Higiene do idoso: cuidados importantes a ter

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  26 janeiro 2023 |  
17 min. de leitura
higiene do idoso

À medida que os nossos entes queridos vão envelhecendo, as suas necessidades vão aumentando de dia para dia. Se, há uns anos, eram eles que cuidavam de nós, hoje eles precisam cada vez mais da nossa ajuda, incluindo para as coisas mais básicas, como tomar banho, por exemplo. A higiene do idoso é, sem dúvida, um fator importante para a sua saúde e bem-estar, mas que, a dada altura, ele não consegue fazer sozinho, principalmente pelas dificuldades de locomoção.

A saúde dos idosos é delicada e eles são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças. Por isso, uma área que devemos dar particular atenção é a sua higiene, até porque uma má higiene pode levar a infeções e ao colapso da pele.

Assim, é crucial saber como ajudar os idosos a terem a sua higiene pessoal em dia, assim como é indispensável sabermos quais os cuidados que devemos ter em relação a este tema. 

Qual a importância da higiene para os idosos?

A higiene dos idosos não pode ser desvalorizada. Uma higiene adequada faz mais do que apenas mantê-los limpos. Na verdade, adotar boas práticas básicas de higiene pessoal pode prevenir várias doenças e infeções.

Não nos podemos esquecer que os nossos entes queridos de mais idade têm um sistema imunitário mais fraco, o que os torna mais suscetíveis a doenças causadas por fatores externos (como bactérias e germes). Além disso, eles têm mais dificuldades em se locomover e movimentar, tornando impossível uma higiene perfeita. 

Assim, é importante dar duches diários aos nossos "velhinhos", assim como incentivar a lavar as mãos frequentemente e a manter as unhas bem aparadas. 

Outro aspeto a ter em conta é a higiene dentária. É fundamental que os idosos escovem os dentes e usem fio dental regularmente, de forma a manterem uma boa saúde oral. Mesmo aqueles que usam dentadura devem escovar a gengiva e lavar a língua, pois ajuda na circulação do sangue na boca. 

Também temos de dar atenção à limpeza das superfícies em casa, garantindo que eliminamos germes e bactérias que causam alergias ou problemas de saúde nos idosos, os quais têm sistemas imunitários mais fracos e, como tal, mais suscetíveis a infeções.

Portanto, não deixe de limpar bancadas e mesas da cozinha diariamente, assim como todas as superfícies da casa de banho, com um detergente antibacteriano. 

Descubra: 19 Objetos que causam alergia e que (provavelmente) tem em casa

Higiene do idoso: o que é e o que inclui?

Quando se fala em higiene do idoso, não consideramos apenas o ato de tomar banho ou de lavar os dentes. Na verdade, esta inclui várias ações que asseguram o bem-estar físico e mental do idoso, prevenindo doenças e infeções.

Assim sendo, o trato da higiene do idoso inclui:

  • Higiene pessoal – Banho, higiene oral e outros cuidados do corpo (como pentear e barbear, por exemplo)

  • Vestuário – Incluímos aqui o ato de vestir, mas também a da preparação e higiene das roupas, calçar e apertar fechos e botões

  • Alimentação – Além da utilização e higienização de loiças e talheres, inclui-se também a preparação da comida e a higienização da cozinha

  • Casa – A higiene do idoso deve contemplar, ainda, a higienização do espaço doméstico

Apesar de, muitas vezes, olharmos para o idoso com condescendência, familiares e cuidadores devem incentivar ao autocuidado. Sempre que possível, ou seja, sempre que o idoso for capaz de realizar as tarefas sozinho, é a própria pessoa idosa que deve tratar da sua higiene, mesmo que sob orientação ou supervisão.

Sabemos que a tentação de ajudar em tudo é grande (até porque o carinho que temos pelos nossos mais velhos é muito grande e é-nos difícil olhar para eles e perceber o quão frágeis estão a ficar). No entanto, lembramos que, quanto mais o idoso for autónomo e responsável pelas suas necessidades pessoais, mais ele se manterá ativo e saudável ao longo do tempo.

Cuidados com a higiene pessoal do idoso

cuidado a idosos

Os idosos ficam com a pele mais fina, tornando-os mais suscetíveis ao surgimento de hematomas e rachaduras na pele. Além disso, eles são mais suscetíveis a desenvolver infeções cutâneas. Quando eles têm uma má higiene, dá-se uma propagação de germes e o risco de desenvolver doenças é maior. Por isso, é fundamental que os familiares diretos e cuidadores incentivem a boas práticas de higiene pessoal.

Lavar a pele regularmente com um sabonete suave e água morna é importante para manter a pele dos idosos saudável. Idealmente, os banhos (duches) devem ser diários. Além disso, deve dar-se especial cuidado ao limpar as áreas mais sujeitas a suor ou bactérias, tais como virilhas, axilas e pés, por exemplo. Da mesma forma que é importante lavar bem o corpo, também é crucial secar bem a pele após o banho, pois a humidade leva ao crescimento de bactérias.

Se o idoso for incontinente, ou se tiver dificuldade em se mover, pode precisar de ajuda de terceiros para tratar da higiene pessoal. Os cuidadores devem certificar-se de que têm os materiais de que necessitam à mão, tais como fraldas ou toalhitas para adultos, para os manter limpos e devidamente secos.

A higiene pode ser feita de forma parcial, dando particular atenção às partes do corpo que carecem de maior higiene (cara, boca, mãos, axilas e genitais), ou total (banho completo, cortar unhas e cuidados com o cabelo e barba).

Tanto a higiene parcial, como a total, pode ser feita na cama (higiene no leito) ou na banheira. Deverá escolher o melhor local para realizar a higiene do idoso de acordo com o seu grau de dependência. Se o seu ente querido ainda consegue deslocar-se e entrar na banheira, então dê prioridade ao banho completo. Caso o idoso tenha muitas dificuldades de locomoção, ou esteja acamado, então deve escolher a higiene no leito. 

Além destas ações, a higiene deve incluir também (como vimos) a higiene oral. Nesse sentido, deve encorajar o idoso a escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia e a visitar regularmente o dentista.

Como fazer a higiene íntima do idoso?

Cuidar devidamente da higiene íntima é particularmente importante para os mais velhos, pois podem não ser capazes de cuidar de si próprios de forma eficaz, como fizeram durante a sua idade adulta.

Devido ao declínio físico e/ou mental, os idosos já não conseguem limpar as suas zonas íntimas com tanta eficácia e, portanto, é fundamental que os familiares ou cuidadores os ajudem nesse sentido.

Garantindo uma boa higiene íntima do idoso, vai proporcionar-lhe uma sensação de conforto, reduzir o mau cheiro e prevenir graves problemas de saúde, tais como infeções do trato urinário. Portanto, esta é uma área que não deve (e não pode) ser negligenciada. 

É importante que os cuidadores primários, ou profissionais, tenham uma abordagem suave ao ajudarem uma pessoa idosa com a sua higiene íntima. Deve sempre usar métodos menos intrusivos e menos ofensivos, garantindo que os idosos se sentem confortáveis e que a sua dignidade é respeitada ao longo de todo o processo.

Uma boa forma de tornar esta experiência menos intrusiva é manter o contacto visual, sempre que possível, e falar num tom relaxante. Pode, também, dar instruções muito específicas durante a higiene, dizendo quais as áreas que precisam ser lavadas com mais cuidado. 

Ao fazer a higiene íntima do idoso, use loções e toalhitas que estejam livres de produtos potencialmente irritantes. Lembre-se que a pele dos idosos é muito sensível e qualquer produto mais forte pode deixar a sua pele irritada e inflamada.

Como fazer a higiene do idoso no domicílio?

idoso-a-lavar-os-dentes

Cuidar dos idosos em casa é muito gratificante, mas também representa um grande desafio. É importante ser organizado, estabelecer uma rotina e um horário, planear atividades que sejam adequadas à idade da pessoa que está a cuidar, garantir-lhe uma alimentação equilibrada, assegurar a sua higiene e manter uma boa comunicação com os outros membros da família, de forma a que todos estejam a par da situação em que o idoso se encontra.

No que diz respeito à higiene do idoso, deverá ter em conta vários aspetos. Vejamos em maior detalhe.

Higiene oral

A higiene oral deve ser feita diariamente e, idealmente, mais de duas vezes por dia (sempre depois da refeição e antes de deitar). Os idosos devem ser encorajados a lavar os dentes, a língua e a boca, assim como a usar elixir bocal.

Mesmo idosos que se alimentam através de sonda devem ter a sua higiene oral assegurada. Quando realizada corretamente, uma boa higiene oral:

  • Previne infeções e cáries dentárias

  • Estimula a circulação sanguínea na região da boca

  • Evita o mau hálito

  • Elimina microrganismos e restos de alimentos da boca

Banho

O banho é parte essencial da higiene pessoal do idoso. Além de lhe proporcionar conforto (físico e emocional), também evita infeções e irritações cutâneas. Quando o idoso deixa de ser capaz de tomar banho sozinho, ou quando tem já muita dificuldade, é fundamental que tenha um familiar ou cuidador sempre por perto, garantindo a sua segurança (pois o risco de queda é muito elevado). 

Caso tenha de dar banho a um familiar idoso (na cama ou na banheira/polibã), tente transformar esse momento em algo relaxante e tranquilo, não só para o idoso, mas para si também. É comum que haja uma grande tensão de parte a parte durante os primeiros banhos. Há sempre o receio de quedas e um certo constrangimento. Por isso, deve fazer com que o banho seja um momento de tranquilidade e de troca, não um momento de stress e tensão. 

Geralmente, a manhã é o momento mais adequado para dar banho a uma pessoa idosa, pois é comum que sinta mais energia nessa altura do dia. No entanto, pode adequar o horário em conformidade com o gosto da pessoa cuidada. Cada pessoa deve ser olhada e tratada na sua individualidade. Por isso, respeite sempre a vontade do idoso e, caso não haja possibilidade de ajustar horários, explique o motivo pelo qual o banho tem de ser dado àquela hora. 

Durante o banho, tome os seguintes cuidados:

  • Utilize gel de banho ou sabonete com pH neutro

  • Remova o sabão na totalidade para evitar irritações na pele

  • Evite correntes de ar no local onde vai dar banho

  • Encoraje o idoso a participar na sua própria higiene

  • Ao secar, faça movimentos circulares e sem muita força, dando particular atenção às dobras, pregas e espaços entre os dedos

Vestuário

O vestuário escolhido deve ser sempre adequado às necessidades específicas do idoso. É fundamental que a pessoa cuidada se sinta confortável e que as roupas lhes confiram mobilidade (roupas mais largas favorecem os movimentos). No entanto, as peças de roupa escolhidas devem respeitar o estilo pessoal e a personalidade do idoso, assegurando o seu conforto psicológico.

Além disso, as roupas devem ser trocadas diariamente (por vezes mais do que uma vez por dia). Embora as pessoas idosas não suem tanto como os adultos, usar a mesma roupa dias seguidos vai fazer com que a pessoa se sinta desconfortável, além de ser propício a maus odores. 

De preferência, lave as roupas com um detergente hipoalergénico, garantindo que o idoso não fica com a pele irritada ou inflamada. 

Barba, cabelos e unhas

O cuidado da barba, cabelos e unhas também faz parte da higiene do idoso. Assim, se está com um idoso a seu cargo, deve assegurar que:

  • Unhas são cortadas uma vez por semana ou, no máximo, a cada duas semanas

  • Ferramentas de limpeza e de corte estão devidamente desinfetadas e higienizadas

  • Ferramentas de corte e limpeza estão armazenadas num estojo adequado

  • Barba é cortada diariamente (com lâmina comum ou barbeador elétrico), ou conforme a preferência do idoso (depende do tamanho da barba/bigode que o idoso gosta de manter)

  • Cabelos são penteados diariamente e lavados, pelo menos, de três em três dias

Como encontrar prestadores de cuidados domiciliários para assegurar a higiene do idoso?

cuidadora-de-idosos

Os prestadores de cuidados domiciliários podem ajudar em muitos aspetos, desde dar refeições e assegurar o transporte do idoso, até ajudar no banho e a vestir-se.

Sem dúvida, tomar conta de uma pessoa de idade não é fácil. Quando eles ainda são autónomos, não terá muitas dificuldades em ajudá-lo nas suas tarefas diárias. No entanto, com a perda de capacidade motora e/ou mental, será necessário um acompanhamento 24 horas por dia, durante 365 dias por ano.

Nesse caso, o apoio de um cuidador é indispensável. Aliar o trabalho, os filhos e a casa com o cuidado a um idoso (ou mais do que um) é uma tarefa hercúlea e impossível de levar a cabo sozinho.

Por isso, se quer manter os seus entes queridos por perto, ter um cuidador que faça serviço domiciliário pode ser a única solução.

A escolha do profissional deve ser feita com muita atenção. Afinal, estamos a falar da contratação de alguém que irá acompanhar um ente querido que requer disponibilidade, atenção e muito amor.

Antes de contratar um cuidador:

  • Saiba quais as habilidades e capacitações do cuidador

  • Verifique os antecedentes criminais

  • Analise a experiência profissional do cuidador (incluindo o tempo de permanência em cada casa e possíveis cartas de recomendação)

Está à procura de alguém experiente para
prestar cuidados domiciliários a idosos? Encontre aqui

Se necessário, os membros da família devem também procurar recursos da comunidade que possam fornecer assistência, como auxiliares de saúde ou serviços de fisioterapia ao domicílio.

Ter um bom sistema de apoio à pessoa idosa é essencial para que o idoso tenha uma boa qualidade de vida. Por isso, não deixe de contratar profissionais capazes e qualificados para ajudá-lo em todos os cuidados a idosos.

Quais os produtos de higiene para idosos necessários?

Muitos seniores precisam de assistência na compra e utilização de produtos de higiene, tais como gel de banho, champô, artigos de cuidado da pele, entre outros. Embora escolher os produtos de higiene certos para um sénior seja importante para manter a sua saúde e bem-estar, pode ser um desafio encontrar aqueles que melhor se adequam às suas necessidades e orçamento específicos.

Felizmente, hoje já encontra linhas especializadas de higiene pessoal para idosos, cujos produtos são reformulados, hipoalergénicos, naturais, hidratantes e que contêm vitaminas que garantem uma boa saúde cutânea nesta faixa etária.

Para idosos com incontinência ou acamados, é também necessário comprar fraldas geriátricas e/ou pensos de incontinência.

Deve, ainda, aplicar sempre um creme corporal gordo (principalmente em idosos acamados) para evitar chagas e rachaduras da pele. Como os idosos têm a pele muito fina e sofrem, muitas vezes, de desidratação, o uso do creme gordo corporal é uma forma de prevenir feridas que podem infetar e agravar-se.

Embora possa parecer senso comum, muitos idosos não tomam as devidas precauções quando se trata da sua higiene pessoal. Isto pode levar a uma série de graves problemas de saúde, assim como à propagação de germes e bactérias.

Saber quais os cuidados a ter com a higiene do idoso evita que as pessoas mais velhas desenvolvam doenças e infeções, além de os ajudar a manter a sua autoestima e bem-estar. Não hesite em pedir a ajuda de um cuidador quando sentir que não está capaz de realizar tudo sozinho.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário