Onde encontrar animais para adoção? 4 Plataformas a conhecer

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Pet sitting |  16 fevereiro 2023 |  
10 min. de leitura
animais para adoção

Quer encontrar animais para adoção? Não há como negar que um animal de estimação traz uma alegria imensa para dentro de casa. Embora seja uma grande responsabilidade, a verdade é que os animais nos dão a conhecer um amor incondicional.

Quando queremos aumentar a nossa família, incluindo um amigo de quatro patas para nos receber em casa todos os dias com uma alegria imensa, existem várias opções que podemos considerar.

Além de poder comprar, pode também adotar um animal resgatado, recolhido em abrigos, ou em plataformas online que se dedicam à partilha de animais para adoção.

Saiba aqui as melhores opções.

Comprar ou encontrar animais para adoção?

Uma questão cada vez mais comum entre os amantes de animais é se devem comprar ou adotar um animal de estimação. Ambas as opções têm as suas próprias vantagens e desvantagens, por isso é importante pesar os prós e os contras de cada um antes de tomar uma decisão.

Por exemplo, ao comprar um animal de estimação o custo final vai ser superior, mas também tem mais garantias do que se adotar um animal. Geralmente os filhotes já trazem todas as vacinas tomadas, assim como o microchip, mas o valor que pagaria no veterinário seria sempre muito inferior àquele que paga pelo animal.

Além disso, ao comprar um animal de estimação, estará a apoiar a atividade de criação de animais, alimentando a máquina de ter animais para que estes tenham filhos e lucrar com isso. Esta é uma das principais razões que leva muitos amantes de animais a não comprarem os seus patudos, pois olham para eles como membros da família e não como um bem adquirido.

Quando opta por adotar um animal de estimação, não só está a dar um lar a um animal necessitado, como também apoia as associações de resgate e abrigos, os quais fazem um trabalho muito difícil ao tentar dar uma vida digna a estes animais.

Alguns destes abrigos também oferecem cuidados veterinários gratuitos, ou de baixo custo, quer numa fase inicial da vida do seu animal de estimação, quer ao longo da sua vida. Por isso, é uma questão que deve ponderar antes de comprar um animal.

Uma das razões principais que leva a comprar um animal de estimação prende-se com a escolha da raça do animal. Apesar de maiores garantias da pureza da raça, é possível encontrar também animais de raça em abrigos e plataformas de adoção de animais.

Sem dúvida, adotar um animal é uma atitude de louvar, até porque são animais que mais dificilmente encontram uma família e que podem ter sido, em algum momento, abandonados.

Por isso, se pretende aumentar a sua família, coloque sempre “em cima da mesa” acolher um animal que esteja a precisar de amor e carinho.

Onde encontrar animais bebés para adoção?

Se está à procura de alargar a sua família e incluir um animal de estimação, adotar um animal bebé pode ser tudo aquilo que precisa!

Muitas famílias se veem “a braços” com ninhadas inesperadas e a única opção que têm é dar os filhotinhos para a adoção. Portanto, conseguirá facilmente encontrar uma bolinha de pelo que se encaixe na perfeição na sua família.

Poderá encontrar animais bebés para adoção em diversas plataformas online (iremos mostrar algumas mais abaixo), em abrigos e locais de resgate de animais (pois muitos amigos de quatro patas já chegam aos abrigos com ninhadas ou prestes a tê-las), ou até mesmo nas redes sociais.

Também poderá perguntar a amigos e familiares se conhecem alguém com animais bebés para adoção. Muitas vezes as pessoas preferem dar os bebés a pessoas conhecidas ou, pelo menos, com maiores referências e acabam por não colocar anúncios na internet.

Saiba mais: Como viajar com animais? Tudo o que precisa de saber

Onde encontrar animais de raça para adoção?

Cão de raça labrador

Embora qualquer animal de estimação tenha a mesma capacidade de dar e receber amor de/para uma família, muitas pessoas querem ter um animal de determinada raça, principalmente pelas suas características específicas.

Apesar de não fazermos distinção entre raças, ou até mesmo entre animais de raça e sem raça definida, compreendemos que algumas raças podem, de facto, adequar-se melhor (ou pior) a uma determinada família (por exemplo, existem raças de cães mais apropriadas para viver em apartamentos).

Existe a ideia de que só se conseguem animais de raça comprando. No entanto, com tantos animais abandonados, poderá encontrar um animal de raça para adoção em abrigos e locais de resgate de animais abandonados, ou até mesmo na internet.

Por vezes, os donos de animais de raça querem que estes tenham uma ninhada antes de fazer a castração dos seus patudinhos e muitos optam por dá-los para adoção. Assim, da mesma forma que os animais bebés, também pode encontrá-los em plataformas online e nas redes sociais.

Antes de comprar um animal, não deixe de procurar opções para adoção, pois com certeza vai encontrar aquilo que procura.

Plataformas de animais de estimação para adoção

Se procura animais de estimação para adoção, não só poderá encontrar em abrigos e associações de resgate de animais, como também pode encontrar na internet, nas redes sociais ou em plataformas dedicadas à partilha de animais para adoção.

Deixamos aqui algumas plataformas interessantes e que, sem dúvida, podem ter o animal que está à procura.

Pinder / PiTMATCH

A PiTMATCH é a antiga plataforma Pinder (muito publicitada na época em que foi lançada). Esta faz a ponte entre abrigos de animais e potenciais adotantes, tendo como objetivo máximo o combate ao abandono animal e o incentivo à adoção responsável.

Esta plataforma tem um painel fácil de navegar, muito intuitivo, onde os utilizadores podem procurar o tipo de animal que desejam e filtrar os resultados a partir de vários critérios, tais como idade e tamanho.

Cada utilizador da plataforma pode procurar animais de estimação para adoção em associações e fazer “match” com outros tutores.

Além de animais de associações, a PiTMATCH dá espaço para utilizadores individuais e criadores certificados para que estes partilhem as ninhadas que têm para adoção.

Adota-me.org

Adopta-me.org é um site que liga as famílias a animais que estão à procura de quem os adote.

Usando os filtros, os utilizadores podem facilmente encontrar animais na sua área de residência e que se ajustem às suas preferências, como tamanho ou tipo de animal (desde gatos e cães a aves e répteis, por exemplo).

O Cantinho da Milu

O Cantinho da Milu é uma associação protetora de animais, sem fins lucrativos, a qual está localizada em Setúbal. Atualmente vivem na associação aproximadamente 750 cães, todos eles abandonados, muitos outros doentes, maltratados e acidentados, sendo que a sua maioria está a cargo totalmente do Cantinho da Milu.

Se procura cães para adoção, este é um espaço que, com certeza, merece a sua atenção. O seu trabalho é excecional e existe uma verdadeira preocupação com todos os animais que se encontram no espaço.

Amiga-me – Intermarché

O Intermarché tem uma plataforma de adoção animal – a Amiga-me – onde poderá encontrar um patudo para adotar e acolher na sua família. Trata-se de um projeto de responsabilidade social da organização, a qual apoia várias associações de adoção animal em todo o país.

Assim, se procura um cão ou gato para acolher na sua família, este pode ser um local a ponderar.

Saiba mais: 4 Passos para fazer o registo de animais domésticos

Onde fazer a entrega de animais para adoção?

Quer entregar animais para adoção? Algumas plataformas que mencionamos acima são ótimas opções, como a Pinder ou a Adota-me.org. Além disso, os grupos destinados a doar animais nas redes sociais, como o Facebook, também são ótimas vias para encontrar uma família para os animais.

É importante sempre verificar as famílias que vão fazer a adoção, pois muitas pessoas cedem a impulsos e depois acabam por entregar os seus animais de estimação novamente, ou, no pior dos casos, abandonam os patudos.

Assim, tente perceber se essas pessoas gostam mesmo de animais, se sempre tiveram animais de estimação e se têm condições para ter um animal em casa.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário