Como secar roupa no inverno?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  20 janeiro 2023 |  
8 min. de leitura
secar roupa no inverno

Secar roupa no inverno é um verdadeiro desafio. A chuva e o frio, além de dias muito nublados, fazem com que a roupa demore muito para secar e é quase impossível vermos o nosso cesto de roupa suja vazio. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar bastante, pois fazem com que a roupa seque mais rápido.

Sem dúvida, quando o assunto é roupa, não há nada melhor do que o tempo quente. Lavar, estender e secar no mesmo dia é uma realidade durante o verão. Mas no inverno o cenário é completamente diferente!

Mesmo com os estendais e cordas interiores, protegendo a roupa da chuva, não são poucas as vezes que se passam mais de três dias para vermos a roupa seca. Isso faz com que tenhamos sempre a nossa casa transformada numa autêntica lavandaria.

Então, qual a melhor maneira de secar a roupa no inverno? Nós trazemos algumas dicas que podem ser bastante úteis.

Como secar roupa no inverno? Dicas para secar a roupa mais rápido

Os meses de inverno são um verdadeiro terror para deixarmos as nossas roupas a secar no exterior. No entanto, com as estratégias corretas, é possível secar a roupa com alguma rapidez, ao mesmo tempo que evita o desgaste dos tecidos. Vejamos!

1 - Pendure a roupa num estendal em frente a um radiador

Durante o inverno é impossível contar com os dias de sol e sem chuva para tratarmos das nossas roupas. Mas como geralmente temos os aquecedores ligados no interior, podemos tirar partido deles para secar a roupa no inverno.

Ao aproveitar o calor dos aquecedores e radiadores, o processo de secagem da roupa é mais rápido, económico e ecológico também, pois evita gastos com a máquina de secar.

2 – Use a máquina de secar

A máquina de secar é, com toda a certeza, o eletrodoméstico-rei quando o assunto é secar a roupa no inverno. Basta colocá-la na máquina e ela sai quentinha e pronta a usar. Apesar da grande comodidade, o preço de uma máquina ainda é elevado e tem também custos de eletricidade associados (e podem ser muito grandes).

Além disso, nem todas as peças podem ser colocadas na máquina de secar, pois ficam danificadas e podem encolher (como o caso de algumas malhas e camisolas de lã, por exemplo).

Portanto, se optar por comprar uma máquina de secar (ou levar a roupa a uma lavandaria para secar nas máquinas), veja sempre na etiqueta das peças se estas podem ser colocadas na máquina de secar e qual a temperatura máxima recomendada. Nunca coloque uma temperatura superior à recomendada na etiqueta, pois é quase certo que as suas peças de roupa vão ficar danificadas.

Também é possível tornar a secagem da roupa na máquina mais rápida utilizando alguns truques.

Existem bolas de lã criadas especificamente para tornar o processo de secagem na máquina mais rápido, especialmente quando se trata de tecidos delicados, como a seda e a caxemira. Além disso, elas também ajudam a reduzir a eletricidade estática, deixando a roupa mais macia e suave ao toque.

Outra dica é colocar uma toalha seca junto com a roupa molhada na máquina, pois ela vai absorver parte da água da roupa molhada. Coloque a toalha na máquina de secar com a roupa lavada e ligue durante 15 minutos. Depois retire a toalha e deixe o programa da máquina terminar.

Dica extra: Adicione algumas gotas do seu óleo essencial favorito a cada bola de lã para um aroma refrescante que permanecerá na sua roupa até ao próximo ciclo de lavagem.

3 – Pendure a roupa para secar ao ar

Deixar a roupa secar ao ar tem várias vantagens. Além de ser bem mais económico, as peças duram mais tempo, ficam com menos rugas e menos eletricidade estática do que quando secamos na máquina de secar. Portanto, sempre que tiver um dia sem chuva, aproveite para deixar a sua roupa secar lá fora.

Dias ventosos costumam ajudar a secar a roupa mais rápido, por isso não se preocupe se estiver muito vento. Vai perceber que, mesmo em dias frios, o vento vai fazer com que a sua roupa fique seca em algumas horas.

Dicas extras: Deixe sempre algum espaço entre as peças de roupa no estendal ou corda e deixe-as bem esticadas, pois torna a secagem mais rápida e evita que as roupas fiquem muito enrugadas. Além disso, intercale as peças mais pesadas com as peças mais delicadas, pois permite uma melhor circulação do ar e, consequentemente, a roupa vai secar muito mais rápido.

4 - Use um desumidificador

O desumidificador pode ser um verdadeiro aliado para secar a roupa no inverno, pois reduz a humidade do ar e acelera o processo de secagem das nossas roupas.

Este aparelho retira todo o excesso de humidade do ar, tornando o ar interior mais saudável, com níveis de humidade reduzidos, menos odores ou organismos no ar. Portanto, além de ter as roupas secas mais rápido, também evita aquele cheiro desagradável na roupa, tão comum quando ficamos dias com ela estendida à espera que esteja totalmente seca.

5 – Priorize a lavagem da roupa de acordo com o uso

Sabe aquelas peças de roupa que usa constantemente? Tem um determinado evento que sabe que vai usar uma peça em particular? Então, dê sempre prioridade a essas peças na hora de colocar para lavar.

Não deixe também acumular demasiada roupa, pois o problema ficará ainda pior se tiver várias máquinas para lavar. A não ser que use uma máquina de secar, será difícil acabar com aquela pilha de roupa suja.

6 – Lave a roupa de manhã ou programe a máquina para terminar a lavagem de manhã cedo

A melhor hora para estender a sua roupa durante o inverno é de manhã, pois assim consegue aproveitar as horas mais quentes do dia e, nos dias em que não chove, vai conseguir aproveitar o sol do meio-dia.

Assim, coloque a máquina para lavar assim que acordar, ou então programe a lavagem à noite para que à hora de acordar ela já esteja pronta a estender.

7 – Centrifugue na rotação máxima da máquina

Muitas máquinas de lavar oferecem a opção de escolher as rotações durante a centrifugação. Para secar a roupa no inverno com mais rapidez, escolha sempre as rotações máximas da sua máquina.

Desta forma, consegue remover bem o excesso de água das suas peças, mesmo as mais grossas, sem que isso danifique as fibras do tecido. Se quiser, faça uma segunda centrifugação para que a roupa saia ainda mais seca.

8 – Coloque a roupa a secar em frente a uma ventoinha

Pode parecer estranho, mas a verdade é que o ar frio ajuda a secar a roupa mais rápido do que o ar quente. A ventoinha simula um dia de vento (ideal para roupas secas rapidamente).

Para resultados mais rápidos, estenda pouca roupa de cada vez, com espaço entre as peças e sempre bem esticadas. Coloque a ventoinha na potência máxima e, de vez em quando, mude a posição da roupa, de forma que esta seque de forma uniforme.

Siga as nossas dicas para secar roupa no inverno e verá que não vai acumular muita roupa nem terá de passar uma semana inteira para ter a roupa do estendal pronta a usar.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário