Como localizar cães com chip? Siga estas dicas

Susana Valente
Pet sitting |  09 abril 2024 |  
7 min. de leitura
Cão preto e castanho com olhar triste na floresta, perdido, pode encontrar o dono porque se pode localizar cães com chip.

A possibilidade de localizar cães com chip é muito importante para garantir a segurança dos nossos animais de estimação.

É uma aflição quando o nosso patudo se perde ou foge. Ficamos de coração apertado e até meio desorientados, muitas vezes sem saber o que fazer.

Mas, agora, já existe este mecanismo da “microchipagem” que pode ajudar a reunir cães perdidos com os seus donos, permitindo localizar cães com chip.

Afinal, como é que isso se faz? É o que vamos ver já de seguida...

Dicas para localizar cães com chip

Muitas pessoas não sabem como localizar cães com chip e o processo pode não ser assim tão fácil. É importante ter em conta que o microchip não tem GPS e, portanto, não permite a geolocalização direta do animal.

Assim, o processo depende quase sempre da boa vontade de quem encontrar o cão perdido.

Perante uma situação destas, deve levar-se o animal a uma clínica veterinária ou a um centro de recolha oficial, onde o número do microchip poderá ser lido. Dessa forma, será possível chegar ao seu dono.

A eficácia da localização de um cão com chip está, portanto, dependente do acesso a um leitor de microchip. Habitualmente, só as entidades oficiais possuem este tipo de equipamento que permite verificar o número do chip.

Em todo o caso, sempre é uma esperança para os momentos de aflição quando o nosso patudo desaparece.

Mas para que o processo seja eficaz, é necessário que o dono do animal tenha sempre os seus dados de contacto atualizados no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC).

O que é um microchip?

Um microchip é um dispositivo eletrónico que contém um número de identificação único, composto por 15 dígitos numéricos, que é registado numa base de dados nacional administrada pelo SIAC.

Este dispositivo é implantado debaixo da pele do animal de companhia, precisamente para poder ser identificado.

Como já sublinhámos antes, o microchip não tem GPS e, portanto, não tem capacidade de geolocalização. Trata-se apenas de uma forma de facilitar a identificação do animal e pode, assim, ser muito útil para localizar um cão perdido.

Leia também: 12 Alimentos que os cães não podem comer

O que diz a lei?

A legislação que existe em Portugal obriga ao registo de animais domésticos, incluindo de cães, gatos e furões, que são, assim, inseridos na base de dados do SIAC.

Esta é uma plataforma digital criada com o intuito de promover a identificação dos animais de estimação, através da colocação de um microchip.

Trata-se de uma forma de estabelecer a ligação direta entre um animal e o seu dono, mas também é uma maneira de regular as obrigações legais, sanitárias e de bem-estar animal.

O registo no SIAC deve ser feito até 120 dias, ou seja, quatro meses, após o nascimento do animal nos casos em que estes tenham nascido após 25 de outubro de 2019. Há prazos específicos para os outros casos.

A obrigatoriedade de registo também se aplica aos animais de companhia que entrem em território nacional provenientes de um Estado-membro da União Europeia, ou de um país terceiro, e que fiquem em Portugal por período igual ou superior a 120 dias.

Além do registo, também precisa de obter uma licença anual na Junta de Freguesia ou na Câmara Municipal da sua área de residência.

Estas normas legais têm como objetivo combater o abandono animal, promover a responsabilidade dos donos e facilitar a localização de animais perdidos.

Como registar um cão?

Para registar o seu cão no SIAC, deve, antes de mais, levá-lo a um médico veterinário, ou ao canil municipal, para colocação de um microchip. O procedimento é rápido e quase indolor, portanto, não precisa de se preocupar.

Nesse momento, o próprio veterinário registará o seu patudo no SIAC. Para isso, deve fornecer informações sobre si e sobre o animal, nomeadamente a sua morada e contacto telefónico.

Depois disso, vai receber o Documento de Identificação de Animal de Companhia (DIAC) que pode ser em formato físico ou digital. É o Cartão de Cidadão do seu cão e deve fazer-se acompanhar sempre dele quando o levar ao veterinário, ou às vacinas.

Não se esqueça de atualizar os seus dados no SIAC caso haja alguma alteração de morada ou de número de telefone.

Cão castanho claro abandonado no meio da rua, entre muros de casas, pode encontrar o dono porque se pode localizar cães com chip.

Localizar cães com chip no site do SIAC

É possível localizar cães com chip na página do SIAC, usando o número de 15 dígitos do microchip. Mas isto só funciona se a plataforma tiver já a indicação, ou qualquer informação, sobre o seu animal.

Há uma secção do site do SIAC dedicada a animais desaparecidos e encontrados. Nesta página, pode encontrar uma lista de animais perdidos. Só precisa de inserir o número do chip do seu cão e verificar se confere com algum dos patudos da lista.

O SIAC também incentiva as pessoas que encontrem animais abandonados a reportarem a situação, nomeadamente preenchendo um formulário no site para os acrescentarem à lista. O ideal é incluir sempre uma fotografia do animal para que a identificação seja mais fácil.

Estas dicas são uma boa ajuda para localizar cães com chip. Mas não se esqueça de manter os seus dados atualizados no registo do animal no SIAC. Afinal, vai querer chegar ao seu patudo o mais depressa possível se este se perder.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário