Como prevenir incêndios florestais? Saiba como agir

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  31 maio 2023 |  
10 min. de leitura
como prevenir incêndios florestais

Com os dias mais quentes vem também a preocupação com os incêndios. Saber como prevenir incêndios florestais é essencial para proteger terrenos florestais, assegurar a flora do nosso país e evitar tragédias como a que aconteceu em Pedrógão Grande, em 2017.

Algumas atitudes simples podem prevenir a maior parte dos incêndios florestais e está ao alcance de qualquer pessoa.

Portanto, se mora numa área florestal, ou se vai viajar para alguma área com muita vegetação, veja aqui o que fazer para não colocar em risco a sua segurança e a das pessoas que moram na região.

Condições climáticas que propiciam incêndios florestais

Algumas condições climáticas tornam mais propensos os incêndios florestais, as quais se verificam mais nos meses quentes de verão. Assim, deve ter especial atenção em dias / épocas de:

  • Seca

  • Ventos fortes

  • Trovoada

  • Temperaturas altas

Como prevenir incêndios florestais?

Medidas simples podem prevenir incêndios florestais ou minimizar em grande parte as consequências no caso destes deflagrarem.

Se vive numa zona florestal, deve limpar bem o seu terreno, nos prazos estipulados, e deve ampliar a limpeza num raio de 50 metros à volta do seu terreno ou casa.

Muitos dos incêndios podiam ser evitados (ou minimizados os seus estragos) se os terrenos estivessem sempre limpos. Portanto, esta é a primeira e principal atitude a ter para a prevenção dos incêndios durante esta época de risco acrescido.

Relembramos que os proprietários são obrigados a realizar a limpeza dos terrenos e, caso não o façam, os municípios podem fazê-lo, mas serão cobrados os custos posteriormente.

Ainda não fez a limpeza do seu terreno?
Encontre profissionais qualificados aqui

Além da limpeza do terreno, o perímetro da casa deve ser mantido em segurança. Assim, mantenha sempre um perímetro de segurança de 50 metros e, no caso de ter árvores e arbustos, estes devem estar sempre a, pelo menos, cinco metros da casa.

É importante que a manutenção das copas das árvores seja feita com regularidade, sendo que estas devem estar separadas por, pelo menos, quatro metros. Se tiver plantações, garanta que as culturas estão separadas com barreiras corta-fogo.

Deve também eliminar qualquer vegetação inflamável, como as silvas, num perímetro de 10 metros ao redor da casa. Idealmente, deve ter uma faixa à volta da casa de pavimento não inflamável, como tijoleira ou cimento, por exemplo.

Ter sempre o acesso à casa desobstruído é essencial em caso de incêndio. O ideal é que esse acesso também permita fazer inversão de marcha facilmente com os carros.

Como a preservação florestal e a segurança é responsabilidade de todos, deve informar as autoridades sempre que vir lixo acumulado junto de habitações.

Outras atitudes importantes:

  • Nunca faça fogo em florestas ou em zonas perto de florestas

  • Não deite lixo para o chão

  • Nunca deixe crianças brincarem com isqueiros ou fósforos

  • Não lance fogo-de-artifício em espaços rurais

  • Não deite cigarros acesos para o chão

Trabalho em áreas florestais: Cuidados a ter

Se trabalhar em áreas florestais, deve ter alguns cuidados adicionais em época de risco elevado de incêndio. Para evitar incêndios, evite trabalhar com combustíveis em dias muito quentes e prefira sempre as horas de menos calor.

Caso utilize corta-matos ou ferramentas motomanuais, evite que estes entrem em contacto com metal ou pedra, pois pode libertar fagulhas.

Evite também usar ferramentas que produzem faíscas quando estiver perto de vegetação seca, tenha atenção a equipamento quente, pois este pode tornar-se uma fonte de ignição, e nunca reabasteça motores aquecidos.  

Podemos referir aqui algumas atitudes para a prevenção de incêndios florestais durante trabalhos em áreas de risco:

  • Limpar qualquer inflamável no local de trabalho num perímetro de três a cinco metros

  • Antes de reabastecer, deixe arrefecer o motor

  • Não usar equipamentos que possam causar ignição, combustão e fagulhas em tempo seco e ventoso

  • Não fazer corte e queima de detritos agrícolas

  • Armazenar produtos inflamáveis em local apropriado e longe das residências

  • Verificar sempre a conservação dos depósitos de combustível para evitar fugas

Leia também: Limpeza de terrenos: veja o que precisa de fazer para evitar multas

Prevenção de incêndios florestais: O que fazer no interior da casa?

A prevenção não é feita apenas ao redor da casa. Deve também tomar algumas precauções no interior, não só para evitar que o fogo entre em sua casa, mas também para ter um plano definido caso isso aconteça.

Assim, tenha sempre um plano de evacuação da casa e faça simulações com toda a família. É importante, também, combinar com todos um ponto de encontro e uma forma de se contactarem durante um incêndio, pois os telemóveis e telefones podem não funcionar corretamente.

Tenha um kit de primeiros socorros, assim como um rádio, uma lanterna com pilhas extras, latas de conservas, sapatos isolantes de calor e garrafas de água para qualquer imprevisto.

Nunca deixe as crianças sozinhas em casa e, caso isso aconteça, nunca as deixe trancadas à chave, pois elas podem ter de fugir em caso de incêndio.

Para evitar que o fogo se aproxime e entre em sua casa:

  • Não acumule lenha, substâncias inflamáveis e sobras de exploração agrícola / florestal no perímetro de proteção da residência

  • Limpe regularmente as caleiras, telhados e passadiços de madeira

  • Coloque uma rede de retenção de fagulhas na chaminé

  • Se deflagrar um incêndio, tenha atenção a todas as frestas (das portas e janelas) para evitar que entrem fagulhas

  • Feche todas as janelas, persianas e portas

  • Feche todas as válvulas de gás

  • Retire qualquer cortinado que possa ser inflamável

  • Molhe as paredes da casa e todo o perímetro em volta da residência de forma abundante

O que fazer se deflagrar um incêndio?

Antes de qualquer coisa, mantenha-se em segurança. Se está perto de um lugar com incêndio alastrado, vá para um local seguro e longe de perigo. Mesmo que tenha a sua casa em risco, não arrisque a sua vida e a dos seus familiares.

Siga sempre as indicações e orientações dos bombeiros e da segurança civil, pois eles trabalham no sentido de o manter bem e seguro.

No caso de presenciar (ou começar acidentalmente) um pequeno foco de incêndio, aja com rapidez para evitar que ele cresça. Durante o primeiro minuto, o fogo apaga-se facilmente com água ou uma pá, por exemplo. Por isso, tenha sempre por perto algo que possa apagar um foco de incêndio.

Caso a chama tenha sido causada por líquidos inflamáveis, nunca utilize água. Apague com terra ou areia.

Se passar ou assistir a um incêndio florestal, ligue sempre para o número nacional de emergência – 112 – ou então telefone para os bombeiros da região.

O que fazer se ficar cercado pelo fogo?

Esta é uma situação que ninguém espera que aconteça, mas, se for apanhado desprevenido e ficar cercado pelo fogo durante um incêndio, antes de mais nada tente não entrar em pânico. É fundamental manter a calma e uma boa perceção para pensar em soluções eficazes.

Mantenha a cabeça e a parte superior do corpo cobertas com roupas molhadas. Desta forma, vai manter-se livre das chamas e do calor excessivo.

Perceba qual a direção que o vento tem e saia sempre na direção contrária. Nunca vá para locais que tenham muita vegetação, pois o risco de incêndio é muito alto.

Tente encontrar uma zona com água, pois assim consegue proteger-se das temperaturas muito altas. Caso não tenha água na região, encontre um abrigo em área aberta ou em áreas impermeabilizadas.

Para não inalar fumo, respire o ar junto ao chão, usando uma roupa molhada à frente da cara. Mantenha-se deitado e, caso isso seja possível, cubra o corpo com a terra do chão.

Como saber quais os incêndios ativos em Portugal em tempo real?

O site Fogos.pt dá a indicação de todos os incêndios ativos em Portugal, assim como dá informação do seu estado (inclusive se está extinto ou em rescaldo). Poderá ainda acompanhar o estado dos incêndios no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Siga todas as nossas indicações para prevenir incêndios florestais e mantenha-se sempre em segurança. Não arrisque a sua vida para tentar salvar bens materiais e siga sempre as indicações das autoridades.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário