7 Dicas para estudar em casa e plataformas de conteúdos úteis

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Explicações |  17 outubro 2023 |  
8 min. de leitura
como estudar em casa

Com o avanço da tecnologia, os estudantes conseguem aceder a mais informação, muito mais rápido e mais fácil do que antes. Temos tudo a uma "distância de um clique", o que facilita, e muito, na hora de estudar em casa. Mas qual a forma mais adequada de o fazer? Quais as melhores plataformas de ensino virtual atualmente?

Apesar de ser muito confortável e conveniente estudar em casa, a verdade é que traz inúmeros desafios e, para muitas pessoas, é quase impossível. É preciso uma grande capacidade de concentração e, principalmente, muita disciplina, uma vez que são muitas as distrações à nossa volta.

No entanto, implementar algumas medidas pode tornar o estudo mais eficaz. Ter boas plataformas com conteúdo apropriado, assim como métodos de estudo adequados, podem fazer toda a diferença, principalmente no que diz respeito à preparação para os exames nacionais.

Como estudar em casa sem perder a concentração? 7 Dicas a implementar

A grande dificuldade encontrada pelos estudantes que querem estudar em casa é a de enfrentarem a tentação de ter uma série de distrações ao seu alcance, como o computador, videojogos, televisão, ou até a própria cama ou sofá.

Ter um espaço próprio para estudar é o ideal, mas nem todos têm a possibilidade de ter um escritório só para si. Neste caso, torna-se ainda mais necessário criar rotinas de estudo e ter uma grande disciplina.

Vejamos algumas dicas para tornar o estudo mais eficaz.

1 – Organizar o espaço de estudos

Se não existe um escritório disponível, há que determinar um espaço só para o estudo. Pode ser um canto na sala ou no quarto, por exemplo, onde o estudante tem todos os materiais de estudo que precisa.

Esse local tem de estar sempre limpo e organizado, para que não existam distrações durante as sessões de estudo.

Idealmente, televisões, computador, sofá e cama devem ficar longe da vista. Assim, poderá montar o seu espaço de estudo de forma que as suas costas fiquem voltadas para esses aparelhos e/ou mobiliários.

É importante que esse espaço seja usado somente para o estudo. Desta forma, o seu cérebro fica “preparado” para estudar sempre que entra nele.

2 – Prepare o ambiente

Se faz parte do grupo de pessoas que só consegue estudar em silêncio, faça com que todos os aparelhos eletrónicos estejam desligados e, se não estiver sozinho em casa, estabeleça um horário para que todos estejam de acordo em não haver barulhos que possam atrapalhar a sua concentração.

Já se obtém melhores resultados em ambientes com ruídos, pode ter música de fundo enquanto estuda, ou poderá ligar a televisão com o som baixo, para que não exista tendência a prestar mais atenção aos “ruídos” do que à matéria que está a estudar.

3 – Tenha um plano de estudos

A organização é essencial para conseguir bons resultados ao estudar em casa. Nesse sentido, ter um plano de estudos é primordial. Tenha os horários de estudo bem definidos e estabeleça prioridades quanto às matérias que tem de estudar.

Cumprir os horários é fundamental para que crie rotinas e, como somos animais de hábitos, quando temos uma rotina estabelecida, o nosso cérebro acaba por estar mais preparado para receber as informações e para que não haja espaço para “distrações”.

Inclua no seu cronograma semanal todas as tarefas que tem para fazer, definindo o dia e o horário para serem cumpridas.

Veja também: Que métodos de estudo existem e quais são os mais eficazes?

4 – Faça intervalos regulares durante a sessão de estudos

Estudar horas e horas a fio é contraproducente, pois o cérebro acaba por ficar muito cansado e deixa de absorver mais informação. Assim, durante a sua sessão de estudos, estabeleça intervalos regulares.

Pondere fazer pausas de cinco minutos a cada 20 minutos de estudo e fazer uma pausa de 15 minutos ao final de uma hora. Aproveite para comer, caminhar um pouco e beber água.

5 – Aponte as dúvidas que tem

Durante a sessão de estudos em casa, é normal que vão surgindo algumas dúvidas. Anote todas elas para que possa esclarecê-las com o professor na aula seguinte. Caso exista um e-mail ou aplicação de mensagens destinado a esse fim, use. Quanto mais cedo tirar as suas dúvidas, melhor.

Se está com dificuldades acrescidas, recorrer a um explicador ou professor particular é a solução. O acompanhamento durante os estudos vai permitir retirar todas as dúvidas na hora, com apoio personalizado.

Encontre explicadores ao domicílio aqui

6 – Adote um estilo de vida saudável

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada, para que o seu corpo receba todos os nutrientes que precisa para um bom funcionamento. Beba a quantidade de água adequada e não se esqueça de incluir na sua rotina diária algum tempo para a prática de exercício físico.

Estas atitudes podem fazer toda a diferença, pois o cérebro vai funcionar muito melhor, vai perceber que o seu foco vai aprimorar e a sua memória estará mais aguçada.

Tenha também uma boa rotina de sono, uma vez que o cérebro precisa das horas de sono para assimilar toda a informação estudada durante o dia.

7 – Tenha momentos de lazer

Pode parecer contraditório, mas se quer ter bons resultados a estudar em casa, precisa alimentar, também, momentos de lazer e convívio com amigos e família.

É certo que deve procurar isolamento nas horas de estudo, mas, como qualquer pessoa, precisa de socializar com os outros para o seu bem-estar e para cuidar da sua saúde mental.

Plataformas de conteúdos para estudar em casa

Atualmente, existem várias plataformas que disponibilizam conteúdo específico que auxilia alunos e professores no aprofundamento das matérias. Veja aqui algumas das mais completas.

Khan Academy – Ciências naturais e matemática

Esta plataforma americana tem os seus conteúdos adaptados aos alunos portugueses pela Fundação Altice, de forma a garantir que a matéria disponibilizada está de acordo com o programa de estudos.

A Khan Academy é especializada em matemática, com vídeos explicativos e exercícios. Tem ainda conteúdos de física, química e biologia.

Matematik – Matemática

A plataforma Matematik é portuguesa e segue o programa oficial da disciplina de matemática. Aqui é possível encontrar resumos teóricos, exercícios e as correções dos exercícios propostos.

Para as escolas que assinarem protocolo com esta plataforma, os estudantes podem entrar em competições online, estimulando a aprendizagem.

Além destas plataformas, vários websites disponibilizam conteúdos diversos para estudantes dos vários níveis de escolaridade. Implementar as dicas anteriores e usar estas ferramentas online vai permitir maximizar o estudo em casa para excelentes resultados.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário