Como fazer resumos?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Explicações |  14 abril 2023 |  
14 min. de leitura
como fazer resumos

O resumo é uma das melhores ferramentas de estudo, auxiliando os estudantes a memorizarem a matéria, ao passo que vão desenvolvendo as suas capacidades de escrita (tão útil para testes e exames).

Além de poder ser utilizado para todas as disciplinas, o resumo é muito versátil, podendo ser feito de várias formas, de acordo com as necessidades específicas dos alunos.

Ao selecionar apenas as partes importantes da matéria, e organizando-as de forma lógica, o estudante é capaz de entender melhor o encadeamento dos assuntos, além de ajudar muito na memorização.

O que é um resumo?

O resumo é um texto criado a partir de outro (ou outros), o qual reúne apenas as partes importantes deste último. Este é um recurso muito útil quando queremos entender um determinado assunto, ou quando necessitamos memorizar muita informação.

A prática do resumo envolve três ações distintas: leitura, análise e seleção do essencial. Assim, o aluno deve primeiro ler o texto original, fazer uma análise do conteúdo, e só depois selecionar e escrever a informação que necessita (apenas a essencial).

Como fazer bons resumos: regras básicas

Embora existam diferentes tipos de resumo (os quais veremos já de seguida), qualquer resumo deve seguir regras básicas para que seja eficaz e traga, de facto, benefícios.

Um dos erros mais comuns dos estudantes é fazerem cópias de partes do livro. Um resumo não deve ser, nunca, uma cópia. Antes, este deve criado a partir do livro, mas usando as suas próprias palavras.

O resumo não deve ser usado como o material base de estudo, mas sim como um apoio, um material de consulta, na medida em que já desenvolveu o seu próprio raciocínio acerca da matéria.

Outro erro muito comum é fazer resumos com demasiada informação. Recordamos que esta ferramenta serve de apoio ao estudo. Assim, quanto mais dados tiver no resumo, mais difícil será encontrar a informação que procura quando tiver de se recordar de algo.

Além disso, se escrever demais no resumo, vai ser incapaz de memorizar tudo. O nosso cérebro memoriza um limite de informação e, como tal, se colocar demasiado conteúdo no resumo, não vai assimilar todos os dados. Portanto, selecionar a informação essencial é um passo imprescindível para um bom resumo.

Tipos de resumo

Existem dois resumos com objetivos distintos, sendo que cada um deles tem diferentes tipos. Falamos, portanto, de resumos da matéria/informação, os quais têm como objetivo memorizar a matéria, e resumos de um texto/excerto (exercício muito pedido nos exames e testes de Português).

No que diz respeito aos resumos de um texto ou excerto, podemos distingui-lo em três tipos distintos:

Resumo indicativo

Tem como objetivo resumir as ideias principais e os factos importantes, sem mencionar exemplos que estejam no texto original. Geralmente, na escola, este é o tipo de resumo mais pedido.

Resumo informativo

O objetivo deste resumo é indicar as informações mais importantes do texto original, podendo incluir, ou não, dados quantitativos e/ou qualitativos presentes na obra. Este tipo de resumo é mais usado no meio universitário e académico.

Resumo crítico

Este tipo de resumo envolve uma análise crítica do leitor. Assim, além de resumir a informação do texto original, espera-se que o aluno acrescente as suas próprias opiniões sobre o autor/tema.

Leia também: Que métodos de estudo existem e quais são os mais eficazes?

Falemos agora dos resumos feitos quando queremos estudar para um teste. Embora a maior parte das pessoas assuma que o resumo é um bloco de texto único, a verdade é que existem vários tipos de resumo, sendo que cada um deles tem as suas características e benefícios específicos.

O resumo pode ter apenas imagens, pode ter apenas texto, assim como pode ser criado em forma de listas, diagramas, infográficos ou até mapas mentais.

Vale a pena dizer que cada pessoa tem uma forma de memorizar mais eficaz e alguns tipos de resumo mostram-se mais eficientes para uns do que para outros.

Os estudantes que têm uma memorização de leitura/escrita, vão tirar muito partido dos resumos em texto, listas e infográficos. Já aqueles que têm uma memorização visual vão tirar mais partido dos resumos em imagens e mapas mentais.

Veja agora cada um dos tipos de resumo em maior detalhe e aprenda a fazê-los.

Mapa mental

mapa mental

O mapa mental é um dos tipos de resumo mais eficaz, pois a sintetização é máxima. A ideia é ter um tema base, escrito no centro da folha, ramificando para as laterais com temas derivados do tema central. Destes últimos, ramificam-se outros temas e dados importantes.

Cada um dos itens deve conter apenas uma palavra indicativa do facto (no máximo três), e não um texto explicativo.

Como o mapa mental se limita ao tamanho de uma folha, o estudante deve esforçar-se para reter apenas os factos fundamentais, os quais vão explicar o tema central.

Resumo em texto

O resumo em texto é o mais familiar para o estudante. Este consiste em escrever um texto com as partes mais importantes da matéria.

Ao contrário do mapa mental, o resumo em texto deve explicar a matéria, mas usando as palavras do estudante e apenas com as informações essenciais.

Assim sendo, deve primeiro ler, tentar entender a matéria, e depois colocar numa folha as informações mais importantes, mas sempre seguindo o raciocínio que teve à medida que ia absorvendo a informação durante a leitura.

Resumo em imagens

Pessoas com memória visual vão favorecer-se muito com este tipo de resumo. Ele consiste em usar apenas imagens ilustrativas de um assunto, sendo que cada uma das imagens se refere a um tópico importante.

Da mesma forma que todos os outros tipos de resumo, antes deve ler muito bem a matéria, pensar sobre ela, assimilar a informação, e só depois escolher as imagens que vão transmitir as ideias fulcrais que tem de memorizar.

Resumo em listas

As listas são excelentes para organizar informação. Estas permitem utilizar mais do que uma palavra que defina um tópico, mas também não se transformam num bloco de texto.

Vai organizar a informação em diferentes itens, escrevendo uma ou duas frases explicativas. Pode também iniciar cada item com uma palavra central, seguida de uma breve explicação.

Infográficos

infográfico

Os infográficos aliam informação escrita com visual, favorecendo pessoas com memorização visual e de leitura/escrita.

Os textos dos infográficos são visualmente informativos e explicam a matéria, ao usarem-se imagens, hierarquias de informação, assim como outros elementos não verbais, como áudios e hiperligações importantes.

Passo a Passo: como fazer resumos eficientes para estudar?

Se quer fazer resumos eficientes, deverá seguir um passo a passo, independentemente do tipo de resumo que vai criar. Todos os tipos de resumo seguem as mesmas etapas, diversificando apenas na forma como a informação é escrita ou desenhada.

Assim, se quer fazer um bom resumo, siga os seguintes passos:

1 – Ler o conteúdo de forma crítica

O primeiro passo é ler o conteúdo que tem de estudar com um olhar crítico. A ideia não é memorizar a informação, mas entendê-la, pensar sobre ela, e só depois memorizá-la.

Nesse sentido, deve ler o texto com atenção, refletindo sobre cada tópico que vai abordando.

2 – Selecionar as partes mais importantes

Depois que leu e assimilou a informação, está capaz de perceber quais as partes da matéria que são realmente essenciais para que, de um ponto, se recorde de todo o raciocínio que fez ao estudar sobre um determinado assunto.

Uma forma eficiente de selecionar essa informação é sublinhando as partes que acha centrais. Poderá utilizar cores para definir, por exemplo, o tópico central e os tópicos adjacentes.

3 – Desenvolver o resumo com as suas próprias palavras

Agora que chegou a hora de colocar a informação no papel, use as suas próprias palavras/imagens para “explicar a si mesmo” a matéria. O ideal é que consiga fazer o resumo sem olhar para o livro, evitando copiar trechos inteiros de um assunto.

Experimente ler quatro ou cinco parágrafos (já depois da primeira leitura), fechar o livro e desenvolver o resumo a partir do que se lembra. Depois repita com o restante conteúdo que tem de estudar.

4 – Rever o resumo

Assim que estiver pronto, é a altura de rever o que criou. Além de ajudar a memorizar a informação, vai perceber que existe sempre a possibilidade de melhorar o conteúdo.

É normal que a informação, num primeiro momento, fique um pouco confusa, como um emaranhado de informações. Portanto, este passo consiste em tornar o seu resumo percetível e fácil de consultar.

Perceba também se existem informações que não são importantes e podem ser excluídas e se existem outras em falta que devem ser incluídas.

Como fazer resumos no Word?

Se quer fazer resumos no Word com o objetivo de memorizar uma determinada matéria, saiba que essa não é a melhor escolha. Na verdade, ao escrever à mão, memoriza muito mais facilmente. Nesse sentido, o nosso conselho é que opte, sempre que possível, por escrever numa folha de papel.

No entanto, se quer fazer resumos no Word, opte por usar bullet points para organizar a sua informação. Além disso, sublinhe e/ou coloque cores nas palavras centrais, pois facilitarão na consulta.

Se quiser, pode também realizar diagramas e criar infográficos no Word. Existem já modelos pré-feitos que vão facilitar no desenho.

Uma das maiores vantagens da utilização do Word é que pode adicionar facilmente imagens e hiperligações ao seu conteúdo.

Saiba ainda: 9 Benefícios de escrever à mão (faz melhor do que imagina)

Como fazer um bom resumo de texto? Passo a Passo

Se precisa fazer um resumo de um texto, livro, ou excerto, deverá ter em atenção alguns passos importantes para que tenha um bom resultado. Embora, à primeira vista, possa parecer simples, a verdade é que sintetizar informação não é assim tão fácil.

Veja aqui todas as etapas a seguir.

1 – Ler o texto com atenção

O primeiro passo é ler o texto original com atenção. Uma primeira leitura deve servir para se sentir familiarizado com o assunto/tema. Ler uma segunda vez vai ajudar a assimilar e entender melhor a informação.

Caso precise fazer o resumo de um livro, deve prestar muita atenção desde o início, uma vez que não vai querer ler uma segunda vez. Neste caso, vá tirando informações importantes, ou marque as páginas que acha relevantes para o seu resumo.

2 – Marque as ideias importantes do texto

Em cada parágrafo do texto/excerto, marque as principais ideias. Tenha bastante atenção nesta etapa para que o texto não fique muito grande. No caso do resumo de um livro, deverá marcar as informações importantes de cada capítulo.

3 – Escreva o texto

A partir das suas marcações, desenvolva o texto, organizando as principais ideias e escrevendo sempre de forma clara e coesa.

É importante que o seu texto seja compreensível. De nada vale ter um resumo muito curto se não entendemos o que lá está escrito. Assim, tenha atenção para que o seu resumo seja coerente e percetível a qualquer leitor.

4 – Reveja o resumo

Depois que o resumo está feito, faça uma revisão final. Perceba se todas as ideias principais estão no resumo e se ele é coerente.

Leia com olhares exteriores, ou seja, como se fosse alguém não familiarizado com o texto original. Um bom resumo é capaz de ser entendido por todos e a ideia é que qualquer pessoa, a partir do resumo, entenda o que se escreve no texto original.

5 – Cite a fonte

Embora esta não seja uma regra comum a todos os resumos pedidos, citar a fonte do resumo é parte importante. Assim, inclua o autor, o título da obra, as páginas/capítulos a que se referem o resumo, a editora e o ano de publicação.

O resumo é uma ferramenta fantástica de estudo e é, muitas vezes, um exercício pedido na escola. Nesse sentido, estar familiarizado com ele é essencial para ter bons resultados escolares.

Quer ajuda de um bom explicador? Encontre aqui

Siga todas as etapas que mencionámos ao longo do artigo e treine bastante para aprender a fazer um resumo. Lembre-se que a prática leva à perfeição.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário