Como cortar relva? Truques infalíveis para tratar do jardim

Susana Valente
Limpezas |  04 maio 2023 |  
9 min. de leitura
Pessoa a cortar relva com cortador de relva manual.

Cortar relva é uma atividade essencial para manter um jardim bonito e saudável. Mas, afinal, qual é a forma correta de o fazer? Siga as nossas dicas...

Há gestos básicos que podem fazer toda a diferença para manter um relvado bem bonito e verdejante. Um deles é cortar a relva com regularidade. Mas nem toda a gente sabe como o deve fazer da forma certa.

Na hora de aparar a sua relva, precisa de considerar vários fatores, nomeadamente os seguintes:

  • Como cortar a relva

  • Quando cortar a relva

  • Que instrumentos usar.

Assim à partida, pode achar que são questões demasiado básicas, mas vai já entender como são importantes.

Porque devemos cortar relva?

Antes de mais, é um favor que faz à relva! Pense no seu relvado como se fosse cabelo: precisa de o cortar regularmente para o manter saudável e forte, com as pontas devidamente aparadas e um bom corte. Isso é essencial para que continue a crescer de forma sadia.

Deste modo, cortar relva é uma forma de estimular o crescimento saudável do seu relvado, fortalecendo as raízes. Mas também ajuda a controlar as ervas daninhas.

Ah! E, como é evidente, deixa o seu relvado mais bonito e cuidado, o que também é importante para o seu bem-estar emocional.

Será melhor contratar um profissional?

A tarefa de cortar relva não parece demasiado complicada. Qualquer pessoa com um mínimo de destreza física e um cortador de relva adequado parece poder fazê-lo de forma eficaz. Contudo, há várias coisas que podem correr mal no processo.

Quando a atividade não é feita da melhor forma, pode estar a "alimentar" o crescimento de ervas daninhas indesejadas, ou a "matar" zonas do seu relvado, levando a que fiquem acastanhadas.

Portanto, se não se sentir seguro com a tarefa, o melhor é contratar um profissional que lhe faça o serviço como deve ser.

Encontre um profissional de jardinagem aqui

Como cortar relva sem fazer estragos?

Se estiver decidido a cortar você mesmo a relva, precisa de o fazer com regularidade. É que sem o corte frequente, o seu relvado pode tornar-se num campo de ervas daninhas.

A grande questão é por onde começar... Se vai colocar-se, pela primeira vez, atrás de um cortador de relva, deve guiar-se pelas seguintes indicações sobre a forma correta de agir:

  • Mantenha as lâminas do cortador de relva bem afiadas

  • Corte a relva na altura adequada

  • Deixe as aparas cortadas no relvado (ajudam a reter a humidade)

  • Varie o padrão de corte (assim não cria sulcos no relvado e apanha as hastes de relva que pode não ter cortado da outra vez)

  • Corte idealmente a meio da manhã, ou ao final da tarde

  • Escolha dias secos para o fazer (em dias molhados, sofrerá o seu relvado e o solo também)

  • Evite cortar áreas recém semeadas

  • Retire pedras, detritos e brinquedos do relvado antes de começar, para evitar ferimentos e danificar o cortador, ou danos em janelas e portas.

Dicas para relvados inclinados

Nos relvados com inclinações, cortar relva pode ser um desafio maior, o que exige também maiores cuidados.

Assim, se estiver a usar um cortador motorizado, deve subir e descer as encostas na horizontal para evitar que fique inclinado para um lado. Isso pode ser perigoso, levando a um desequilíbrio e à queda do condutor.

No caso de um corta relva manual, deve cortar de forma paralela ao contorno do declive.

Em qualquer dos casos, evite colocar o cortador muito próximo de árvores, canteiros, pedras e outro tipo de infraestruturas, para evitar que as lâminas se danifiquem, provoquem danos, ferimentos ou incidentes indesejáveis.

Para aparar o relvado nestas zonas, ou nos cantinhos do mesmo, existem os aparadores de relva que fazem o trabalho de forma eficiente e sem riscos.

Veja ainda: 8 Ferramentas de jardinagem essenciais para tratar do jardim

Defina um método específico

Se o seu relvado tiver uma dimensão considerável, divida a tarefa em partes menores - pode definir padrões de corte em linhas retas ou em círculos. Isso vai ajudá-lo a conseguir completar a missão.

O ideal será começar pelas zonas mais difíceis, por exemplo, junto a pedras, arbustos, edifícios e outros elementos. Nessa fase, ainda estará fresco e motivado e dedicará a devida atenção à tarefa.

Se o fizer na parte final, quando já estiver cansado, pode acabar por fazer o trabalho com menor cuidado, e até pode provocar danos no cortador de relva.

A altura adequada para cortar relva

Não existe uma altura ideal em termos universais - tudo depende do tipo de relva que está em causa. Contudo, os especialistas de jardinagem têm uma regra que deve aplicar também no seu relvado.

É a regra de um terço, ou seja, nunca deve remover mais de um terço da sua relva num único corte.

Pode ser uma tentação cortar tudo bem rente quando o seu relvado parece uma autêntica selva, mas não faça isso.

Imagem de relva

Qual é a forma mais rápida de o fazer?

Há várias teorias quanto a isto, mas o que é evidente é que a forma mais rápida de proceder é a que envolver um menor número de voltas pelo relvado.

Em todo o caso, deve escolher a que funcionar melhor para si. Nesse sentido, pode, por exemplo, assumir uma abordagem em:

  • Espiral - começando por fora e fazendo espirais pelo meio

  • Linha - cortando em linhas longas, a começar pelo comprimento do relvado e retornando, voltando depois para o outro lado; em linhas curtas, fazendo o contrário, ou seja, começando pelo lado curto; ou em linhas diagonais, começando num canto e dirigindo-se para a frente e para trás na diagonal.

Quando cortar a relva?

Na verdade, a altura ideal para cortar a relva é quando ela precisa! Contudo, as coisas não podem ser feitas desta forma. É preciso programar tudo a pensar quando cortar a relva é mais benéfico para o seu relvado.

No início da primavera, é menos necessário cortá-la, pois o seu crescimento é mais lento nesta estação do ano. Portanto, nesta altura, pode cortá-la de 15 em 15 dias até os dias ficarem mais quentes.

No verão, será melhor que a corte de semana em semana. Mas quando o seu crescimento acelera, pode ter de o fazer duas vezes por semana.

Em qualquer caso, é sempre melhor fazer o corte em dias secos - e é até mais agradável!

Melhor altura do dia para o fazer

Os especialistas de jardinagem recomendam que corte a relva a meio da manhã, entre as 8 e as 10 horas, ou no final da tarde, a partir das 16 horas.

Deve evitar fazê-lo entre as 6 e as 8 da manhã, pois o orvalho dessa altura do dia pode complicar o processo, com pedaços de relva a obstruírem o cortador e a acumularem-se no relvado.

Também não a deve cortar ao meio-dia, pois, nesse momento, está muito quente.

Leia também: 5 Passos essenciais para podar árvores corretamente

Como cortar relva artificial?

Mas é preciso cortar relva artificial? Essa é a pergunta que pode surgir, de repente, na sua cabeça. Mas sim, a resposta é sim. Aparar a relva artificial ajuda na sua manutenção e, claro está, melhora a sua aparência.

Mas desengane-se se acha que o processo é mais fácil do que com a relva natural. Cortar relva artificial é ainda mais delicado, pois exige maiores conhecimentos, além de ferramentas adequadas.

Veja que não a pode cortar com uma tesoura qualquer. Precisa de um cortador específico ou que tenha uma lâmina adequada.

O momento de cortar relva artificial é na altura em que se coloca. Nesse processo, deve fazer uma espécie de mapa para saber onde a quer colocar e de que forma o vai fazer. Isso implica definir as secções e onde se vão juntar, o que ajudará a determinar também o comprimento de cada pedaço de relva artificial.

Tenha em atenção que o terreno precisa de ser preparado devidamente para a instalação. Portanto, pode ser necessário escavar o solo até conseguir a profundidade adequada.

Se já está a achar tudo isto demasiado complicado, é melhor entregar o trabalho nas mãos de profissionais de jardinagem. Eles sabem exatamente o que devem fazer, seja como cortar relva, seja que ferramentas e procedimentos devem usar - para que o seu jardim fique perfeito por muitos anos!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário