Que sistemas de rega existem e qual o melhor para o seu jardim?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Plant sitting e Jardinagem |  08 março 2023 |  
12 min. de leitura
sistemas de rega para jardim

A primavera está a chegar e com ela os dias quentes. Se quer ter o seu jardim sempre bonito, instalar sistemas de rega é uma excelente opção. O sol constante e o calor fazem com que as plantas precisem de mais água. Para pessoas que não têm tempo de cuidar do jardim, ter um sistema de rega é uma ajuda e tanto.

Saber quais os melhores sistemas de rega e qual o mais adequado para o seu jardim é fundamental para usufruir de todas as vantagens de ter rega automática.

Neste artigo vai descobrir tudo o que precisa saber sobre sistemas de rega para tomar uma decisão informada.

O que é um sistema de rega?

Um sistema de rega é uma técnica que permite regar o seu jardim, horta ou pomar de forma automática e com uso de água sustentável. Usando sistemas de rega, poupa tempo, pois não terá de regar manualmente as suas plantas. Além disso, poupa bastante água, uma vez que o sistema de rega utiliza apenas a água que necessita para cada local ajardinado.

Para obter o máximo proveito destes sistemas, é realizado o zoneamento do jardim, dividindo-o em vários setores, mediante as necessidades hídricas de cada espécie plantada. Assim, consegue ajustar os gastos de água em cada setor, assim como a pressão de água mais adequada.

Tipos de sistemas de rega

sistema de rega automática

Existem vários tipos de sistema de rega e a escolha do mesmo depende de vários fatores, como a morfologia do terreno e as necessidades hídricas do local.

Para a escolha e instalação corretas do sistema de rega para o seu jardim, aconselhamos sempre a contratação de um profissional qualificado e experiente.

Cada espécie de planta tem as suas necessidades hídricas específicas e só um profissional de jardinagem consegue determinar exatamente a quantidade de água que estas precisam.

Além disso, é importante fazer um zoneamento do terreno de acordo com as necessidades hídricas, fazendo com que cada setor receba a quantidade de água ideal para manter as suas plantas vívidas e saudáveis.

Precisa de um especialista em jardinagem?
Encontre aqui

Para estar mais informado sobre o assunto, veja a seguir quais os tipos de sistema de rega que existem.

Sistemas de rega gota-a-gota

Os sistemas de rega gota-a-gota consistem em pontos de rega no solo, os quais são feitos a partir de gotejadores de baixa pressão, distribuindo a água em forma de gota. Os gotejadores devem ficar junto de cada planta a ser irrigada.

Este sistema requer geralmente a instalação de tubagens de gotejamento subterrâneo ou à superfície, dependendo da morfologia do terreno.

O uso de autocompensadores é adequado quando queremos circuitos com mais de 25 metros. Estes permitem manter um fluxo de água fixo, corrigindo alterações na pressão de água ao longo do sistema.

Existem ainda sistemas que permitem reutilizar a água da rega usando a técnica hidropónica. Os sistemas recirculados, como são chamados, são dos mais eficientes no que diz respeito à otimização do uso de água.

A instalação deste tipo de sistema de rega permite uma poupança de água real, mas só se adequa a canteiros, sebes e plantas em vasos, uma vez que necessita de gotejadores ao lado de cada uma das plantas.

Sistema de rega automática

O sistema de rega automática permite ter o seu jardim sempre perfeito, sem ter de gastar tempo com isso. Dentre os sistemas de rega automática destacam-se aqueles que são feitos à superfície e subterrânea.

A rega à superfície consiste na instalação de um programador a uma torneira, o qual é ajustado para regar as suas plantas.

Já a rega enterrada (ou subterrânea) necessita da instalação de tubagens debaixo do solo. Embora necessite de um maior esforço na instalação, este sistema é totalmente invisível.

Existem também sistemas de irrigação solar, os quais não necessitam de uma ligação à torneira nem à tomada, uma vez que possuem painel solar, bomba e controlo de rega.

Independentemente do tipo de sistema de rega automática escolhido, todos eles permitem ajustar a quantidade de água necessária e os horários de funcionamento.

Sistema de rega por aspersão ou irrigação

O sistema de rega por aspersão, também chamado de sistema de rega por irrigação, consiste numa técnica que distribui a água sob a forma de chuva. Usando este sistema, a rega é feita de forma uniforme e regular em todo o seu jardim ou horta.

Neste sistema podem ser usados aspersores ou pulverizadores (também conhecidos como estáticos de cabeça).

Os aspersores são mais adequados para áreas médias ou grandes. Também são os mais indicados para relvados e parques públicos, uma vez que alcançam uma distância entre seis e 25 metros.

Já os pulverizadores são mais indicados para áreas pequenas, pois alcançam uma distância entre um metro e meio e cinco metros e meio.

Existe ainda, dentro deste sistema, a rega por microaspersão, a qual é feita também sob a forma de chuva ou nebulização a partir de microaspersores. A rega por microaspersão é adequada para floreiras ou pequenos canteiros, pois o alcance é curto.

Rega por exsudação

A rega por exsudação é feita a partir de uma tubagem porosa, a qual tem vários “buracos” que fazem com que a água chegue à superfície do solo ou internamente, junto das raízes das plantas. Nesse sentido, este tipo de rega dispensa a presença de gotejadores.

Este sistema de rega é perfeito para jardins ou pomares que têm pouco espaço entre as plantas.

Rega hidropónica

A rega hidropónica é ideal para jardins, hortas e pomares que estão a ser construídos, pois é um sistema que leva diretamente às raízes das plantas uma solução pré-feita com água e nutrientes importantes para o seu crescimento.

Pela sua grande eficácia, este é o sistema de rega mais usado na agricultura profissional. A única desvantagem é que tem um custo inicial muito elevado e requer manutenção constante.

Quais os melhores sistemas de rega?

sistema de rega automática em campo

Não existe um sistema de rega melhor do que outro. Podemos dizer que todos eles são bons e devem ser escolhidos mediante as suas necessidades. A morfologia do terreno é um fator determinante para a escolha dos sistemas de rega mais adequados, pois cada terreno tem as suas próprias necessidades.

O custo envolvido nos sistemas de rega também pode ser determinante para a escolha dos mesmos. Afinal, por que gastar mais com um sistema de rega hidropónica se conseguimos uma eficácia ótima com um sistema de rega por aspersão?

Vejamos agora algumas situações práticas para poder escolher os melhores sistemas de rega para o seu caso.

Qual o melhor sistema de rega para jardim?

O sistema de rega para jardim mais adequado vai depender do tamanho e da configuração do mesmo.

Caso o seu jardim tenha apenas canteiros, plantas em vasos ou sebes, o sistema de rega gota-a-gota é o ideal. O sistema de rega por microaspersão também é indicado para estes casos.

Se tiver um jardim com dimensões médias ou grandes, o sistema de rega por irrigação com recurso a aspersores é o mais adequado. Já para jardins de dimensões pequenas o melhor é o sistema de rega por aspersão com recurso a pulverizadores.

Já se tiver várias plantas no seu jardim, com pouco espaço entre elas, deve optar pelo sistema de rega por exsudação.

Leia também: Como regar plantas? Truques para mantê-las bonitas e saudáveis

Qual o melhor sistema de rega para relva?

O melhor sistema de rega para relva é o sistema por irrigação ou aspersão, pois distribui a água sob a forma de chuva e uniformemente. Se tiver um relvado de médias ou grandes dimensões, deve optar por aspersores. Se o seu relvado for pequeno pode optar pelos aspersores.

Saiba mais: Como cortar relva? Truques infalíveis para tratar do jardim

Qual o melhor sistema de rega para a agricultura?

Sem dúvida, o melhor sistema de rega para a agricultura, principalmente a agricultura profissional, é a rega hidropónica. Esta permite uma nutrição das plantas diretamente na sua raiz, favorecendo bastante o seu crescimento.

No entanto, se tiver apenas uma pequena horta ou pomar, pode optar por sistemas de rega automática, gota-a-gota, exsudação ou irrigação, dependendo das necessidades específicas das suas plantações.

Como montar um sistema de rega?

Para montar um sistema de rega, antes de mais nada tem de fazer um bom planeamento para conseguir a máxima eficácia e evitar problemas futuros. Por isso, a contratação de profissionais capazes de avaliar as suas necessidades específicas deve ser sempre ponderada.

No entanto, podemos dizer que, para fazer um bom planeamento de sistema de rega, devemos:

  1. Desenhar a área que necessita de irrigação

  2. Localizar fontes de água e identificar possíveis obstáculos

  3. Planear os pontos de instalação dos emissores de água

  4. Calcular a quantidade de tubos que serão necessários

Embora existam sistemas de rega à superfície, a maior parte deles é subterrâneo, ou seja, debaixo do solo. Para fazer a instalação dos sistemas de rega subterrâneos, deverá:

  • Abrir valas onde as tubagens vão passar

  • Fazer a ligação dos tubos

  • Colocar os tubos nas valas

  • Furar condutas principais com o auxílio de um berbequim

  • Ligar as condutas principais a tubos verticais

  • Instalar os emissores nos tubos verticais

  • Colocar tampas nas extremidades das tubagens

  • Tapar as valas

Como fazer um sistema de rega caseiro?

Tem alguns vasos na sua varanda ou jardim e procura uma solução mais económica? Poderá fazer o seu próprio sistema de rega caseiro gota-a-gota.

Materiais necessários:

  • Gotejador (aquele aparelho usado em enfermagem que permite que o soro e outra medicação seja administrada gota-a-gota, com frequência ajustável)

  • Calha alta e reta (pode utilizar um pau, desde que este seja alto e reto)

  • Garrafa de plástico

  • Tesoura

  • Corda ou arame

  • Cola

  • Chave de fendas

  • Água

Passos:

  1. Faça um furo na tampa da garrafa de plástico com as dimensões do gotejador

  2. Coloque o gotejador no orifício que criou

  3. Sele o orifício com cola

  4. Faça uma pequena abertura no fundo da garrafa de plástico, em formato de janela, para criar a entrada de água do reservatório

  5. Amarre a garrafa à calha/pau com a corda ou arame, com o fundo da garrafa para cima

  6. Coloque a calha no vaso, enterrando-o na terra, perto da planta

  7. Verta água para dentro da garrafa de plástico

  8. Coloque a ponta do gotejador junto da raiz da planta

  9. Regule o gotejador para a frequência mais adequada à sua planta

Este sistema de rega caseiro pode ser uma alternativa mais barata, mas não é tão adequado quanto os sistemas de rega que lhe passamos acima. Tenha em mente que deve sempre escolher o sistema de rega de acordo com as suas necessidades específicas e, se possível, contrate um profissional que faça a instalação para garantir bons resultados.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário