Calendário escolar 2023/24: fique a par das datas mais importantes

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Explicações |  31 agosto 2023 |  
5 min. de leitura
calendário escolar

As férias estão a chegar ao fim e aproxima-se um novo ano letivo. Estar a par do calendário escolar 2023/24 é essencial para organizar o novo ano escolar da melhor forma.

Ter conhecimento do calendário escolar com antecedência vai permitir que os alunos planifiquem o estudo e as avaliações para provas e exames nacionais.

Além disso, este mostra-se essencial para toda a família, uma vez que é preciso fazer toda a organização dos tempos livres das crianças e adolescentes, quer nas atividades extracurriculares, quer nas férias.

Governo lança calendário escolar plurianual

O governo aprovou um calendário escolar plurianual, o qual era referente ao ano letivo anterior (2022/2023) e ao ano letivo que se inicia (2023/2024) para que as escolas e as famílias conseguissem uma maior previsibilidade e melhor organização, como pode ver no Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho.

Assim, as regras que foram implementadas no ano passado continuam ativas durante este ano.

Ano letivo semestral ou trimestral

Tal como aconteceu no ano letivo anterior, as escolas têm a possibilidade de escolher entre a organização semestral (dois períodos escolares) ou trimestral (três períodos escolares).

Embora a maior parte das escolas ainda siga a organização do calendário escolar trimestral, aquelas que quiserem podem optar pela organização semestral, a qual também mostra maior facilidade na organização e pode trazer benefícios para o ritmo de estudos dos estudantes.

Os estabelecimentos de ensino que optem pela organização semestral devem assegurar, pelo menos, o mesmo número de horas de atividades letivas que os estabelecimentos que tenham a organização trimestral. Além disso, têm de manter três momentos de avaliação de reporte aos encarregados de educação.

Atividades formativas substituem atividades letivas

As escolas podem, agora, substituir atividades letivas por atividades formativas que envolvam alunos, pais e outros encarregados de educação. No entanto, estas não podem ultrapassar os dois dias.

As atividades de caráter formativo podem atrair alunos e seus encarregados de educação, envolvendo a todos no ambiente escolar e favorecendo a relação que todos têm com a escola. Nesse sentido, os estabelecimentos que queiram realizar este tipo de atividade, podem substituir até dois dias de atividades letivas por estas atividades formativas.

Saiba também: Como incentivar a estudar? 6 Dicas que garantem bons resultados

Calendário escolar 2023/24 – Datas importantes

Para se organizar, aqui estão as datas do calendário escolar 2023/2024 para os estabelecimentos de ensino que optaram pela organização do calendário trimestral.

Atividades letivas 2023/2024

  • 1º Período – De 12/15 de setembro de 2023 até 15 de dezembro de 2023

  • 2º Período – De 3 de janeiro de 2024 até 22 de março de 2024

  • 3º Período – De 8 de abril de 2024 a 4 de junho de 2024 (para alunos do 9º, 11º e 12º anos), 14 de junho de 2024 (para alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos) e 28 de junho de 2024 (para os alunos do pré-escolar e 1º, 2º, 3º e 4º anos)

Férias escolares 2023/2024

As férias escolares seguem as festividades tradicionais (Natal, Carnaval e Páscoa). Assim, as pausas letivas dão-se:

  • Natal – De 18 de dezembro de 2023 até 2 de janeiro de 2024

  • Carnaval – De 12 de fevereiro a 14 de fevereiro de 2024

  • Páscoa – De 25 de março a 5 de abril de 2024

  • Verão – A partir do dia 5 de junho (para os alunos do 9º, 11º e 12º anos), 15 de junho (para os alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos) e dia 29 de junho de 2024 (para os alunos do pré-escolar, 1º, 2º, 3º e 4º anos)

Exames nacionais

Os exames nacionais são provas importantes para os alunos do secundário, principalmente por estes terem um peso muito grande na nota final e na nota de ingresso ao ensino superior.

Nesse sentido, é fundamental que os estudantes se organizem atempadamente e se preparem para a realização dos exames nacionais.

Estes vão realizar-se:

  • 1ª fase de exames – De 12 de junho a 28 de junho de 2024

  • 2ª fase de exames – De 17 de julho a 24 de julho de 2024

Precisa de ajuda para os exames nacionais? Encontre aqui explicadores

Se quiser o calendário escolar para ter sempre por perto, faça o download do documento abaixo. Poderá guardá-lo no computador, telemóvel ou imprimir para ter na sua secretária ou noutro local visível da casa.

Download do Calendário Escolar 23-24

Com estas datas em mão, conseguirá facilmente organizar e planear a sua vida em família, ajudando também os seus filhos e educandos a terem uma vida escolar planeada.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário