Como alugar carrinha para mudanças e onde? Veja aqui

Susana Valente
Mudanças |  10 outubro 2022 |  
7 min. de leitura
Alugar carrinha para mudanças

Alugar carrinha para mudanças é uma ótima alternativa à contratação de um serviço completo feito por uma empresa - e pode ser bem mais barato.

Fazer mudanças pode ser uma grande dor de cabeça! Só de pensar em empacotar a vida, já dá uma ânsia desmedida. Mas, em alguns casos, a parte mais difícil é como transportar os nossos pertences para outra morada.

Por isso, muitas pessoas recorrem a empresas de mudanças, acreditando que é a melhor solução - ou não sabendo que podem alugar carrinha para mudanças. Esta opção pode, no fim de contas, tornar-se bem mais acessível.

As mudanças podem ser mesmo desafiantes, implicando longas horas a empacotar, transportar e desempacotar coisas. E podem tornar-se dispendiosas, sobretudo se estivermos a falar de mudanças internacionais.

Contudo, se optar por alugar carrinha para mudanças, poderá reduzir um pouco a fatura - além do que terá mais flexibilidade, em termos de horários, para poder organizar-se.

Desfaça, portanto, algumas dúvidas quanto a este processo que pode ser bem simples...

Onde posso alugar carrinha para mudanças?

A maior parte das empresas de aluguer de viaturas disponibiliza também carrinhas para mudanças. Portanto, pode começar a sua busca por aí.

Se quiser ter a vida facilitada, pode procurar aqui mesmo no Toma Conta, para ter acesso a várias ofertas. Pode, assim, explorar qual será a melhor para o seu caso.

Procure aqui carrinha para mudanças

Na hora de escolher, é importante que peça orçamentos a várias empresas para poder encontrar a melhor oferta possível.

Além disso, deve optar por uma proposta que fique localizada perto do local de origem da mudança. Será muito mais fácil, e mais económico, para si, pois evitará custos adicionais com deslocações até empresas mais distantes.

Carrinha de mudanças para alugar quanto custa?

Os preços podem variar muito de empresa para empresa, e também conforme o tipo e o tamanho da carrinha para mudanças. Mas há diversos fatores que podem influenciar o preço final.

A distância da deslocação é um dos aspetos a considerar, pois precisa de contar com os gastos em gasolina e portagens, por exemplo.

Tenha em conta também o volume e a carga total, pois isso terá igualmente influência não só no combustível que vai gastar, mas no tempo que vai precisar para fazer as mudanças. Quanto mais tempo precisar da carrinha, mais pagará, como é evidente.

Como pedir um orçamento?

É muito fácil abordar as empresas para pedir um orçamento para alugar carrinha para mudanças. Basta usar os contactos que são disponibilizados nos respetivos sites.

Mas, em alguns casos, as próprias empresas permitem que faça uma simulação online de quanto pode gastar no processo. Esse é um bom primeiro passo para ficar com uma ideia do que pode esperar.

De qualquer modo, para lá dessa simulação, tente contactar diretamente a empresa, até para entender todas as condições do aluguer.

Na altura do contacto, não se esqueça de referir a morada de onde vai fazer a mudança, bem como a morada de destino da mesma. É importante também ter uma ideia de quanto tempo vai precisar da viatura.

Alugar carrinha para mudanças ou contratar serviço profissional?

Se chegou até este artigo, é provável que esteja inclinado a alugar carrinha para mudanças ao invés de contratar os serviços de uma empresa profissional. Contudo, tenha em conta que existem vantagens e desvantagens em cada uma das escolhas.

A principal vantagem de ser você a conduzir o processo é o preço, pois alugar carrinha para mudanças fica mais barato.

Por outro lado, colocar-se nas mãos de profissionais pode tornar o serviço muito mais rápido e eficiente - sem móveis partidos, por exemplo!

De resto, se não tiver ajuda de amigos ou familiares, fazer as mudanças sozinho numa carrinha pode tornar-se mais caro.

Veja ainda que, tomando tudo a seu cargo, terá também de cuidar da montagem e desmontagem de móveis e/ou eletrodomésticos, caso sejam itens transportados. Terá de embalar e desembalar todos os seus pertences, o que pode ser uma grande dor de cabeça!

Portanto, procure avaliar se tem tempo para tudo isso. E lembre-se de que, por vezes, o mais barato sai caro...

Contrate serviços de mudanças

O que é preciso para alugar carrinha para mudanças?

Na altura de alugar carrinha para mudanças, você precisará de apresentar o Cartão de Cidadão devidamente atualizado, bem como um comprovativo de morada para o Termo de Responsabilidade.

Além disso, é necessária também ter Carta de Condução, mas basta ter o documento para poder conduzir veículos normais. Não precisa de ter carta em qualquer categoria especial.

Contudo, algumas empresas pedem que tenha a Carta de Condução há, pelo menos, três anos.

Quais os riscos de alugar carrinha para mudanças?

Algumas pessoas podem temer conduzir uma carrinha de mudanças por acharem que é difícil de conduzir. Mas, na verdade, é quase o mesmo que conduzir um carro ligeiro.

Claro que uma carrinha é maior e é mais alta, o que quer dizer que ocupa mais espaço, fatores que terá de considerar na estrada e, especialmente, quando for estacionar.

Mas, para lá disso, a mecânica da condução é semelhante. O que pode ser diferente é o conteúdo do veículo depois de o carregar. Estará muito mais pesado, com os seus pertences amontoados, pelo que precisará de conduzir com especial cuidado.

Contudo, se sente alguma insegurança, aproveite para dar umas voltas com a carrinha de mudanças vazia antes de iniciar as suas mudanças. Isso vai dar-lhe mais confiança para o momento decisivo.

As empresas de aluguer de veículos têm seguros, maiores ou menores coberturas e diferentes preços, que podem ser uma boa proteção em casos de acidentes. Mesmo que pague um pouco mais, pode valer a pena jogar pelo seguro.

Porém, se não se sente confortável com a ideia de alugar carrinha para mudanças, ou se não é um bom condutor, mais vale entregar o serviço nas mãos de empresas de mudanças profissionais. Porque, afinal, o seguro morreu de velho...

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário