Como adaptar a casa para idosos? 14 Recomendações e outras dicas

Susana Valente
Apoio domiciliário |  05 junho 2023 |  
10 min. de leitura
Casal de homem e mulher sentado no sofá a pensar como adaptar a casa para idosos

À medida que envelhecemos, as nossas condições físicas e mentais vão sofrendo alterações. Em alguns casos, é preciso adaptar a casa para idosos que tenham situações mais débeis. Mas só pensar nisso, pode já dar dores de cabeça!

Está perdido e nem sabe por onde começar? Tem mesmo de ler este artigo para encontrar uma forma ideal de iniciar este processo de adaptação.

Há mudanças simples que pode fazer para adaptar a casa para idosos com dificuldades de locomoção, ou com problemas neurológicos. E isso mantendo-a bonita e confortável para o resto das pessoas que lá viverem.

Assim, vamos ajudá-lo a fazer as escolhas certas para proteger o seu ente querido e manter o conforto de todos intacto.

14 Recomendações para adaptar a casa para idosos

Com o envelhecimento, vamos perdendo faculdades. Em alguns casos, podemos ficar limitados a vários níveis e até pode ser necessário procurar serviços de apoio domiciliário, sobretudo se não tiver tempo para prestar os cuidados necessários.

Precisa de Apoio Domiciliário? Encontre aqui

Mas o que é certo é que o processo de envelhecimento exige adaptações no dia a dia que passam pelo próprio condicionamento psicológico do idoso, mas também pelo seu entorno. É preciso adequar a casa onde vive para as suas circunstâncias especiais.

Nesse sentido, deixamos as seguintes 14 recomendações gerais do que pode fazer para adaptar a casa para idosos:

  • Organize os seus móveis para que seja mais fácil andar pela casa

  • Enrole ou prenda os cabos elétricos, ou de outro tipo, que possam estar no chão para evitar que o idoso tropece neles

  • Retire tapetes desnecessários, ou que possam escorregar (ou prenda aqueles que deslizem mais facilmente)

  • Coloque os produtos/objetos de maior uso nos armários inferiores, evitando que seja preciso subir a bancos/escadas para os apanhar

  • Troque pisos de cerâmica, mais escorregadios e duros, por pisos de madeira ou vinil

  • Instale barras de apoio no duche e/ou na banheira

  • Use fita antiderrapante em degraus internos e externos que não tenham carpetes (para evitar quedas)

  • Troque as maçanetas das portas por maçanetas de alavanca

  • Conserte corrimãos soltos

  • Coloque iluminação adequada nas escadas

  • Alargue portas e corredores se tiver de passar por lá uma cadeira de rodas

  • Instale um elevador de escadas (se for necessário)

  • Substitua fogões antigos por placas de indução (para prevenir queimaduras)

  • Instale rampas de acesso.

Mas, além destas dicas genéricas, vamos deixar-lhe sugestões específicas para cada divisão, ou área, da sua casa. Continue a ler!

Veja também: Governo dá apoio para obras em casa de idosos (e é a fundo perdido)

Adaptações para a deslocação dentro de casa

A deslocação pela casa parece algo tão básico e fácil que será difícil colocarmo-nos no lugar de pessoas idosas e com dificuldades de locomoção. Mas, para estas, um simples móvel pode ser um obstáculo complicado.

Por isso, é preciso fazer algumas adaptações pela casa para simplificar a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida.

Além dos ajustes na organização dos móveis, é importante também manter a casa bem iluminada, sobretudo as zonas de escadas.

Pode ser boa ideia instalar luzes com sensores de movimento que ligam automaticamente quando se sai da cama, ou se entra e sai das várias divisões.

Instalar uma cadeira elevatória, ou um elevador de escadas, pode ser importante para facilitar a subida e a descida das escadas, no caso de idosos mais debilitados em termos de movimentos.

Além disso, também pode pensar em instalar um corrimão adicional nas escadas para dar mais suporte, permitindo ao idoso agarrar-se de ambos os lados.

Levantar e vestir

Gestos tão básicos como levantar da cama e vestir podem ser difíceis a partir de certas idades, ou devido a determinadas condições de saúde. Por isso, é também importante avaliar ajustamentos a este nível.

No caso de levantar, uma ideia passa por recorrer a cadeiras reclináveis elétricas que ajudem no processo. Mas também há camas especializadas que se podem erguer para posições que facilitam ficar de pé, ou, por outro lado, baixar-se para ajudar no ato de sentar ou deitar.

O simples uso de uma calçadeira de cabo longo será muito útil para calçar os sapatos.

Ajustes na casa de banho

A segurança de idosos com dificuldades de locomoção exige alterações na casa de banho - até porque esta é uma divisão propícia a quedas.

Neste sentido, existem no mercado vários dispositivos a pensar nos mais velhos, tais como chuveiros de acesso nivelado, banheiras com porta de fácil acesso e sanitas adaptadas.

Há também as chamadas casas de banho "mãos livres", com funções automáticas de lavagem e secagem, que funcionam enquanto a pessoa está simplesmente sentada. E existem elevadores de banho para suportar o peso do idoso ao entrar e sair.

Tudo isto exige, claro, um investimento. Mas há soluções mais práticas e fáceis de implementar, por exemplo, o uso de bases de banho antiderrapantes. Também pode utilizar esponjas de cabo longo e tapetes de banho para limpar os pés para evitar que o idoso tenha de baixar-se.

Para adicionar suporte, e mais segurança, pode também investir em corrimãos para suporte adicional.

Leia ainda: Higiene do idoso: cuidados importantes a ter

Adaptar a cozinha

Neste caso, o essencial é pensar em como é que o idoso usa a cozinha, e no que pode facilitar-lhe a vida no dia a dia. Isso pode passar, por exemplo, por incluir neste espaço itens como:

  • Banco de cozinha alto onde possa apoiar-se numa posição quase em pé

  • Talheres de cabo largo

  • Pratos de borda alta

  • Abridores fáceis de latas, garrafas e frascos

  • Carrinho para transportar alimentos e bebidas entre divisões

  • Basculante para inclinar a chaleira, para despejar o líquido, sem suportar o seu peso.

Além disso, é preciso também incluir alguns ajustamentos para evitar os perigos que a cozinha pode oferecer a pessoas com incapacidades físicas. Portanto, aposte num piso antiderrapante para evitar escorregões e, logo, quedas.

Também deve colocar os objetos mais usados em prateleiras mais baixas, de fácil acesso.

Infográfico com medidas para adaptar a casa para idosos.

Adaptações para pessoas com problemas de visão

Adaptar a casa para idosos com problemas de visão já exige outro tipo de preocupações. Neste caso, é ainda mais importante evitar fios e carpetes soltos, corrimãos partidos ou uma casa desorganizada - isso pode ser fatal para alguém que não vê bem.

Além disso, pense em colocar fita colorida nas bordas das escadas, e em outras bordas, para facilitar a deslocação pela casa - e evitar acidentes.

Ajustes devido a problemas de audição

Em situação de dificuldades de audição, os desafios são outros. Portanto, é preciso garantir que o idoso consegue perceber claramente se estiver perante um caso de emergência, ou se receber um telefonema, ou alguém bater à porta.

Pode instalar um sinalizador sonoro que pisca e emite sinais altos quando qualquer sensor da casa é ativado, ou até mesmo quando o telefone toca.

Mas também pode recorrer a alarmes de fumo, ou aos que recorrem a almofadas vibratórias para chamar a atenção do idoso, em caso de incêndio, por exemplo.

Dificuldades de memória ou problemas neurológicos

Quando a condição do idoso se prende com a saúde neurológica, ou a falta dela, é mais importante ainda zelar pela segurança do idoso. A pessoa pode perder noção total dos riscos, o que a poderá colocar em situações muito graves.

Nos casos mais difíceis, será essencial contratar apoio domiciliário, nomeadamente se o idoso estiver numa fase mais desorientada.

Mas quando há problemas de memória, há pequenos "truques" que se podem implementar. Existem, por exemplo, localizadores de objetos que permitem encontrar as chaves esquecidas aí por casa - e que são úteis para todas as pessoas e todos os objetos!

Por outro lado, pode anexar etiquetas a objetos ou redigir post-its com tarefas/gestos diários que seja preciso fazer.

Adaptar a casa para idosos entrarem e saírem

A simples entrada e saída de casa pode ser um "bicho de sete cabeças" para idosos com mobilidade reduzida. Por isso, é importante fazer as devidas adequações neste capítulo para melhorar a sua qualidade de vida.

Colocar uma rampa de acesso, sobretudo se o idoso precisar de cadeira de rodas, é essencial. Mas também pode ser necessário colocar um corrimão para facilitar a subida e a descida de escadas.

Se a zona de entrada for muito escura, será boa ideia incluir uma luz externa, para evitar tropeções e acidentes.

Se precisa de adaptar a casa para idosos com dificuldades físicas, ou neurológicas, estas são apenas algumas ideias do que pode fazer. É algo que exige um investimento, como é evidente, mas que vai garantir segurança - e melhor qualidade de vida - ao seu ente querido. E, afinal, é isso que mais importa.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário