Fisioterapia respiratória: para que serve e quais os benefícios?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  28 abril 2023 |  
7 min. de leitura
fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória, ou cinesioterapia respiratória, faz parte do processo de reabilitação respiratória, o qual é necessário para que doentes com doenças respiratórias crónicas ou severas possam recuperar a qualidade de vida.

A reabilitação respiratória faz parte, portanto, de um tratamento médico, o qual é desenvolvido de forma individualizada, tendo em conta a situação e necessidades de cada doente.

Veja aqui em que consiste a reabilitação respiratória, a fisioterapia respiratória e quais os seus benefícios.

O que é a reabilitação respiratória e para que serve?

A reabilitação respiratória é um tratamento médico abrangente e multidirecional com o objetivo de diminuir a falta de ar (dispneia) dos pacientes com doença respiratória crónica e sintomática, melhorando significativamente a respiração e a tolerância ao esforço físico.

Esta envolve vários processos, entre os quais podemos destacar a fisioterapia respiratória, a educação para um estilo de vida saudável, orientação nutricional, programas de exercícios e suporte psicológico, caso seja necessário.

As doenças respiratórias são particularmente difíceis, uma vez que estas impedem os doentes de ter uma vida com qualidade e independência. Nesse sentido, além do tratamento medicamentoso, é importante que estes realizem a reabilitação respiratória a fim de reconquistarem a sua autonomia.

Leia também: Hospitalização domiciliária: o que é e como pedir?

Quem deve fazer reabilitação respiratória?

Qualquer pessoa que sofra de patologia do sistema respiratório e que, simultaneamente, apresente sintomas respiratórios pode, e deve, procurar fazer reabilitação respiratória. Exemplos comuns de ótimos candidatos a este tratamento são pacientes com:

  • Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)

  • Bronquiectasias

  • Asma brônquica

  • Doença pulmonar intersticial

  • Fibrose quística

  • Sequelas de tuberculose pulmonar

  • Cifoescoliose

  • Hipertensão pulmonar

  • Status pós-ARDS

  • Neoplasia do pulmão (pré e pós-operatório)

  • Transplante do pulmão

  • Cirurgia torácica

O que é a fisioterapia respiratória e a quem se destina?

A fisioterapia respiratória envolve uma série de técnicas que auxiliam o paciente a melhorar a sua capacidade pulmonar, as quais vão depender diretamente do diagnóstico médico, quadro clínico e limitações, uma vez que cada doente tem necessidades específicas.

Esta envolve vários exercícios que fortalecem o sistema respiratório, assim como o ensino da respiração abdomino-diafragmática e com os lábios semicerrados, pois estas respirações facilitam a diminuição da ansiedade e dispneia.

Podem ser aplicadas várias técnicas na fisioterapia respiratória, entre as quais se destacam aquelas para:

  • Melhorar a mecânica ventilatória – Usadas para melhorar a função pulmonar, muscular e torácica

  • Facilitar a eliminação das secreções respiratórias – Incluem-se aqui vibrações, drenagem postural e pressão respiratória positiva

  • Melhorar a eficácia da tosse – Ensina-se o doente a tossir de forma mais eficaz, como a tosse assistida, dirigida, auto-assistida e Huffing

  • Relaxamento – Com o intuito de diminuir a ansiedade causada pela sensação de falta de ar

A fisioterapia respiratória está indicada a todos os doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica, assim como outras patologias, como mencionamos anteriormente. Ela pode ser feita de forma integrada na reabilitação respiratória ou pode ser feita de forma isolada.

Aprofunde: Que tipos de fisioterapia existem e para que servem?

Fisioterapia respiratória para COVID-19 e pós-COVID-19

pessoas em videochamada com máscara de proteção covid

A COVID-19 é ainda muito recente, mas é já sabido que esta pode deixar sequelas pulmonares que afetam diretamente a qualidade de vida dos doentes, mesmo depois de curados da doença.

Alguns doentes, mesmo dentre aqueles casos mais ligeiros da doença, apresentam sintomas persistentes, embora sejam mais comuns em pessoas idosas ou com doenças preexistentes, havendo necessidade de tratamento auxiliar, principalmente com reabilitação e fisioterapia respiratória.

Falta de ar, tosse, fadiga e dores nas articulações e peitos são dos sintomas persistentes mais comuns. No entanto, existem também relatos de pessoas que têm dificuldades de concentração, dores musculares, ansiedade, depressão, dores de cabeça frequentes, febre intermitente e aumento da frequência cardíaca.

Se tem algum destes sintomas persistentes, deve procurar o seu médico de família para que este possa encaminhá-lo para ser seguido em consultas apropriadas e para que um especialista possa determinar qual o melhor tratamento a fazer, podendo incluir a fisioterapia respiratória quando os sintomas apresentados são relativos ao sistema respiratório.

Saiba ainda: Atestado de Incapacidade Multiuso: quem tem direito e como pedir?

Benefícios da fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória traz inúmeros benefícios para os doentes que sofrem de doença pulmonar, uma vez que lhes confere maior capacidade respiratória e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Os pacientes com doença respiratória crónica e sintomática que realizam fisioterapia e reabilitação respiratória apresentam:

  • Maior expansão pulmonar

  • Mais eficácia da troca gasosa

  • Vias aéreas mais limpas e desobstruídas

  • Mais facilidade na liberação de secreções das vias aéreas e pulmonares

  • Maior oxigenação do corpo

  • Menos dificuldade ao respirar

  • Diminuição no tempo de internamento em hospital

Onde se pode realizar a fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória pode ser realizada em:

  • Pediatria e neonatologia (para bebés e crianças com doenças respiratórias)

  • Ambulatório (feita em clínicas para aliviar os sintomas de doenças crónicas, como a asma, ou cardíacas)

  • Hospital (quando o paciente está internado)

  • Casa (indicada para pessoas que já tiveram alta hospitalar, mas que ainda precisam de recuperar a sua capacidade respiratória)

Caso tenha de realizar fisioterapia respiratória domiciliar, saiba que tem à sua disposição fisioterapeutas que prestam serviços ao domicílio, oferecendo um serviço de qualidade no conforto do seu lar.

Encontre fisioterapeutas ao domicílio perto de si

Dificuldades respiratórias comprometem a qualidade de vida dos pacientes e carecem de um acompanhamento próximo por parte de profissionais de saúde, os quais indicam os melhores tratamentos a fazer.

A reabilitação e fisioterapia respiratória são, com toda a certeza, soluções adequadas para pacientes com patologias respiratórias crónicas e agudas, melhorando sensivelmente o seu dia a dia.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário