Que tipos de fisioterapia existem e para que servem?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  10 maio 2023 |  
7 min. de leitura
Sessão de fisioterapia com mulher a colocar fitas azuis nas costas de paciente sentada em cima de maca.

A fisioterapia é uma área muito abrangente e requer especialização por parte dos profissionais de forma que estes consigam oferecer as melhores terapêuticas para os seus pacientes. Assim, existem vários tipos de fisioterapia, os quais focam em questões de saúde específicas e requerem tratamentos diferentes.

Esta ciência enquadra-se na área da saúde e é especializada em prevenir e tratar disfunções do corpo.

Sem dúvida, a fisioterapia é muito diversificada e utilizada para diferentes fins. Além de prevenir e tratar problemas dos órgãos do corpo humano, é capaz de diagnosticar e reabilitar esses problemas.

Dependendo do diagnóstico, a abordagem do fisioterapeuta difere e pode mesmo ter de ser encaminhado para uma especialidade dentro desta ciência da saúde.  

Tipos de fisioterapia

Se precisa de fazer fisioterapia, deve conhecer quais os tipos e para que cada um serve, de forma que encontre os melhores profissionais para o seu problema. Sempre que possível, opte por um fisioterapeuta especializado na área que melhor se adequa à sua condição de saúde.

Procura um fisioterapeuta ao domicílio? Encontre aqui!

Acupuntura

A acupuntura é uma das técnicas usadas na fisioterapia e pode ser usada no tratamento e alívio de várias condições de saúde, como tensões e dores musculares e articulares.

Esta técnica milenar chinesa faz uso de agulhas que estimulam alguns pontos do nosso corpo para corrigir disfunções musculoesqueléticas, assim como alterações no sistema nervoso central.

Fisioterapia aquática / Hidroterapia

A fisioterapia aquática consiste em realizar atividades fisioterapêuticas dentro de água, como imersões e banhos. A ingestão de águas termais e naturais também pode fazer parte desta terapêutica.

É particularmente útil para doentes que necessitam de recuperar o seu sistema respiratório, fortalecer músculos ou aliviar dores no corpo.

Fisioterapia desportiva

A fisioterapia desportiva é voltada para atletas e pessoas que praticam atividade física intensa. Estes fisioterapeutas são especializados em prevenir e tratar lesões típicas em atletas profissionais de várias modalidades.

Saiba também: Quais as melhores atividades físicas para idosos?

Fisioterapia cardiovascular

Este tipo de fisioterapia, tal como o nome indica, está indicado para pacientes com doenças cardiovasculares ou que recuperam de danos causados por estas, como acidentes vasculares cerebrais, por exemplo.

No entanto, esta também se mostra útil na prevenção destas patologias.

Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória utiliza diferentes técnicas para que os pacientes recuperem a sua função respiratória, promovendo para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Ensinam-se técnicas, como tosse assistida e respiração diafragmática, por exemplo, para que o paciente tenha uma respiração mais fácil e tosse mais eficaz. Além disso, realizam-se exercícios para aumentar a capacidade pulmonar.

Fisioterapia dermatofuncional

A fisioterapia dermatofuncional é uma área da fisioterapia que se associa também à estética. Esta consiste em aplicar técnicas que ajudem os pacientes a tratar problemas estéticos, como flacidez e gordura localizada, por exemplo.

Este tipo de fisioterapia também se mostra útil na eliminação de cicatrizes e estrias, promovendo determinados exercícios.

Massoterapia

Este tipo de fisioterapia foca-se em massagens e técnicas de relaxamento, estimulação e drenagem. É muito usada com fins estéticos, pois promove a drenagem linfática, por exemplo.

Fisioterapia do trabalho

O profissional especializado em fisioterapia do trabalho tem como objetivo prevenir e tratar lesões causadas no trabalho.

Os trabalhadores, pelos movimentos repetitivos que têm no seu dia a dia, muitas vezes criam lesões musculares e articulares. O fisioterapeuta do trabalho atua na prevenção e tratamento destas.

Saiba aqui: Como pedir a pensão de invalidez e qual o valor?

Fisioterapia traumato-ortopédica

Esta modalidade fisioterapêutica está focada em tratar lesões causadas por traumas ortopédicos, como lesões criadas em quedas ou acidentes.

É comum haver necessidade de realizar fisioterapia depois de traumas ortopédicos (como partir um braço ou uma perna, por exemplo) para que os movimentos sejam recuperados totalmente.

Ter fisioterapia especializada é fundamental para que a evolução seja mais rápida e eficiente e, portanto, devemos procurar a ajuda de um fisioterapeuta traumato-ortopédico.

Fisioterapia em gerontologia

A fisioterapia em gerontologia tem tido um crescimento muito grande, muito pelo envelhecimento populacional e pelo aumento da esperança média de vida.

Este ramo da fisioterapia especializa-se nos cuidados aos idosos, garantindo que estes tenham uma melhor qualidade de vida e que possam manter a sua autonomia por mais tempo.

Fisioterapia neurofuncional

Este tipo de fisioterapia é dedicado a pacientes que sofram de limitações físicas/motoras advindas de doenças degenerativas ou neurológicas, as quais colocam em causa a autonomia e a qualidade de vida dos mesmos.

Assim, o fisioterapeuta neurofuncional atua com o objetivo de ajudar estes pacientes a moverem-se com mais facilidade.

Cinesioterapia

Nesta área da fisioterapia estimula-se os movimentos através de alongamentos e fortalecimento dos músculos.

Regra geral, este é o tipo de fisioterapia mais usado, não só isolada, mas também utilizando terapêuticas complementares, como a crioterapia e a eletroterapia, por exemplo.

Crioterapia

A crioterapia é um tratamento de frio que poderá ser utilizado para aliviar dores numa determinada zona do corpo. O frio pode ser aplicado através de imersão, compressas, entre outras técnicas.

A crioterapia também pode ser usada para reduzir a inflamação numa determinada parte do corpo, ou ainda para estimular certos músculos.

Termoterapia

Ao contrário da crioterapia, a termoterapia usa calor (seco ou húmido) para tratar determinadas condições dos pacientes, como diminuição da dor e promover o relaxamento muscular.

Fototerapia

A fototerapia faz uso da luz como base terapêutica. Esta é usada para diminuir dores, inflamações e para reparar certos tecidos do corpo humano. Podem ser usados diferentes tipos de luz, como laser e infravermelhos, por exemplo.

Existem diversos tipos de fisioterapia e é importante termos um bom diagnóstico para, depois, procedermos à escolha de profissionais especializados no nosso caso, tendo em conta que os tratamentos e procedimentos podem ser muito diversos.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário