Como fazer mudanças organizadas e sem preocupações?

Susana Valente
Mudanças |  10 novembro 2022 |  
9 min. de leitura
Família de homem, mulher e criança arruma embalagens e faz lista de como fazer mudanças organizadas

Se está às voltas com a dúvida de como fazer mudanças organizadas, chegou ao sítio certo. Temos aqui dicas e truques essenciais para evitar confusões e stresses.

Fazer mudanças pode ser motivo de grande ansiedade para muitas pessoas. Eu confesso, desde já, que detesto o processo! A ideia de empacotar a nossa vida, guardando roupas, livros e demais pertences, causa-me uma certa urticária. Mas, muitas vezes, é inevitável.

Assim, como fazer mudanças organizadas e sem todo esse stress associado? Não existe uma resposta única a esta pergunta, mas é possível seguir passos e truques que tornam todo o processo mais fácil - e é precisamente isso que lhe vamos contar já de seguida.

Afinal, como fazer mudanças organizadas?

É tudo uma questão de método - mas é mais fácil dizê-lo do que fazê-lo.

Já todos nos vimos, pelo menos uma vez na vida, nesse "beco" sem fim das mudanças.

Mas, na verdade, há quem goste de todo esse processo, uma vez que vê nele um novo recomeço. E, nessa perspetiva, pode ser um momento entusiasmante, levando-nos para uma nova casa, por exemplo.

Contudo, na hora de embalar todas as coisas que vamos acumulando, é fácil perder o entusiasmo. Como podemos ultrapassar esse desnorte?

Muitas vezes, o melhor é contratar serviços profissionais de mudanças, sobretudo se tivermos pouco tempo para dedicar a uma tarefa árdua e demorada.

Precisa de um profissional de mudanças? Encontre aqui

Faça uma checklist

Porém, se decidir aventurar-se por si próprio nesta aventura, saiba já que a preparação é o grande segredo para que a mudança seja um sucesso.

É importante planear tudo, criando uma espécie de "plano de ação". Imagine-se como um general em pleno campo de batalha que tem de determinar como e para onde vai destacar as suas tropas.

Para facilitar essa organização, precisará, antes de mais, de definir uma checklist com todas as coisas que precisa de fazer. Pode parecer algo muito chato, mas, na hora da verdade, vai ver que tornará tudo mais fácil.

Eis alguns dos tópicos que pode incluir na sua checklist:

  • Encomendar/organizar materiais de embalagem
  • Arrumar livros
  • Guardar roupas
  • Desmontar móveis
  • Selecionar o que está arrumado na garagem
  • Contactar empresas para desligar serviços.

São apenas alguns exemplos de tarefas que poderá ter para fazer. Mas esta lista pode ser organizada de várias formas, conforme a dimensão das mudanças em si.

Por exemplo, se estiver a mudar-se definitivamente de uma casa, terá de preocupar-se em retirar tudo o que seja seu da mesma. Mas se estiver a viajar para o estrangeiro, terá de ter outro tipo de preocupações.

Quanto quer gastar?

Fazer mudanças pode ser um processo caro e, por isso, é importante que tenha noção de quanto precisa de gastar, ou de quanto pode gastar.

Tendo esse orçamento em mente, será a altura de decidir se deverá contratar serviços de mudanças profissionais, ou se terá que ser você mesmo a fazer tudo.

A questão do transporte é um tópico importante a considerar. Se tiver muitas coisas para mudar, ou itens grandes e pesados, como móveis, por exemplo, terá que ter uma carrinha adequada para isso.

Este é o momento de pensar se tem algum amigo ou conhecido que possa dar uma ajuda neste campo, seja para emprestar o veículo, seja para ajudar a carregar móveis e caixas pesadas.

Além disso, se precisar de alugar uma carrinha para mudanças, compare orçamentos de várias empresas antes de se decidir por uma.

Aproveite para deitar coisas fora

Todos nós guardamos, ao longo da nossa vida, muita "tralha".

Podem ser lembranças de viagens ou dos tempos da Faculdade, ou mesmo roupas que já não usamos, mas que ainda sonhamos usar - ou que sabemos que nunca mais nos vão servir, mas que nos trazem boas memórias do passado.

Podem ser brinquedos dos miúdos, desenhos ou trabalhos de escola...

Há um sem fim de coisas que podem estar a ocupar os nossos armários sem que precisemos delas. Fazer mudanças é sempre uma boa altura para se livrar de uma boa parte dessa "tralha" acumulada. É tempo de "destralhar", sem medos!

Assim, na hora de organizar as suas mudanças, aproveite para deitar fora o que já não precisa. Deste modo, ganhará espaço na sua nova casa para o que precisa mesmo.

Encontre um Personal Organizer

Além disso, este processo tem também um lado psicológico, uma vez que lhe permitirá um certo "desprendimento" do passado. É tempo de seguir em frente!

Casal de homem e mulher a fazer mudanças

Como fazer mudanças organizadas com seis passos-chave

Há várias coisas que podem correr mal nas mudanças. Até porque existem sempre imprevistos que podem ocorrer.

Portanto, não existe um manual com dicas fechadas e únicas para facilitar o processo. Contudo, há sempre truques que se podem seguir para evitar problemas.

Espreite esta lista de sugestões de como fazer mudanças organizadas e tranquilas…

1. Organize um dossier das mudanças

Nesta pasta, deve incluir as suas notas e todos os documentos importantes sobre o processo de mudança, sejam contratos com empresas de mudanças, ou o contrato de compra ou arrendamento da casa nova.

Com toda a documentação no mesmo local, vai ser muito mais fácil encontrar o que precisa.

2. Seja racional a arrumar

Na hora de embalar os seus pertences, deve ser racional, para não levar consigo "lixo" que só ocupe espaço. É muito importante que siga as recomendações sublinhadas acima e que se desfaça daquilo que já não lhe faz falta, que está partido ou que já não lhe serve.

Este passo é decisivo para ter menos itens para embalar e transportar, mas também para desembalar e para arrumar na sua nova casa. Portanto, arrume sem piedade!

3. Embale com tempo

É importante que não deixe para a última da hora o embalamento de grande parte das suas coisas. Trate disso com antecedência, organizando os itens por divisões, ou por tipo de produtos - por exemplo, roupas, louças e livros.

Veja que se deixar tudo para o último momento vai acabar por embalar as coisas à pressa - e "depressa e bem, há pouco quem", como diz a sabedoria popular.

4. Reserve serviços de mudanças com antecedência

Se precisar de uma carrinha ou de serviços de mudanças, trate de reservar o quanto antes. Se deixar tudo para a data da mudança, arrisca-se a não conseguir vaga.

Além disso, pode ter de pagar uma taxa de urgência, o que tornará o serviço mais caro.

5. Contrate e termine serviços

Quando tiver a certeza da data das suas mudanças, trate de contratar fornecedores de serviços essenciais, como de eletricidade e água, na sua nova casa. Afinal, não quer chegar lá, cansado, sem poder tomar um banho ou preparar um chá ou um café.

Assim, procure alternativas e contratualize as melhores opções com a devida antecedência.

Da mesma forma, deve procurar terminar os serviços que tem contratualizados na casa de onde vai sair, para não ter de pagar um mês a mais sem estar a usufruir dos mesmos.

6. Mantenha os itens essenciais consigo

É importante que mantenha consigo alguns produtos essenciais, para não ter de perder tempo a procurá-los na pilha de caixas das mudanças.

Assim, preserve uma muda de roupa, pasta e escova de dentes, bem como outros produtos de higiene, num saco que transporte consigo. Não se esqueça também de ter os seus documentos perto, tal como o dossier das mudanças que referimos acima. E medicamentos, se tomar com regularidade.

Se tiver filhos ou animais, deve também pensar nos produtos de que vão precisar e que será preciso ter à mão.

Com estas dicas todas sobre como fazer mudanças organizadas, está pronto para “deitar mãos à obra” e começar já hoje a preparar este processo – sem confusões, nem ansiedades.  

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário