Como desinfetar a máquina de lavar roupa? 6 Passos essenciais

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  04 julho 2024 |  
4 min. de leitura
homem programa máquina de lavar roupa com ajuda de mulher grávida

A limpeza regular da sua máquina de lavar roupa é essencial para o seu bom funcionamento (pois evita a formação de calcário), mas também para ser eficaz. Assim, deverá desinfetar a máquina de lavar roupa periodicamente.

Este equipamento acumula muita sujidade, incluindo no interior na borracha de vedação. Além de prejudicar o desempenho da lavagem (é possível que comece a deixar as peças com mau odor), pode danificar a máquina.

Como higienizar a máquina de lavar roupa?

Para higienizar corretamente a sua máquina de lavar roupa deve eliminar a sujidade, calcário e bolores. É importante ler sempre o manual de instruções do seu equipamento, uma vez que os cuidados a ter podem ser diferentes em alguns modelos.

No entanto, podemos apontar alguns passos gerais para desinfetar a sua máquina, mantendo-a limpa e aumentando o seu tempo de vida.

1 – Limpar a borracha da porta

A borracha da porta é uma das peças que mais fica suja e, nesse sentido, deve higienizá-la, pelo menos, a cada quatro meses.

Basta passar um pano húmido com detergente para remover a sujidade. Depois seque bem.

Para evitar problemas, deixe a porta do equipamento aberta depois de cada utilização, evitando que o tambor fique molhado e forme bolores.

Leia também: Símbolos das etiquetas da roupa - saiba como distinguir

2 – Lavar a gaveta

A gaveta onde coloca o detergente e amaciador também costuma acumular resíduos dos produtos. Deve ser limpa, pelo menos, duas vezes por ano.

Retire a gaveta da máquina de lavar roupa e passe por água para remover os restos de detergente e amaciador. Depois de seca, volte a inserir no equipamento.

3 – Limpar o filtro

O filtro da máquina deve ser limpo, pelo menos, semestralmente. Regra geral, este encontra-se na parte de baixo do equipamento.

Coloque uma bacia junto à máquina, pois vai sair alguma água. Desenrosque o filtro e passe por água corrente. Retire qualquer sujidade que tenha agarrada (uma escova de dentes pode ser muito útil neste processo). Volte a colocar o filtro no equipamento.

4 – Limpar o tambor

Deve limpar o tambor sempre que sentir maus odores nas suas roupas ou vindos da sua máquina de lavar.

Para higienizá-lo, basta fazer um programa de lavagem a 60 °C, ou superior, com a máquina vazia. Escolha o programa de autolimpeza, caso o seu aparelho disponha de um.

Saiba: Como separar a roupa para lavar na máquina?

5 – Remover o calcário

Especialmente em zonas onde a água é considerada «dura», usar um produto anticalcário em todas as lavagens é fundamental para evitar que o calcário se deposite na máquina.

Caso já tenha calcário acumulado, use um descalcificador ao fazer um programa de lavagem sem roupa.

Lembramos que o calcário pode danificar permanentemente o seu equipamento. Assim, siga sempre as recomendações do fabricante.

6 – Eliminar e evitar bolor

Algumas máquinas já têm um programa antibolor. Se esse é o caso do seu aparelho, utilize-o a cada duas semanas. Se não tiver, faça, pontualmente, um ciclo de lavagem a temperatura muito alta (superior a 70 °C).

Não se esqueça de, a cada lavagem, deixar sempre a porta do equipamento aberta, assim como a gaveta do detergente.

Seguir os passos acima vai fazer com que a sua máquina de lavar roupa esteja sempre desinfetada e higienizada, dando a frescura e a limpeza que merecem as suas peças favoritas.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário