9 Benefícios de escrever à mão (faz melhor do que imagina)

Susana Valente
Explicações |  25 janeiro 2023 |  
10 min. de leitura
Mãos de pessoa a escrever à mão com uma caneta num caderno.

Escrever à mão é algo cada vez mais raro com o crescimento do uso de computadores e telemóveis. Mas sabia que são muitos os benefícios de escrever à mão? Venha descobrir alguns...

Nas escolas primárias, escrever à mão continua a ser essencial. Mas à medida que avançamos na escola, começa a ser mais habitual usar o computador para fazer trabalhos. Portanto, é algo que parece estar a entrar em desuso.

Até na nossa vida pessoal, é mais frequente mandarmos mensagens por email ou pelo WhatsApp do que em cartas ou "bilhetinhos" românticos.

Contudo, escrever à mão ainda vale muito a pena. Até porque implica múltiplos benefícios - mais do que pode estar a imaginar!

Venha descobrir algumas das coisas boas que resultam de escrever à mão.

Quais são os benefícios de escrever à mão?

Numa era onde todo o conhecimento parece estar ao alcance dos dedos, que usamos para teclar nos mais diversos dispositivos tecnológicos, escrever à mão surge como algo do passado. E até dói quando temos de preencher um formulário com uma caneta!

Mas esta atividade não pode ficar perdida no tempo, pois tem muitas vantagens que podemos aproveitar. E não estamos só a falar das questões de motricidade, relacionadas com o aspeto mais manual do processo.

Veja que escrever à mão traz outros benefícios que vão do nosso cérebro ao lado mais emocional, como vai descobrir já de seguida...

1. Melhora a criatividade

Alguns estudos têm confirmado que escrever à mão ajuda a expressar ideias mais criativas e a puxar pela imaginação. O processo obriga a uma certa "paragem no tempo" para pensar e isso permite à mente ir mais longe, alimentando a criatividade.

É também uma forma de fugir da rotina das tecnologias, o que pode deixar a mente mais liberta para criar - e para pensar "fora da caixa"!

Sabia que muitos escritores famosos continuam a preferir escrever à mão, apesar de toda a tecnologia que têm ao seu dispor? A britânica J.K.Rowling, conhecida pelos livros de Harry Potter, é um desses autores que se sente mais inspirado com uma caneta a divagar pelo papel.

"Escrevo muito à mão, especialmente os primeiros rascunhos", confessou, em 2017, a escritora numa publicação no Twitter, em resposta a uma dúvida de uma fã dos seus livros.

2. Ajuda a memória

Quando se escreve alguma coisa, é mais provável que nos lembremos dela mais tarde. Isto vale muito na hora de estudar para exames ou testes de avaliação.

Aliás, muitos estudantes têm este método de estudo, tirando apontamentos escritos daquilo que precisam de aprender.

De resto, há alguns especialistas que dizem que os alunos que tiram notas escritas durante as aulas, têm melhor memória de longo prazo das matérias abordadas.

Repare que quando escreve à mão precisa de realizar uma sequência de traços para formar letras e palavras - é algo muito diferente de apenas tocar nas teclas para digitar texto.

Pesquisas feitas por neurocientistas explicam que esse ato manual ativa regiões cerebrais associadas à memória.

Saiba mais: Como incentivar a estudar? 6 dicas que garantem bons resultados

3. Facilita a aprendizagem

Escrever à mão também melhora a compreensão dos assuntos, permitindo assimilar melhor a informação do que, por exemplo, simplesmente teclá-la no computador.

Veja que quando escreve, precisa de usar uma série de aprendizagens para passar os dados para o papel.

Primeiro pensa em todos esses saberes acumulados ao longo do seu percurso académico. E depois, precisa de dar ordem ao que acabou de ouvir, criando as suas notas das aulas ou de apontamentos para estudar.

Quanto mais escrever algo, mais possibilidade tem de apreender essa informação, pois esta processa-se de forma mais profunda no seu cérebro.

Durante uma aula, por exemplo, se tomar nota do que o professor vai dizendo, tem de perceber que partes da "conversa" vale, ou não, a pena anotar. Isso dá-lhe, imediatamente, uma maior compreensão do assunto.

Não é à toa que muitos explicadores aconselham os seus alunos a passarem para o papel o que vão aprendendo!

Encontre aqui o explicador ideal

4. Reduz as distrações

Seguindo a linha de pensamento do ponto anterior, escrever à mão também o obriga a estar mais atento. Afinal, quer "apanhar" tudo o que de importante o professor disser na aula.

Portanto, é uma boa forma de evitar distrações e de manter o foco no que é essencial.

Pelo contrário, o computador é um "poço" de distrações, pois permite executar diversas tarefas em simultâneo. Isso pode afetar a sua concentração, pois a mente andará a saltar de um lado para o outro.

5. Melhora a qualidade da escrita

O processo de escrever à mão coloca-o mais focado no que está a fazer, além de ser fisicamente mais difícil! Por isso mesmo, acaba por pensar mais em cada frase, escrevendo com mais cuidado.

E à medida que vai rabiscando o texto, melhorando cada frase, vai tendo uma ideia mais clara do seu progresso.

Por tudo isto, muitos escritores preferem fazer os seus esboços iniciais de livros de forma manual. Porque, dizem, escrever à mão os torna melhores escritores!

6. Combate a dislexia

A dislexia é uma condição em que existe uma desconexão cerebral que dificulta a aprendizagem, nomeadamente o processo de aprender a ler. Escrever à mão pode ajudar a combater essa dificuldade porque melhora a coordenação mão-olho e outras funções cerebrais.

Assim, a escrita à mão pode ser usada como uma espécie de terapia para alunos que sofrem de dislexia.

Por vezes, os terapeutas desafiam estudantes com este problema a escreverem um diário pessoal. Além de ser algo que pode ser divertido, também é uma forma de melhorar a capacidade de aprender a ler e a escrever.

Leia ainda: Como ensinar a ler e escrever? 22 Passos essenciais

7. Estimula o cérebro

O processo de escrever à mão está diretamente ligado ao desenvolvimento cognitivo porque estimula e desenvolve o cérebro. Assim, este é "treinado" para várias funções, desde as capacidades motoras finas até ao processamento visual e táctil, e à memória.

Deste modo, é uma excelente forma de promover a aprendizagem nas crianças, pois permite o seu desenvolvimento integral.

Mas também é uma forma de proteger o cérebro na velhice, retardando o declínio cognitivo associado ao avançar da idade. Isto porque mantém a mente mais ativa e aberta a novas aprendizagens.

Veja também: Atividades e jogos para idosos que ajudam a viver mais e melhor

8. Alivia o stress e a depressão

Quando nos sentamos a escrever à mão, isso "acorda" no nosso cérebro áreas que são também associadas à meditação. Portanto, o processo pode promover a calma e uma sensação de desaceleração.

Além dessa acalmia motivada pelo processo em si, esta atividade é usada, muitas vezes, em psicologia e na terapia para ajudar pessoas que sofrem de ansiedade e de depressão.

Há estudos que comprovam que escrever sobre experiências stressantes, ou traumáticas, ajuda a ultrapassá-las. É um pouco como "pôr sal na ferida": dói muito na hora, mas ajuda a curar.

Por outro lado, alguns terapeutas incentivam as pessoas a escreverem frases reconfortantes para se mentalizarem, gradualmente, desse bom comportamento, provocando uma mudança de atitude para melhor. É uma forma de "retreinar" o cérebro.

9. Melhora a leitura

Leitura e escrita estão intimamente ligadas. Assim, quem gosta de ler, costuma gostar de escrever e vice-versa. Portanto, estimular a escrita à mão pode ser uma forma de incentivar a leitura, mesmo sem que se tenha essa intenção.

Em termos imediatos, escrever à mão melhora a capacidade de leitura. E com isso pode vir um interesse mais profundo, e permanente, pelo ato de ler.

Escrever à mão não é coisa do passado

Para lá destes benefícios enunciados, é preciso também olhar para o lado mais "romântico" e emocional desta atividade. Afinal, receber um postal carinhoso ou um "bilhetinho de amor" escrito à mão tem outro significado.

Tem tudo a ver com cuidado e com personalização, algo que até no marketing, ou numa simples carta de apresentação para um emprego, é valorizado.

A escrita manual também diz muito da pessoa e há quem se especialize na "leitura" da caligrafia, para retirar ilações sobre a personalidade e o comportamento.

Portanto, escrever à mão não é nada coisa do passado! É algo que devemos manter vivo e bem presente, mais que não seja porque a forma como escrevemos é parte da nossa "impressão digital" no mundo.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário