Como limpar juntas de azulejos?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  12 dezembro 2022 |  
6 min. de leitura
limpar juntas de azulejos

Limpar juntas de azulejos do chão e paredes não é uma tarefa fácil, principalmente quando têm gordura encrustada. No entanto, existem alguns truques que facilitam na hora de limpar azulejos da sua cozinha ou casa de banho.

Ter os azulejos da casa brilhantes é um dos grandes indicativos de uma boa limpeza da casa, mas esta nem sempre é uma tarefa simples. Sem dúvida, a limpeza dos azulejos é uma das atividades domésticas mais árduas, até porque envolve esforço físico contínuo e prolongado (pois são sempre bastantes azulejos e exige minúcia).

Com as nossas dicas sobre como limpar as juntas dos azulejos do chão ou das paredes, vai conseguir melhores resultados e com mais rapidez.

5 Dicas para limpar juntas de azulejos

A maior parte das pessoas utiliza um detergente e um esfregão para limpar as juntas dos azulejos. Apesar de ter bons resultados, existem outros métodos mais eficazes para deixar os azulejos (e principalmente as juntas, que são as mais difíceis de limpar) sempre limpos e brilhantes.

Antes de aplicar qualquer uma das soluções que lhe vamos passar, remova todos os objetos do local onde vai proceder à limpeza dos azulejos.

Se vai limpar as juntas de azulejos do chão, retire também cadeiras e arraste os móveis para um local onde não atrapalhe. Se vai limpar os azulejos das paredes, remova quadros, objetos decorativos ou utensílios que estejam próximos à parede.

1 - Amoníaco

O amoníaco é um ingrediente muito útil quando queremos limpar azulejos. Não utilize o amoníaco diretamente. Dilua sempre antes em água e depois utilize um borrifador para colocar nos azulejos. Passe um pano húmido depois para remover a sujidade dos azulejos.

É importante que não deixe atuar durante muito tempo, pois pode danificar os azulejos e as juntas.

2 - Lixívia

Se os azulejos da sua cozinha ou casa de banho estão muito amarelos, ou se estão muito sujos, a lixívia pode ser uma ótima aliada. Dilua a lixívia em água (uma medida de lixívia para três de água) e borrife os azulejos.

Deixe atuar durante alguns minutos e depois esfregue com uma esponja ou esfregão. Pode utilizar também uma escova de dentes para chegar mais facilmente às juntas. Passe depois um pano limpo para remover a sujidade.

Não se esqueça de usar sempre luvas, tanto com lixívia como com o amoníaco, pois são extremamente agressivos para a nossa pele.

3 - Mistura de detergente e vinagre

Esta solução é a ideal para a manutenção da limpeza dos azulejos. Não é tão eficaz quando tem as juntas dos azulejos muito sujas ou quando os azulejos têm gordura encrustada.

Para esta mistura utilize um detergente neutro e vinagre de vinho branco. Num balde com água morna, misture o detergente e o vinagre.

Pegue numa esponja ou esfregão de cozinha e humedeça na mistura feita. Aplique nas juntas dos azulejos, esfregando um pouco, e deixe atuar durante algum tempo. Depois retire toda a mistura com um pano limpo.

4 - Mistura de bicarbonato de sódio e vinagre

Num balde, coloque partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre de vinho branco e depois adicione água quente.

Humedeça uma esponja ou esfregão da cozinha na mistura e esfregue os azulejos. Para as juntas que estão mais sujas, utilize uma escova de dentes. Deixe atuar a mistura durante 10 minutos e depois remova com um pano limpo.

5 - Mistura de vinagre e limão

Se tem muita gordura nos azulejos, uma excelente opção é fazer uma mistura de vinagre branco e sumo de limão. Misture estes dois ingredientes e aplique a mistura usando um borrifador. Esfregue os azulejos e depois passe um pano com água fria.

Como limpar juntas de azulejos do chão e paredes no dia a dia

azulejos-chao-e-parede-casa-de-banho

A limpeza dos azulejos, tanto do chão como das paredes, deve ser feita com alguma frequência para evitar que a sujidade se entranhe.

Portanto, depois de cozinhar, passe sempre um produto de limpeza próprio para cozinha (desengordurante) nos azulejos da bancada e do fogão, passando sempre um pano limpo de seguida.

Comece a limpeza dos azulejos da cozinha sempre pela junta, pois é onde a sujidade mais se entranha. Pode utilizar uma escova de dentes para esfregar as juntas dos azulejos e, se a gordura estiver muito agarrada, pode utilizar um palito ou estilete (X-ato), por exemplo.

A casa de banho merece também uma especial atenção, até porque é um foco de vírus, bactérias e fungos. Nesse sentido, deve limpar com alguma regularidade este cómodo (mais do que uma vez por semana). Quanto aos azulejos, limpe-os uma vez por semana, usando um detergente que seja também desinfetante (vale para os azulejos do chão e das paredes).

Sem dúvida, manter a casa limpa é a melhor maneira de termos um ambiente sempre agradável e evita que depois tenhamos de fazer aquelas limpezas gerais que demoram sempre dias.

Sabemos que não é fácil ter tempo para limpar a nossa casa todos os dias, mas, hoje em dia, existem outras alternativas que podem, de facto, ser uma grande ajuda neste sentido. Contratando uma empregada doméstica algumas horas por semana, conseguimos manter a nossa casa sempre limpa e evita que tenhamos sujidade acumulada.

Precisa de alguém para limpar a sua casa?
Encontre aqui

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário