Como limpar os filtros do ar condicionado?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  28 fevereiro 2023 |  
7 min. de leitura
Como limpar os filtros do ar condicionado?

Quando se quer um equipamento que seja útil tanto para os dias de frio, como para os dias de calor, o ar condicionado é a melhor opção. No entanto, para que este funcione sempre na perfeição, é importante saber como limpar os filtros do ar condicionado.

O ar condicionado é um aparelho muito útil durante todo o ano. Além de aquecer e arrefecer o ambiente, ele também pode ser usado para ventilar o ar (sem alterar a temperatura ambiente) e para desumidificar o ambiente.

Portanto, no que toca a climatizar a nossa casa, este é o equipamento de eleição. Afinal de contas, se podemos ter tudo num único equipamento, por que razão haveríamos de comprar quatro equipamentos diferentes?

Apesar da grande comodidade deste aparelho, ele requer alguma manutenção, especialmente no que toca aos filtros. Para que o ar condicionado funcione corretamente, ter o filtro limpo é indispensável, até porque é ele que filtra o pó e outras partículas do ar e as mantém longe do motor.

Veja aqui como limpar os filtros do ar condicionado e com que frequência o deve fazer para ter o seu equipamento sempre impecável.

Como limpar os filtros do ar condicionado?

Os filtros do ar condicionado são essenciais para o bom funcionamento deste aparelho. À medida que eles filtram as partículas do ar, vão acumulando sujidade e, em dada altura, é necessário proceder à sua limpeza.

Ao acumular a sujidade nos filtros, o funcionamento do ar condicionado fica comprometido, uma vez que ele precisa de mais força para climatizar a habitação (traduzindo-se num custo energético mais alto e num sobreaquecimento do aparelho) e acaba por espalhar as partículas de sujidade pelo ar (prejudicando a qualidade do ar e potencialmente provocando doenças como asma e bronquite, por exemplo).

Sendo assim, a limpeza do equipamento mostra-se muito importante e deve constar no seu cronograma de limpeza doméstica anual.  

Precisa de ajuda na limpeza da sua casa?
Encontre profissionais de limpeza doméstica aqui

Mas como fazer a correta limpeza do ar condicionado? Siga os passos seguintes:

1 – Desligue o ar condicionado

Para realizar qualquer procedimento em equipamentos elétricos, o primeiro passo é desligá-los. Desta forma garante a sua segurança, uma vez que, com eles ligados, corre sempre o risco de uma descarga elétrica.

Se o ar condicionado estiver ligado a uma tomada, basta retirar a ficha. No entanto, caso esteja ligado ao circuito elétrico da casa, tem de desligar o disjuntor no quadro elétrico que diz respeito ao aparelho.

Geralmente os disjuntores estão bem identificados para ser fácil desligar apenas aquele que precisa. Mas, se não tiver nenhuma indicação no quadro, faça testes para perceber qual o disjuntor que pertence ao ar condicionado. Desligue um a um, até que o ar condicionado deixe de funcionar.

2 – Retire e limpe o painel frontal

Com o ar condicionado desligado, retire o painel da frente. Na maior parte dos aparelhos, basta destrancar o painel e puxá-lo (vai ouvir um som de bloqueio). No entanto, alguns equipamentos têm parafusos no painel frontal. Nesse caso, desaperte os parafusos para retirar o painel.

Depois limpe-o usando um pano seco. Se a sujidade for muita e não sair bem com um pano seco, passe por água morna.

3 – Retire e limpe o filtro

Ao retirar o painel frontal do ar condicionado vai ver com facilidade o filtro. É importante perceber se basta limpar apenas o filtro, ou se precisa de substituir por um novo.

Caso o seu ar condicionado for de filtros reutilizáveis, poderá limpá-los com um aspirador ou uma escova.

Se estiver muito sujo e não conseguir retirar toda a sujidade com o aspirador, pode lavá-lo com água morna (tenha atenção para limpar sempre em direção contrária à entrada de ar). Nunca use produtos químicos para limpar os filtros, pois estes danificam o seu aparelho.

Antes de voltar a colocar os filtros, deixe que eles sequem muito bem e volte a colocá-los no aparelho.

Se o seu ar condicionado tiver filtros descartáveis, basta trocá-los por novos.

4 – Volte a montar o aparelho

Assim que os filtros estiverem limpos e colocados no sítio, basta colocar o painel frontal e voltar a ligá-lo à corrente elétrica. O seu ar condicionado estará pronto a ser usado novamente.

Nota: Alguns modelos de ar condicionado requerem alguns cuidados extra. Nesse sentido, leia sempre o livro de instruções que veio com o seu equipamento.

Com que frequência deve limpar o filtro do ar condicionado?

Agora que já sabe como limpar os filtros do ar condicionado, deve estabelecer uma rotina de limpeza para os mesmos, evitando que estes fiquem demasiado sujos.

Não existe uma regra que atenda a todas as pessoas, uma vez que a frequência de limpeza dos filtros deste aparelho depende muito do tempo de funcionamento deste e da atmosfera. No entanto, podemos dizer que, regra geral, deve limpar os filtros do ar condicionado duas vezes por ano (no início do verão e no final do outono).

Caso sinta que a refrigeração ou aquecimento da sua casa com o ar condicionado está mais lenta, ou não tem o mesmo nível de eficiência, proceda à limpeza do filtro, pois é provável que já esteja muito sujo.

Também é possível sentir na sua fatura da luz se os filtros precisam de ser limpos, uma vez que quando estes estão muito sujos requerem maior força para funcionar e, portanto, têm um gasto energético maior. Assim, se perceber que está a gastar mais de eletricidade, faça uma limpeza aos filtros.

Siga o nosso passo a passo sobre como limpar os filtros do ar condicionado e tenha a garantia de qualidade de ar dentro de casa e uma boa eficiência deste equipamento.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário