Passo a passo: como fazer um jardim vertical?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Plant sitting e Jardinagem |  02 março 2023 |  
14 min. de leitura
Passo a passo: como fazer um jardim vertical?

Ter um jardim vertical em casa é uma excelente alternativa para trazer um pouco de natureza para casas pequenas e apartamentos. Além de trazerem ar puro para dentro de casa e bem-estar, os jardins verticais ficam lindos e dão um toque de charme a qualquer decoração (interior e exterior).

A inclusão de plantas em casa na forma de jardins verticais é já uma tendência em arquitetura e decoração há alguns anos. Sem dúvida, estes tornam-se a grande atração em qualquer tipo de imóvel, seja ele uma casa com jardim exterior ou um prédio no centro da cidade.

Se pretende construir um jardim vertical, este artigo vai ser-lhe muito útil. Aqui vamos dar-lhe a conhecer os diferentes tipos de jardins verticais e um passo a passo para criar o seu, adaptando sempre ao espaço disponível.

O que é um jardim vertical?

Um jardim vertical é a construção de um jardim na vertical, usando uma parede ou uma superfície em “escada” que permita colocar várias plantas, sempre no sentido vertical.

Poderá criar jardins verticais com vários tipos de plantas (com e sem flores), ou pode optar por criar um jardim apenas com uma espécie de planta. Além disso, pode escolher plantas naturais ou artificiais para completar o seu jardim.

O objetivo dos jardins verticais é poupar espaço no desenvolvimento de um jardim (os jardins tradicionais na horizontal precisam de muito espaço para a plantação). No entanto, há muitas outras vantagens que podemos tirar destes espaços verdes.

Ao ocuparem pouco espaço (pois na verdade precisa apenas de uma parede ou de um espaço para colocar uma superfície na vertical), estes permitem trazer a natureza e qualidade de ar para dentro de qualquer espaço fechado, desde apartamentos residenciais a espaços comerciais e escritórios.

A inclusão de elementos da natureza dentro de casa e espaços de trabalho confere um bem-estar muito grande às pessoas que lá vivem e trabalham, além de trazer beleza para o interior do espaço.

O jardim vertical também ajuda a tornar a temperatura mais amena dentro de espaços fechados, o que vai traduzir-se numa redução do preço da fatura da luz (pois não terá tanta necessidade de usar aparelhos de climatização). Quando criado na fachada, este também atua como um protetor da estrutura, pois isola a parede do sol e da chuva.

Além disso, os jardins verticais ajudam a isolar o som da casa, pois as plantas têm a característica de absorver uma parte das ondas sonoras. Portanto, é muito útil para manter um espaço silencioso, mesmo que este esteja localizado no centro da cidade.

Leia também: 8 Ferramentas de jardinagem essenciais para tratar do jardim

Tipos de jardins verticais

jardim vertical exterior

Existem muitos tipos de jardins verticais e poderá construir aquele que melhor se adequa às suas necessidades e expectativas. Alguns exigem um pouco mais da nossa atenção, outros trazem-nos mais benefícios para a saúde, mas todos eles agregam valor a qualquer espaço.

Vejamos agora os principais tipos de jardim vertical, as características de cada um deles e quais os cuidados especiais a ter com os mesmos.

Jardim natural

O jardim vertical natural, também chamado de parede verde, é a escolha da maior parte dos projetos exteriores, mas também traz inúmeros benefícios quando os incluímos dentro de casa. O que caracteriza este tipo de jardim é o facto de ser construído apenas com plantas naturais.

Devemos ter alguma atenção na escolha das plantas. Se quiser incluir este jardim dentro de casa, procure uma parede que tenha bastante incidência de luz ou opte por plantas que não necessitam de luz solar direta.

Por usar apenas plantas naturais, este traz um grande benefício para a qualidade do ar, o que faz dele o grande “queridinho” quando o assunto é melhorar a nossa saúde.

Uma vantagem deste tipo de jardim vertical é que permite instalar um sistema de rega e fertilização automatizado (hidroponia), poupando bastante tempo na hora de cuidar das suas plantas. Caso queira instalar este sistema, atente para a necessidade de ter um ponto de água que esteja próximo ao seu jardim.

Jardim preservado

O jardim preservado consiste na inclusão de plantas naturais cujas folhas e/ou flores foram desidratadas e conservadas (em alguns casos podem ter sido tingidas). A grande vantagem é que as plantas duram muito mais e necessitam de menos atenção da nossa parte, uma vez que precisam apenas de uma manutenção por ano.

Embora estas plantas tenham uma aparência natural, elas não estão vivas. Nesse sentido, elas não são úteis para a qualidade do ar. No entanto, estas continuam a ter uma ação de isolamento acústico, favorecendo muito espaços fechados situados no centro da cidade.

Os jardins preservados são também excelentes porque não precisam de ser regados, nem precisam ter exposição solar. Por não serem plantas vivas, estas também não atraem insetos. Assim, eles são perfeitos para qualquer tipo de ambiente, principalmente espaços internos, pois resguardam as plantas do clima.

Musgo Moss

Este tipo de jardim tem vindo a ganhar muitos adeptos, principalmente pela sua beleza. É muito semelhante ao jardim preservado, uma vez que as folhas da planta também são desidratadas, conservadas e tingidas.

As espécies de plantas utilizadas têm uma aparência única e são originárias do Círculo Polar Ártico. Estas são mantidas em formato redondo e o jardim é feito de forma artesanal.

Para ter o máximo de durabilidade, deve manter este jardim vertical em espaços internos, uma vez que o sol e chuva podem danificar as folhas.

Jardim artificial

O jardim vertical artificial, tal como o nome indica, é construído usando plantas completamente artificiais. É a escolha mais acertada para decorar paredes de forma permanente, pois requer pouca manutenção e tem muita durabilidade.

Para que as plantas tenham um aspeto mais natural possível, opte por aquelas feitas em poliéster ou seda fina.

Limpe-as com um espanador para retirar o pó e deixar as plantas sempre com bom aspeto. Afinal de contas, ninguém gosta de olhar para flores e folhas verdes com uma camada de poeira por cima.

Este tipo de jardim vertical é preferível ao jardim preservado quando queremos incluí-lo num espaço exterior, pois as plantas artificiais não ficam danificadas com a exposição ao sol e à chuva.

Passo a Passo: Como fazer um jardim vertical simples?

mulher a plantar em vasos

Se quer fazer um jardim vertical simples em sua casa, ou quer incluí-lo num ambiente corporativo, antes de começar a construí-lo, deve ter em consideração alguns aspetos. Além de escolher o melhor tipo de jardim vertical, deve também considerar o melhor espaço para instalá-lo.

Veja tudo o que precisa saber para criar o seu jardim vertical e começar a usufruir de todas as suas vantagens e da beleza que este confere ao ambiente.

1 – Onde montar o jardim vertical?

A primeira coisa a definir é o espaço onde vai construir o seu jardim vertical. Este primeiro passo vai determinar o tamanho e forma do jardim, o melhor tipo de jardim, assim como as espécies de plantas a ter.

Caso o espaço seja pequeno, pode optar por um jardim vertical único, simples, ou por várias estruturas pequenas, por exemplo. Mas se tiver um espaço maior, poderá construir um grande painel de plantas.

Se quiser o seu jardim no interior, o melhor é optar por um jardim preservado ou artificial. Já se quiser colocar na fachada ou numa varanda, por exemplo, os jardins naturais são excelentes escolhas.

2 – Como montar um jardim vertical?

A forma como vai montar o seu jardim vertical pode variar muito de acordo com o tipo de jardim escolhido, assim como o desenho que quer criar com os painéis. Este é um processo que pode ser delicado e, portanto, o melhor é contar com o apoio de um profissional.

Existem empresas e profissionais especializados que prestam este tipo de serviço, assim como realizam trabalho de manutenção e cuidado dos jardins verticais.

Precisa de alguém para montar e tratar do seu jardim?
Encontre aqui

Se quer arriscar montar um jardim vertical por conta própria, primeiro defina o desenho do seu jardim. Depois escolha a melhor estrutura para o jardim. As mais fáceis de montar são as construídas em madeira ou metal, mas a escolha depende sempre do local disponível e do seu orçamento.

De entre as estruturas mais usadas encontramos:

  • Estrutura modular de plástico – Este tipo de estrutura é o mais barato e poderá comprar em kits ou de forma individual. Pode encontrar em lojas que disponibilizem artigos de jardinagem, como o Ikea ou Leroy Merlin.

  • Blocos de cerâmica – Esta estrutura precisa ser impermeabilizada e pintada de acordo com a sua preferência. Além disso, quando estiver a fazer a instalação destes blocos, deve usar argamassa, de forma a mantê-los bem seguros à parede ou superfície.

  • Blocos pré-moldados – Estes blocos são excelentes para instalar o seu jardim vertical em muros, mas também são ótimos se não tiver um apoio para o jardim.

  • Treliças de madeira/metal e vasos – Esta estrutura permite uma grande liberdade no desenho do seu jardim vertical, uma vez que podem ser comprados em materiais diversos e em modelos distintos. Além disso, são fáceis de montar.

3 – Quais as melhores plantas?

orquídeas brancas

Depois que a estrutura do seu jardim estiver criada, está na hora de definir quais as melhores plantas para colocar nesse espaço. A escolha destas depende sempre do local e do tipo de jardim vertical que escolheu.

Caso tenha optado por um jardim natural no exterior, quase todos os tipos de plantas são adequados. No entanto, evite espécies com flores de cheiro muito forte ou venenosas, principalmente se tiver crianças ou animais de estimação.

Se vai criar um jardim natural no interior, opte por plantas resistentes e que não precisam de tanta luz solar. Avalie sempre a quantidade de sol que as plantas vão receber, assim como a humidade do espaço, pois estes fatores influenciam diretamente na vida das plantas.

Para a criação de jardins verticais naturais em espaços fechados, geralmente são usadas:

  • Hera-inglesa

  • Renda-portuguesa

  • Samambaias

  • Bromélia

  • Flor-de-maio

  • Dedo-de-moça

  • Babosa-de-pau

  • Asplénio

  • Singónio

  • Jiboia

  • Chifre-de-veado

  • Russélia

  • Rabo-de-gato

  • Falenópsis

  • Antúrio

  • Chuva-de-ouro

  • Flor-batom

  • Peperómia

  • Vriésia

Se o seu jardim estiver num local de sol pleno, as espécies que mais se beneficiam são:

  • Barba-de-serpente

  • Aspargo-Pluma

  • Colar-de-pérolas

  • Brilhantina

  • Flor-canhota

  • Clorofito

  • Orquídea-grapete

  • Lambari-roxo

  • Trapoeraba-roxa

  • Liríope

  • Tilândsia

Se vai optar por criar um jardim preservado, a planta mais usada é a avenca, pois tem um aspeto muito natural e tem uma durabilidade muito grande.

Mais uma vez alertamos para o facto de este tipo de jardim ser mais adequado para ambientes interiores, pois a exposição à luz solar e à chuva prejudicam a durabilidade destes jardins.

Se decidiu construir um jardim artificial, o tipo de planta escolhida deixa de ser um ponto a considerar, uma vez que qualquer planta pode ser recriada de forma artificial.

Como fazer a manutenção de um jardim vertical?

A manutenção de um jardim vertical, mesmo o natural, é muito menor do que um jardim comum. Sem dúvida, esta é uma das grandes vantagens de optar por jardins verticais, uma vez que não precisam de muitos cuidados e as visitas de um jardineiro podem ser bastante reduzidas, traduzindo-se em maior economia.

Se tiver um jardim vertical natural, deve garantir que rega as plantas de acordo com as suas necessidades (depende das espécies que tem). Além disso, deve aparar os pequenos ramos, de acordo com as especificidades das plantas e do desenho do jardim, assim como deve limpar os vasos.

Veja mais em: Como regar plantas? Truques para mantê-las bonitas e saudáveis

Para adubar as plantas, opte sempre por um adubo natural, como o húmus de minhoca. Lembre-se de que o jardim vertical está constantemente em contacto com pessoas e, por isso, deve evitar ao máximo produtos químicos.

Caso opte por incluir um sistema de rega e fertilização automatizado, a única preocupação é manter os vasos limpos e fazer a manutenção das plantas. O ideal é sempre contratar um profissional especializado para realizar este trabalho, uma vez que eles conhecem bem as necessidades de cada espécie e são qualificados para realizar a manutenção dos sistemas de rega.

Se optou por um jardim vertical artificial ou preservado, só precisa fazer a manutenção uma vez por ano. Esta deve ser feita por um profissional qualificado para o efeito para não danificar as folhas e flores das plantas do seu jardim.

Durante o ano, a única preocupação é retirar o pó das plantas, utilizando um espanador. Caso as folhas estejam muito sujas, poderá usar um pano humedecido para limpá-las.

Siga o nosso passo a passo para criar o seu jardim vertical e usufrua de todas as vantagens de ter a natureza em sua casa ou espaço de trabalho. Com certeza, vai ter um espaço muito mais agradável, bonito e saudável.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário