Feng Shui da casa: 7 regras para harmonizar o seu espaço

Nair Dos Santos
Limpezas |  17 novembro 2022 |  
9 min. de leitura
pedras zen em equilíbrio representando o Feng Shui da casa

Seja em estabelecimentos comerciais, escritórios ou em casa, o Feng Shui é uma técnica milenar que contribui para tornar mais saudável o ambiente de qualquer espaço, aumentando o bem-estar transmitido aos indivíduos. Descubra, neste artigo, tudo o que precisa de saber para melhorar o Feng Shui da sua casa.

Cada vez mais, vivemos dentro de casa, no íntimo do nosso espaço e da nossa privacidade. Com o advento da pandemia em 2020, as nossas redes sociais ficaram repletas de dicas de organização e surgiu uma maior consciência para a importância de nos sentirmos bem na nossa casa.

Entre as inúmeras formas que existem de promover o aumento do bem-estar em casa conta-se o Feng Shui. Existem profissionais especializados nesta arte (e que são, muitas vezes, organizadores profissionais), que estudam a sua casa e organizam-na consoante as melhores práticas.

Contudo, se o que procura é começar a tomar conhecimento dos princípios subjacentes, vamos ensinar-lhe a aplicar as melhores práticas desta técnica, de forma simples e objetiva.

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui (cuja tradução para português é “Vento e Água”) consiste numa arte chinesa antiga destinada a gerar maior harmonia entre os indivíduos e os espaços, materializando-se através de um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, promovem o bem-estar, a saúde e a prosperidade dos seus ocupantes.

Regras de ouro do Feng Shui

As regras de ouro do Feng Shui dizem respeito às principais orientações desta técnica.

Independentemente do espaço e da divisão a que se aplica, existe um conjunto de preceitos fundamentais.

Ora vejamos.

1 - Ter plantas

Pelo facto de produzirem uma aproximação do ser humano à natureza, as maiores aliadas do Feng Shui são as plantas. Além disso, estas purificam o ar e trazem cor a qualquer ambiente.

plantas-em-casa

Porém, nem todas as plantas são adequadas para o efeito. É de evitar flores secas e catos, por exemplo, uma vez que não trazem vitalidade. Garanta ainda que as plantas ou flores se encontram em bom estado de saúde.

Aproveite para ler também: Como regar plantas? Truques para mantê-las bonitas e saudáveis

2 - Posicionar os móveis corretamente

Um dos principais “mandamentos” do Feng Shui diz respeito à posição de camas, sofás e secretárias: estes devem estar posicionados de frente para a porta principal e encostados a paredes sem janelas, de forma a garantir uma visão abrangente do espaço e, por consequência, aumentar a sensação de segurança de quem se encontra nessa divisão.

3 - Escolher um esquema de cores adequado

Consoante o Feng Shui, os quartos devem ser decorados com cores claras, que se encontram associadas a relaxamento e tranquilidade.  

E por tons suaves não se entende necessariamente que deva ser branco ou bege, por exemplo. Verdes e azuis claros são ótimas cores para quartos. Também o lilás e o rosa são adequados para estas divisões, por representarem o romantismo.

Quanto mais pequeno for o espaço, mais se deve evitar pintar as paredes com tons escuros.

Por estar associado a estabilidade e riqueza, o amarelo, por exemplo, é indicado para escritórios e salas de estudo.

Cores como o vermelho, que estão associadas a energia e paixão, devem ser usadas moderadamente e apenas em alguns detalhes decorativos.

Por se encontrar associado a limpeza, o branco é indicado particularmente para cozinhas e casas de banho.

Uma das cores muito recomendadas pelo Feng Shui é também o cinzento, por se encontrar no equilíbrio entre os opostos, branco e preto.

4 – Arrumação e minimalismo

Caos e desordem não combinam com Feng Shui. Por isso, organização e arrumação são grandes aliadas desta técnica.

Precisa de um Personal Organizer?
Encontre aqui

Para manter a casa em ordem, recorra a caixas e divisórias que permitam manter todos os objetos no seu devido lugar.

Evite acumular objetos desnecessários e reserve tempo para deitar fora ou doar o que não precisa, bem como para arranjar o que está partido. De acordo com a filosofia do Feng Shui, objetos ou móveis estragados transmitem uma sensação de estagnação.

casa-minimalista

5 - Iluminar bem a casa 

A iluminação é extremamente importante. Aproveite o máximo possível de luz natural e onde houver menos luz, reforce com iluminação artificial (através de candeeiros de mesa, por exemplo), evitando-se, assim, que tenha zonas escuras em casa.

6 – Entrar pela porta principal

As pessoas que vivem em moradias têm, muitas vezes, mais do que uma porta de acesso, podendo acostumar-se a entrar pelas traseiras, por exemplo. O mesmo acontece a quem vive num apartamento e tem garagem dentro do prédio.

Uma das principais diretrizes do Feng Shui é a de que deve entrar em casa pela porta principal, porque, consoante esta filosofia, a porta é a “boca do chi”: é por esta que a casa vai ser nutrida com o estado de espírito de quem entra.

7 – Use espelhos estrategicamente

De acordo com os princípios orientadores do Feng Shui, os espelhos servem para “corrigir energias”.

Na secção seguinte deste artigo, relativa à aplicação prática do Feng Shui na sua casa, vai perceber como e em que divisões deve colocar esta peça.

Feng Shui da casa: como colocar em prática?

Hall de entrada

Desde logo, não se deve obstruir a passagem no hall de entrada. Este deve ser um espaço a partir do qual se consegue circular muito facilmente da rua para o resto da casa.

Coloque um espelho no hall de entrada, ao lado da porta (sendo esta uma forma de ampliar visualmente este espaço).

hall-de-entrada-com-espelho-do-lado-esquerdo

Feng Shui quarto

Regra de ouro desta divisão: a cama deve estar no centro do quarto e encostada a uma parede sem janelas ou portas.

Evite que os pés da cama fiquem diretamente voltados para a porta do quarto. Garanta que a sua cama tem uma cabeceira, pois, de acordo com os princípios do Feng Shui, este elemento simboliza segurança.

Evite ter secretárias, material de trabalho e aparelhos eletrónicos no quarto. Esta divisão da casa é a mais associada ao descanso e, como tal, deve estar liberta deste tipo de objetos.

Da mesma forma, embora não seja desaconselhado ter espelhos no quarto, deve evitar tê-los a refletirem a cama, uma vez que isso pode causar insónias.

Se há palavra de ordem no Feng Shui é “harmonia”. E esta aplica-se em coisas tão simples como a importância de ter duas mesas de cabeceira iguais, colocadas de cada lado da cama.

Embora algumas pessoas prefiram não ter cortinados, estes são uma forma de tornar qualquer espaço mais acolhedor, especialmente em quartos.

Descubra: Como lavar cortinados sem estragar?

Evite ter móveis ou prateleiras por cima da cama, uma vez que a presença de objetos pesados sobre a cabeça gera ansiedade, para além dos riscos que pode acarretar se forem mal instalados.

Se o seu quarto é suite, deixe sempre a porta da casa de banho fechada.

quarto-com-janela-ao-lado-da-cama-feng-shui-quarto

Feng Shui sala

Quanto à posição dos móveis na sala de estar/jantar, o Feng Shui indica que sofás, poltronas e cadeirões devem ficar de frente para a porta e, sempre que possível, dispostos em “U” ou em “L”, o que transmite uma sensação de aconchego e permite que todos os ocupantes do espaço comuniquem facilmente entre si.

Feng Shui cozinha

Sabia que o fogão é o eletrodoméstico que, por excelência, representa prosperidade em casa? Por isso, este aparelho deve estar sempre em pleno funcionamento, limpo e em bom estado de conservação.

Mantenha sempre os armários da cozinha bem arrumados e evite ter produtos fora de validade no frigorífico.

Deite fora tudo o que sejam recipientes partidos e/ou sem tampa e não deixe à vista tudo o que sejam tesouras ou facas, pois estes objetos remetem para uma sensação de perigo.

Casa de banho

No WC, certifique-se de que o tampo da sanita está sempre para baixo. Se possível, coloque tampas nos ralos. Tente ainda manter a porta da casa de banho sempre fechada.

Mesmo que não consiga aplicar todos estes princípios de uma vez, pode ir trabalhando no Feng Shui da sua casa gradualmente, transformando-a num espaço agradável para si, para os seus e para quem visita.

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Mais autores do Blog

Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário