Como fazer mudanças internacionais? 7 Passos a seguir

Nair Dos Santos
Mudanças |  15 setembro 2022 |  
11 min. de leitura
mudanças internacionais

Se mudar de casa já parece uma tarefa complicada quando acontece entre cidades ou dentro destas, imagine quando se muda para outro país. Este processo acaba por ser não só mais dispendioso, como envolve ainda mais organização e lidar com burocracia extra.

Vamos dar-lhe o passo a passo e indicar os principais cuidados a ter, para que não lhe escape nada na hora de fazer mudanças internacionais.

Existem essencialmente dois tipos de mudanças internacionais

Não são apenas os particulares que podem ter de realizar mudanças internacionais; as empresas também. Cada uma destas mudanças engloba questões logísticas e/ou de segurança específicas.

Mudanças particulares

As mudanças particulares consistem no transporte de bens de indivíduos/famílias de um país para outro, abrangendo normalmente mobiliário, eletrodomésticos, bens pessoais e afins.

Mudanças corporativas

Dentro das mudanças empresariais/corporativas, existem dois subtipos: as de escritórios e as industriais.

As mudanças empresariais ocorrem quando uma empresa/fábrica necessita de se mudar de um país para outro, o que envolve:

  • Mover equipas;

  • Transportar mobiliário/equipamentos fabris;

  • Transportar economato;

  • Armazenagem de equipamentos (caso haja um tempo de espera entre abandonar o local atual e a mudança para o sítio definitivo);

  • Serviços de montagem/desmontagem;

  • Embalamento (com atenção especial aos objetos frágeis e eventuais materiais perigosos);

  • Garantir que os despachos aduaneiros estão corretos.

7 Passos para organizar mudanças internacionais sem complicações

#1 – Planear com antecedência

Em primeiro lugar, é importante inventariar todos os produtos que é necessário levar. Faça uma listagem dividida pelas seguintes categorias:

  • Mobiliário;

  • Equipamentos/eletrodomésticos;

  • Bens pessoais (documentos e afins);

  • Higiene;

  • Vestuário;

  • Objetos frágeis;

  • Materiais perigosos;

  • Outros (utensílios de cozinha; etc.).

À medida que for embalando os seus pertences, vá riscando da lista.

De seguida, aponte os prazos nos quais deve ocorrer a mudança, ou seja, qual é suposto ser o dia em que se começam a embalar todos os bens e a data em que estes devem chegar ao destino.

#2 – Escolher uma equipa ou empresa de mudanças internacionais

Dada a complexidade deste processo, o mais provável é precisar de uma empresa que ajude no transporte, embalamento e montagem/desmontagem de tudo o que precisa de levar.

Este é o momento de pesquisar por empresas de mudanças internacionais e pedir orçamentos para comparar.

Normalmente, este tipo de empresas disponibiliza os seguintes serviços:

  • Armazenamento temporário de bens (serviço guarda-móveis);

  • Elevador exterior;

  • Embalamento e proteção de objetos;

  • Montagem e desmontagem de mobiliário/equipamentos;

  • Transporte de máquinas e outros equipamentos similares;

  • Transporte de objetos frágeis.

Encontre a melhor empresa de mudanças para si

#3 – Definir o meio de transporte

O transporte de mudanças internacionais escolhido pode ser aéreo, marítimo ou terrestre. O mais adequado para si depende do tipo de mercadorias e, é claro, do seu orçamento.

Algumas empresas de transportes disponibilizam ainda uma modalidade expresso para que as mudanças aconteçam de forma mais célere. É natural que esta opção seja mais cara, mas pode compensar-lhe, dependendo do tempo de que dispõe.

#4 – Tratar de autorizações e permissões legais

Deve tratar de toda a documentação com a máxima antecedência possível, isto porque existem bens que podem não ter autorização de saída do país e/ou cuja entrada não é permitida no destino.

Cada país tem os seus regimes e procedimentos aduaneiros que são resultantes dos seus sistemas jurídico e fiscal. Dentro da União Europeia há ainda legislação comunitária a que é preciso atender.

É possível que a empresa de mudanças internacionais tenha conhecimentos a este nível e que possa auxiliar neste processo. É uma questão de se informar junto da mesma.

#5 – Avaliar se vale a pena fazer um seguro

Existem seguros específicos para mudanças, que cobrem situações como a danificação de objetos que constituam o recheio de habitações ou de escritórios, que ocorram no transporte ou no respetivo embalamento/descarga.

Tenha em consideração que há muitos destes seguros que não cobrem objetos de elevado valor, tais como joias e obras de arte, a título exemplificativo.

#6 – Embalar os pertences

Já tratou de toda a documentação e escolheu a empresa de mudanças? Então, está na hora de embalar.

Mas eu tenho pouca coisa! Vai ser rápido!”. É o que muitas pessoas que vão fazer mudanças pensam até esta fase do processo. Quando começamos a colocar os bens em caixas/sacos, a quantidade de coisas acumuladas pode, de facto, exceder o que pensávamos e tornar-se numa autêntica dor de cabeça.

Pode ser a própria pessoa a tratar ou, em alternativa, deixar esta tarefa para a empresa de mudanças internacionais. Ainda é possível adotar um modelo híbrido no qual é a própria pessoa a tratar de embalar alguns pertences e deixar outros (tais como plantas ou tampos de mesa em vidro, por exemplo, que são objetos frágeis) para a entidade contratada.

É aqui que a etapa 1 entra em ação. Inventariou todos os produtos? Entregue à empresa de mudanças uma listagem da carga que esta tem de embalar com todos os requisitos necessários (i.e., com todos os cuidados a ter com materiais perigosos e/ou delicados).

Tenha atenção: se a empresa de mudanças precisar de um elevador exterior, note que tem de garantir que existe espaço na rua para este. Se vive num prédio, deverá avisar o condomínio para que este auxilie nisso. Nas situações em que o elevador exterior precisa de estacionar numa estrada ou local de passagem de viaturas, pode ainda ser necessário ter a presença de autoridades. Deve averiguar esta situação com antecedência para que nada falhe no “Dia D”.

Ao embalar os seus bens, identifique devidamente todas as caixas conforme as categorias enunciadas no passo 1. Se possível, escreva também em que divisão do espaço de destino esses pertences vão ficar. Parece trabalho a mais, mas a verdade é que vai facilitar imenso na hora de desempacotar e arrumar tudo, acelerando o processo.

#7 – Verificar, desencaixotar e montar

Chegados todos os bens ao destino, é hora de recorrer ao inventário elaborado na etapa 1 para validar se todos os pertences efetivamente chegaram. Verifique não apenas se houve extravios, mas também se existem danos a reportar.

Algum dos pertences encontra-se danificado? Acione o(s) seguro(s) que contratou, se for o caso.

Entretanto, depois do processo de descarga, é altura de voltar a montar tudo. Se contratou a montagem junto da empresa de mudanças, supervisione o processo e garanta que esta recolhe também, no final, todos os materiais de embalamento usados (caixas, película protetora, etc.).

Atenção a estes bens se pretende transportá-los em mudanças internacionais

Animais

Tem animais de estimação? Poderá levá-los consigo sempre, mas deverá ter a documentação dos animais em dia. Consulte quais são as exigências do país para o qual se vai mudar neste âmbito.

Na Islândia, por exemplo, quaisquer animais que entrem no país são obrigados a fazer quarentena.

Certifique-se de a vacinação dos animais está em dia.

Se o transporte for aéreo, note que podem existir restrições quanto ao número de animais a levar no voo. Confirme previamente com a companhia aérea.

Eletrodomésticos e equipamentos similares em grandes quantidades

Se, por exemplo, levar consigo 10 micro-ondas, terá de comprovar que os mesmos serão usados para consumo próprio e não para vender.

A transportadora que efetuar as suas mudanças saberá lidar com isto, por isso aconselhe-se junto da mesma.

Produtos alimentares

Evite levar alimentos e/ou bebidas. Existe legislação relativa à entrada e saída de grandes quantidades de produtos alimentares em diferentes países e correrá o risco de os mesmos ficarem retidos, o que causará atrasos desnecessários.

Ferramentas de trabalho e maquinaria

Equipamentos de trabalho, tais como, por exemplo, serras elétricas e máquinas similares, podem necessitar de um documento de autorização da empresa.

Veículos

Cada país possui legislação relativa à entrada e/ou saída de veículos, pelo que deve informar-se previamente sobre quais são as leis do país para onde vai.

Mudanças internacionais: preços diferem consoante a tipologia do serviço

Os preços deste tipo de serviço variam consoante:

  • Prazo da mudança (durante quantos dias decorre);

  • Urgência do processo;

  • Volume dos objetos transportados;

  • Tipo de objetos (se há produtos frágeis e/ou materiais perigosos);

  • Meio de transporte escolhido;

  • Número de serviços contratados (naturalmente, uma mudança sem armazenagem prévia dos bens ficará menos dispendiosa, por exemplo);

  • Custos com taxas alfandegárias e seguros necessários.

Note ainda que o montante total a pagar pode aumentar se, por exemplo, o meio de transporte escolhido for por via marítima e houver atrasos nos portos e se forem cobradas taxas alfandegárias que não estavam previstas. Estes fatores são alheios à empresa de mudanças internacionais.

Este valor pode ser cobrado à hora ou até ao quilómetro no caso do transporte.

Concluindo…

Fazer mudanças, sejam internacionais ou não, causa sempre alguma ansiedade. E se nos esquecemos de algo? E se os nossos pertences se perdem pelo caminho? E se houver danos?

Planeie com antecedência e conforme as etapas aqui enumeradas e verá que este processo decorrerá sem preocupações e com toda a tranquilidade possível.

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Mais autores do Blog

Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário