Como limpar o colchão? Veja 6 ingredientes secretos

Susana Valente
Limpezas |  06 outubro 2022 |  
10 min. de leitura
Como limpar o colchão

Se anda às voltas com essa dor de cabeça de como limpar o colchão da sua cama, chegou ao sítio certo! Temos truques eficazes com quatro ingredientes que fazem maravilhas...

O sono é um momento essencial para a nossa saúde e manter a limpeza da roupa de cama faz parte das boas práticas para que isso aconteça sempre. Mas saber como limpar o colchão pode ser um bicho de sete cabeças!

Esta tarefa é uma das mais ingratas, e difíceis, no capítulo das limpezas domésticas. Até porque, muitas vezes, falamos de manchas antigas ou difíceis de tirar.

Por isso, vamos deixar-lhe algumas dicas para que este processo seja menos complicado, com resultados eficazes - e um sono mais tranquilo.

Vamos apresentar-lhe seis ingredientes secretos para uma limpeza perfeita! E o melhor é que são produtos fáceis de encontrar e que, muito provavelmente, já tem em sua casa. Confira a lista:

  • Bicarbonato de sódio

  • Água oxigenada

  • Álcool

  • Vinagre

  • Sal de mesa

  • Detergente de roupa.

Como limpar o colchão com bicarbonato?

O bicarbonato de sódio é um ingrediente mágico em qualquer cozinha, devido às suas múltiplas funcionalidades. Mas uma das maiores vantagens deste composto químico é a ajuda que dá nas limpezas.

Na hora de saber como limpar o colchão, lembre-se deste ingrediente secreto que ajuda a remover sujidades, a afastar bactérias e a eliminar os cheiros desagradáveis.

Assim, comece por aspirar muito bem o seu colchão para remover poeiras e bolores - não se esqueça de limpar as laterais.

Depois, polvilhe o bicarbonato de sódio sobre o colchão e espalhe-o por toda a superfície, esfregando com uma escova macia. Concentre-se nas costuras, para conseguir que o produto penetre melhor no tecido.

Espere entre 10 a 30 minutos, conforme o grau de sujidade, para que os compostos químicos atuem.

Volte a aspirar para retirar humidades e resíduos e terá o seu colchão como novo para um sono tranquilo.

O melhor desta solução é que é uma limpeza a seco, o que lhe facilita a vida, pois não precisa de esperar que o colchão seque.

Bicarbonato de sódio e água oxigenada para casos mais difíceis

Se o grau de sujidade for maior, ou o bicarbonato de sódio não funcionar por si só, pode acrescentar água oxigenada à tarefa.

Neste caso, pode misturar 10 volumes de água oxigenada com 4 colheres de bicarbonato, juntando ainda algum detergente líquido da roupa. Misture bem esta solução e aplique-a sobre o colchão, espalhando-a bem.

Após essa fase, deve deixar secar. Quando o colchão estiver seco, aspire e passe um pano húmido. O resultado deverá ser bem limpinho!

Com vinagre e álcool

O vinagre e o álcool são outros ingredientes ideais para limpar o seu colchão.

No caso do vinagre, é excelente para tirar maus cheiros, embora depois fique a sentir o seu odor durante algum tempo.

Para evitar um odor demasiado forte, use antes vinagre de álcool branco que é mais suave. Em alternativa, também apostar antes no sumo de limão.

Se misturar o vinagre e o álcool, terá uma solução mais poderosa para atacar as nódoas difíceis que mancham o seu colchão.

Pode ainda acrescentar o bicarbonato de sódio a esta mistura, para a tornar ainda mais potente - e em situações realmente complicadas.

Como limpar o colchão com manchas?

Há vários tipos de manchas que podem sujar o seu colchão, umas mais difíceis de tirar do que outras. Mas para todas pode haver uma solução.

Em primeiro lugar, surge o mofo como um dos tipos de manchas mais comuns. Neste caso, a limpeza pode não ser complicada e, conforme o grau da humidade, pode bastar um pano molhado com detergente para o retirar.

O grande segredo para cuidar de um colchão com mofo é estendê-lo ao sol, depois de limpo, para secar muito bem.

No caso de manchas de vinho, o álcool e o vinagre são boas soluções. Misture um ou outro com água e passe pelas nódoas, deixando atuar por algum tempo.

Já o sangue seco pode ser removido com água oxigenada misturada com detergente líquido, ou até mesmo com sabonete, e sal de mesa. Deve espalhar a mistura sobre a mancha, deixando-a secar.

Só depois, retire os resíduos. De seguida, passe um pano branco molhado em água oxigenada, esfregando com cuidado, até que a mancha saia.

Como limpar o colchão com urina?

As manchas secas de urina são bem difíceis de remover - mães e pais por aí sabem bem do que estou a falar! Mas nada é impossível nesta vida - ou quase nada.

Uma mistura com bicarbonato de sódio e água oxigenada, acrescentando algumas gotas de detergente líquido, pode ser eficaz contra nódoas de urina no seu colchão.

Aplique a mistura no sítio das manchas e deixe atuar. Remova depois com um pano húmido.

Após secar, se a mancha persistir, misture três colheres de detergente em pó seco com uma colher de água e faça uma espuma seca. Aplique essa espuma sobre a mancha, deixando atuar durante cerca de 30 minutos.

A seguir, raspe a mistura seca com uma espátula, ou uma colher, e passe um pano branco molhado em água oxigenada sobre o local da nódoa. Isso ajudará a limpar a área.

Qual a importância de limpar o colchão?

Você sabe, certamente, que ácaros e outros bichos minúsculos podem fazer casa no seu colchão. Por isso, é tão essencial saber como limpar o colchão corretamente.

A humidade é um dos maiores inimigos de um colchão, não só porque propicia o aparecimento desses bichos, mas também porque ajuda a degradá-lo.

Veja que, todos os dias, se acumulam fluidos corporais na sua cama. Mas, além do suor, do sangue e da urina que o podem manchar, o seu colchão também acumula mofo e bolor, bem como a sujidade que paira no ar e os óleos e cremes hidratantes que usa diariamente.

Mesmo que tome banho todos os dias, e que a sua roupa de cama esteja bem limpinha, tudo isso pode chegar ao seu sofá através dos tecidos.

Portanto, aprenda como limpar o colchão de forma adequada, ou contrate quem o saiba fazer.

Pelo menos uma vez por ano, é fundamental fazer uma limpeza cuidada - e idealmente profissional - ao colchão. É uma questão de saúde, mas também de prolongar a vida do seu colchão.

Encontre aqui o serviço de limpezas ideal

Nem só como limpar o colchão é importante: 5 dicas de proteção

Além da limpeza, há cuidados que você deve ter com o seu colchão, para evitar que se estrague e que se suje. Assim, vamos deixar-lhe cinco dicas fundamentais para o preservar por mais tempo.

1. Evite deixar o colchão húmido

A humidade é a maior amiga dos ácaros! Por isso, tente manter o seu colchão protegido da humidade, para evitar essa visita inconveniente.

Mas um colchão húmido também é mais propenso a criar mofo e a desenvolver fungos.

Deste modo, é importante criar condições para afastar a humidade do seu colchão, por exemplo, deixando secar muito bem antes de colocar os lençóis.

2. Use uma capa protetora antialérgica

O uso de uma capa protetora é fundamental para afastar as manchas do seu colchão. Existem, atualmente, versões antialérgicas que são ideais para as pessoas mais sensíveis.

Contudo, lembre-se de trocar estas proteções com regularidade. Muitas pessoas acabam por se esquecer disso, o que também ajuda a disseminar ácaros e outros inimigos do seu colchão.

3. Areje o colchão ao sol

Estender o seu colchão ao sol é um truque muito básico e eficiente para a sua proteção.

Aproveite o verão e a primavera para lhe dar uns bons "banhos de sol", deixando-o a secar.

4. Vire o colchão regularmente

Outra solução de proteção que é bem simples passa por virar o colchão de forma regular. Assim, vai evitar que o peso do seu corpo o deforme, o que pode vir a causar-lhe problemas de costas.

É uma dica de saúde física, mas também mental, pois se sentir dores nas suas costas, não conseguirá ter um sono tranquilo.

5. Siga as recomendações do fabricante

É importante que tenha o cuidado de consultar as indicações do fabricante quanto aos cuidados a ter com o seu colchão. Essa leitura é uma questão de "respeito" pelo tempo de vida deste objeto tão importante na sua vida.

Alguns fabricantes incluem dicas de como limpar o colchão, o que pode ser uma grande ajuda quando precisar - para ter sempre um sono descansado!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário