Estatuto do Cuidador Informal alargado: conheça as novas regras

Susana Valente
Apoio domiciliário |  20 junho 2023 |  
2 min. de leitura
Mão de mulher com Estatuto do Cuidador Informal a segurar pulso de idoso que tem uma bola amarela na mão.

Foi aprovada uma proposta de alteração à lei do Estatuto do Cuidador Informal que permite alargar este apoio a familiares que não vivam com a pessoa que precisa de apoio, e a não familiares que vivam com ela.

A alteração foi aprovada no Parlamento, na discussão na generalidade.

Com as novas regras, o Estatuto do Cuidador Informal passa a abranger os familiares que não morem na mesma casa da pessoa que precise de ajuda, mas também não familiares que residam com ela.

Precisa de um cuidador? Encontre aqui

Atualmente, este Estatuto aplica-se a familiares que morem na mesma casa em que reside a pessoa cuidada. Têm ainda de cuidar dela de forma permanente e não podem estar a receber "qualquer remuneração de atividade profissional ou pelos cuidados" prestados.

Com o alargamento deste Estatuto, mais pessoas podem, assim, dedicar-se a cuidar de quem precisa, nomeadamente dos idosos que tendem a necessitar de atenção redobrada com o avançar da idade.

Um filho poderá, portanto, cuidar de um pai, ou de uma mãe, mesmo que não viva na mesma residência. A medida aplica-se a parentes até ao quarto grau da pessoa cuidada.

Além disso, um companheiro, um amigo ou um vizinho, pode cuidar do idoso, desde que viva com ele.

A alteração à lei foi aprovada na generalidade e, agora, será preciso definir as regras específicas em que será aplicada na discussão na especialidade, no Parlamento. Nessa altura, ficarão definidos os critérios de acesso.

Só depois de tudo isso é que se saberá em que data entrará em vigor a nova lei do Estatuto do Cuidador Informal.

Leia mais: Descanso do cuidador - saiba como evitar o burnout

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário