Como limpar prata? Conheça truques caseiros que funcionam

Susana Valente
Limpezas |  20 outubro 2022 |  
11 min. de leitura
Como limpar prata

Saber como limpar prata parece-lhe, neste momento, a fórmula mágica para a sua felicidade? Está no sítio certo para encontrar truques caseiros que funcionam mesmo.

Os objetos em prata tendem a ir perdendo o brilho com o tempo, e até podem oxidar ou ficar manchados. O contacto entre a prata e o enxofre que existe no ar acaba por levar ao seu desgaste, o que lhes tira a graça toda.

Mas até alguns alimentos podem influenciar esse desgaste nas pratas utilizadas na cozinha e na sala de jantar. No caso das joias de prata, acabam por ser danificadas pelo contacto com perfumes e cosméticos diversos, e até pelo óleo da pele.

Assim, pode ser um verdadeiro desafio saber como limpar prata, um dos metais preciosos mais nobres, juntamente com o ouro e a platina.

Contudo, antes de deitar mãos à obra, entenda que a prata é uma liga, o que significa que é misturada com outros metais, nomeadamente cobre, para ser estável. Assim, as manchas e descolorações que aparecem na prata resultam de uma reação química desses metais com os elementos que pairam no ambiente.

Os principais fatores que contribuem para as manchas e o desgaste da prata são:

  • Níveis de humidade do ambiente (quanto maior a humidade, mais rápido o desgaste)
  • Contacto com produtos químicos (por exemplo, cremes de mãos ou sprays de cabelo).

Precisa de ajuda profissional? Procure aqui

Mas como limpar prata afinal?

Saber como limpar prata, removendo manchas e polindo para recuperar o brilho, não é um "bicho-de-sete-cabeças", embora lhe possa parecer nesta altura.

Na verdade, existem algumas soluções caseiras que pode usar para que os seus objetos em prata voltem a ter a aparência luxuosa e brilhante que merecem.

Veja, de seguida, alguns dos materiais que pode usar - e só precisa de os procurar nos armários aí de casa...

Desinfetante para as mãos

É ideal para anéis ou brincos, ou outras joias. Deve deitar o desinfetante num lenço de papel e esfregar a joia com suavidade.

Não o use em joias com pedras minerais incrustadas, pois podem ficar danificadas.

Pasta dentífrica

É uma solução clássica! Deve usar pasta dentífrica sem gel e não abrasiva, colocando uma pequena quantidade num pano macio ou num lenço de papel.

Esfregue as joias ou talheres de prata com a mistura, em movimentos circulares, o que limpará a mancha, polindo o material. Deixe a descansar por uns cinco minutos e retire a pasta dentífrica com água.

Refrigerante de limão

Coloque o refrigerante de limão num recipiente e mergulhe lá dentro a joia ou o talher. Deve deixar "de molho" durante cerca de uma hora.

Depois, retire a prata e lave-a com bastante água. Seque com um papel ou um pano macio.

Mas veja que só funciona com objetos de prata pouco manchados.

Bicarbonato de Sódio

Para manchas acumuladas e difíceis de remover, prepare uma mistura com bicarbonato de sódio e água morna. Aplique nos objetos, nas zonas manchadas, com um pano húmido e deixe descansar por 2 a 3 minutos.

Depois, esfregue com um pano, mas com cuidado, para não provocar arranhões. Pode usar uma escova de dentes em peças mais trabalhadas, com muitos detalhes.

Enxague com água fria e seque antes de passar o lustre para polir a prata.

Papel de alumínio e detergente líquido para a roupa

Esta é uma solução ideal para limpar talheres e joias de prata com pequenas manchas. Deve forrar um recipiente (uma tigela, por exemplo) com papel de alumínio e depois enchê-la com água quente. Junte uma colher de sopa de detergente líquido para a roupa e mexa, dissolvendo-o.

Coloque os objetos de prata dentro da mistura e deixe "de molho" durante um minuto.

Depois retire os objetos com pinças de cozinha e lave com água morna. Pouse sobre um pouco de papel de cozinha para secarem.

Farinha de milho

Este ingrediente é ideal para prata que perdeu o brilho. Assim, prepare uma pasta com farinha de milho e água, aplicando-o no objeto a restaurar. Deixe secar por completo e esfregue com um pano, polindo a superfície e recuperando o seu brilho.

Detergente para limpeza de janelas

Este produto é ótimo para recuperar o brilho de itens de prata, mas também para remover sujidades. Deve borrifar o objeto a tratar com o detergente para limpeza de janelas e use uma escova de dentes para esfregar com cuidado.

Tenha cuidado para não usar este produto em pratas antigas, por exemplo, talheres, castiçais e joias, pois podem ser mais frágeis e ficar danificadas. Para limpar este tipo de objetos, é melhor procurar um produto especializado.

Como limpar fios de prata?

Para limpar fios de prata sem recorrer a produtos químicos, misture bicarbonato de sódio, água a ferver e sal. Depois forre um recipiente resistente e fundo com papel de alumínio, colocando o lado brilhante para cima.

Verta a mistura de água, sal e bicarbonato para o recipiente forrado e mergulhe os fios de prata, deixando-os totalmente submersos. É importante que os fios toquem na folha de alumínio para que a receita funcione.

Deixe repousar por algum tempo na mistura e depois, retire, passando por água corrente da torneira. Finalmente, lustre os fios de prata com papel de cozinha.

Caso persistam algumas manchas mais teimosas, pode repetir o processo.

Um truque para impedir que as joias fiquem muito brilhantes, para quem prefere uma estética mais fosca, é usar esfregões de cozinha que ajudam a remover as manchas da prata e ainda a deixam com um bonito acabamento acetinado.

Como limpar prata oxidada?

A oxidação da prata pode ocorrer por vários motivos, seja por as peças estarem fechadas durante muito tempo em caixas ou por estarem em contacto com algum produto químico - o cloro é um dos suspeitos do costume!

Mas o escurecimento da prata também pode dar-se devido ao contacto com o enxofre, ou sulfeto de hidrogénio, que existe no ar. Havendo esse contacto, ocorre uma reação química que leva à formação de uma camada preta ou mais escurecida.

Independentemente das causas, as joias de prata oxidadas, sobretudo as mais antigas, requerem especial atenção. É preciso ter muito cuidado na sua limpeza para não causar danos irreparáveis em termos de estética e de brilho.

Existem produtos de limpeza específicos para prata oxidada, mas alguns podem acabar por danificar as suas características e detalhes mais apelativos.

Assim, pode recorrer a uma mistura tão simples como água e sabão neutro, esfregando-a suavemente na joia com os dedos. Depois, seque com um pano macio e não abrasivo.

Se esta solução não funcionar, pode usar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água, esfregando-a nas joias. Enxague com água morna e seque com um pano macio.

Em qualquer caso, pode usar panos de polimento que existem à venda para garantir um acabamento mais bonito.

Limpar anel de prata

Neste caso, pode usar vinagre misturado com bicarbonato de sódio e água morna. Deixe o anel de prata nesta mistura e enxague com água fria, deixando a secar ao ar.

Pode também misturar um detergente neutro com água morna num recipiente, criando espuma. Depois, use uma escova de dentes para esfregar as manchas nas fendas do anel. A seguir, lave a peça com água morna e seque-a com um pano macio.

Como remover arranhões da prata

No caso de os seus objetos terem arranhões feios, pode usar um pano de polimento específico para prata. Há várias marcas à venda, até nos hipermercados.

Estes panos removem as manchas e limpam as pratas, lustrando as suas superfícies. Nesse sentido, deve fazer movimentos circulares até notar as melhorias desejadas.

Evite manchas com armazenamento adequado

Para evitar as chatices da limpeza, tem de cuidar adequadamente das suas pratas. Isso passa por as guardar em locais adequados, sem humidade e sem contacto com elementos químicos externos. Assim, opte por caixas forradas ou de madeira.

Mas também pode usar um pequeno truque para não ter mais problemas! Coloque um pequeno pedaço de giz no local onde guarda os seus preciosos objetos. O giz vai absorver a humidade, afastando-a da prata. Uma alternativa ao giz são pacotes de sílica gel.

Quando consultar um especialista para limpar prata

Há situações em que os remédios e truques caseiros aqui apresentados simplesmente não funcionam - ou não são boa ideia!

Um dos exemplos é quando a prata tem um tom esverdeado. Pode ser um sinal de corrosão que exige um tratamento com químicos profissionais.

Além disso, as peças de prata de design, ou vintage, podem também necessitar de cuidados de quem percebe mais do assunto. Afinal, não quer correr o risco de causar danos irreparáveis na hora de limpar a prata que tanto adora!

Encontre aqui serviços de limpeza

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário