas de jardinagem são necessárias. É isso que lhe vamos dizer agora!

Quando nos dedicamos a cuidar do jardim, conseguimos combater o stress do dia-a-dia e recuperar energias. O contacto com a natureza é ótimo para animar o espírito! Mas é muito fácil perdermo-nos na imensa lista de ferramentas de jardinagem que existem.

Há tantas opções disponíveis nas lojas de especialidade – e não são necessariamente baratas! Por outro lado, podem ocupar bastante espaço aí em casa, o que será uma outra complicação se começarmos a comprar tudo o que vemos.

Mas será que é preciso investir em tantas coisas assim? É isso que lhe vamos explicar neste artigo, para que perceba quais são os objetos essenciais para cuidar do seu jardim.

Precisa de serviços de jardinagem? Veja aqui

As 8 ferramentas de jardinagem que são obrigatórias

Há algumas ferramentas de jardinagem básicas que são obrigatórias para todo e qualquer jardineiro, seja ele iniciante ou avançado. São artefactos que permitem realizar as principais tarefas num jardim.

Portanto, estamos a falar de objetos que precisa mesmo de ter aí à mão. Vamos deixar-lhe a lista já de seguida...

1. Luvas

A jardinagem como hobby só tem um problema: a sujidade. Na verdade, há quem goste de sentir o toque da terra com as mãos nuas. Mas, para outras pessoas, isso é muito desconfortável, nomeadamente por todo o lixo que se acumula debaixo das unhas.

Assim, as luvas são a primeira ferramenta de jardinagem que precisa de adquirir já. Deve apostar numa solução durável, em tecidos resistentes à água, mas respiráveis. Afinal, quer manter as suas mãos frescas e confortáveis enquanto cuida do seu jardim.

Além disso, é importante que as luvas não sejam demasiado volumosas e rijas, pois perderá sensibilidade para realizar algumas tarefas, como, por exemplo, transplantar plantas.

2. Espátula manual ou colher de mão

Uma espátula ou uma colher de mão é outra das ferramentas de jardinagem que é preciso ter. É ideal para plantar ou transplantar, mas também ajuda a retirar ervas daninhas dos seus canteiros.

No caso da retirada de ervas daninhas, deve apostar numa espátula de lâmina mais longa e estreita. Já para plantar e poder mover o solo, é ideal uma lâmina mais larga.

É importante que o cabo desta ferramenta de jardim fique confortável na sua mão. Além disso, é preferível comprar alternativas em aço inoxidável que é um material que dura mais tempo.

3. Regador

Há centenas de estilos, de cores, de tamanhos e de alternativas em termos do formato dos bicos. Qualquer que seja a sua escolha, precisa de ter um regador para poder cuidar do seu jardim.

Habitualmente, existem regadores de plástico ou de metal. Os primeiros podem ser mais leves, mas não duram tanto como os metálicos. Por outro lado, os regadores de metal devem ser feitos num material antiferrugem, para serem mais duráveis.

A escolha deve ter em conta, em primeiro lugar, a sua própria força. Não vá comprar um regador enorme que depois não consiga carregar!

Avalie também a posição da pega, bem como a forma e localização do bico, para perceber se é fácil de transportar e de inclinar para despejar a água.

4. Mangueira

O regador pode bastar para jardins de pequenas dimensões. Mas para os de média e grande dimensão, terá mesmo de ter uma mangueira de jardim. Veja que a rega é fundamental para manter a vida - e a beleza! - do seu jardim.

Portanto, tenha o cuidado de comprar uma mangueira num tamanho que permita regar todas as áreas. Além disso, o bocal deve ser ajustável para poder controlar a pressão da água e o raio de pulverização.

As mangueiras de vinil podem ser mais leves e mais baratas, mas são menos duráveis porque dobram facilmente. Assim, as de borracha podem ser um melhor investimento.

Saiba mais: Como regar plantas? Truques para mantê-las bonitas e saudáveis

5. Tesouras de poda ou podadores manuais

tesoura de podar

As tesouras de poda ou podadores manuais são outra ferramenta de jardim muito útil, pois permitem controlar plantas e arbustos.

Há um leque muito variado de opções à venda nas lojas de jardinagem. Deve escolher aquela que for mais fácil para si de manusear, em termos de tamanho e de peso. 

Antes de decidir que podador deve comprar, também é importante que tenha em conta o tipo de elementos que tem no seu jardim. Se tem simplesmente plantas e arbustos pequenos, uma tesoura de poda mais pequena será suficiente.

Mas, no caso de ter árvores grandes e com galhos grossos, poderá precisar de podadores manuais com cabos de longa distância, o que pode ser essencial para cumprir as normas legais em termos da limpeza de terrenos.

Para tentar reduzir o peso destas ferramentas de jardim, pode procurar soluções feitas em alumínio ou aço de carbono.

6. Ancinho ou garfo de jardim

Os ancinhos ou garfos de jardim são ótimos para revirar o solo e podem até ser usados para escavar as camadas mortas e mais externas da terra. E são essenciais para juntar folhas e detritos caídos.

Há vários estilos e tamanhos, com dentes retos ou quadrados. Existem em plástico ou em aço inoxidável resistente à ferrugem, com pegas ergonómicas e antiderrapantes.

Mas também há versões de ancinhos ajustáveis que podem ter usos distintos, seja para chegar a áreas mais estreitas ou para juntar folha. Estes têm também a vantagem de poderem ser retraídos para um armazenamento mais fácil - ocupando, portanto, menos espaço.

7. Pá de jardim

As pás quadradas de jardim são ótimas para cavar buracos para plantar, levantar a relva ou ainda, mover pequenos montículos de terra de um lado para o outro.

Na escolha deste tipo de ferramenta de jardim, aposte numa versão que tenha cabo de madeira porque dura mais tempo. Além disso, absorve melhor as vibrações e o choque.

Quanto à parte da frente, o aço inoxidável é o melhor material porque não enferruja.

Existem modelos de cabo longo e de cabo curto, sendo que os primeiros são mais pesados, mas também podem ser mais funcionais.

8. Enxada

Esta é uma ferramenta de jardinagem clássica para os jardins mais extensos, mas que também pode ser muito útil em contextos de menores dimensões.

Existem diversos tipos de enxada, com diferentes tamanhos e em materiais distintos. A escolha do modelo ideal tem tudo a ver com o seu tipo de jardim.

Assim, se tem um espaço tipo horta, pode precisar de algo mais robusto e maior. Mas se o seu jardim for do tipo perene, com plantas permanentes, precisará de uma enxada mais fina para trabalhos mais delicados.

Leia mais: Tipos de relva para jardins - descubra qual o melhor para si

Como cuidar das ferramentas de jardinagem?

A manutenção regular das suas ferramentas de jardim é essencial para que continuem em boas condições por muito tempo. Assim, implemente uma rotina regular de limpeza logo depois do seu uso.

Tenha especial cuidado se usar uma ferramenta de jardim em plantas ou solos contaminados com fungos, bactérias ou insetos. O problema pode espalhar-se a todo o jardim se não a limpar devidamente.

Dicas para a manutenção regular das ferramentas de jardim

Eis algumas dicas essenciais dos cuidados que deve ter com as suas ferramentas de jardinagem:

  • Lave as ferramentas de jardim de escavação depois de as usar com a mangueira, removendo eventuais sujidades mais duras com uma escova.

  • Limpe os podadores com uma escova e água com sabão.

  • Se alguma ferramenta de jardinagem esteve exposta a fungos ou bactérias, limpe-a com uma solução de água sanitária e com um algodão embebido em álcool.

  • Seque bem as suas ferramentas de jardim após a lavagem.

  • Pode usar óleo de linhaça fervido para proteger os cabos de madeira e as partes metálicas.

  • Utilize toalhitas desinfetantes para retirar sujidades, fungos e bactérias quando estiver a usar as ferramentas de jardim.

  • Guarde o seu conjunto de ferramentas para jardinagem num local seco e bem ventilado.

  • Tenha o cuidado de proteger as lâminas das ferramentas cortantes, pendurando-as de cabeça para baixo.

  • Armazene as mangueiras enroladas e longe da luz solar direta, idealmente num suporte próprio.

  • Afie regularmente os podadores e mantenha as suas lâminas em boas condições.

Solução para retirar ferrugem de ferramentas de jardinagem

Mesmo com todos os cuidados que tiver, pode sempre acontecer o caso de aparecer alguma ferramenta de jardim com problemas de ferrugem.

Nesse caso, prepare uma solução com água e vinagre e deixe o objeto enferrujado mergulhado na mistura durante a noite. Depois disso, esfregue-o com lã de aço.

A seguir, enxague com água e sabão. Lave ainda com água pura, deixe secar muito bem e trate com óleo de linhaça.

Mas, na verdade, se tiver os devidos cuidados, é possível que nunca venha a ter este trabalho. Quanto melhor cuidar das suas ferramentas de jardinagem, melhor poderá cuidar do seu pequeno pedaço de natureza - e aproveitar o ar puro e a vida!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário