Os 8 principais detergentes de limpeza que precisa de ter sempre em casa

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  14 novembro 2023 |  
7 min. de leitura
detergentes de limpeza

A quantidade de detergentes de limpeza expostos no supermercado é tanta que muitas vezes é difícil saber quais aqueles que são realmente necessários ter em casa. Alguns produtos de limpeza são essenciais e são esses que lhe trazemos aqui.

Como existem diferentes tipos de detergentes, e muito embora a maior parte dos produtos indique para o que serve e para quais as superfícies, é importante saber reconhecer as características deles para conseguir escolher qual o produto que vai usar.

Tipos de detergentes de limpeza

Existem três tipos de detergentes de limpeza, sendo que cada um deles tem características próprias. Assim, para ter uma limpeza em casa (ou estabelecimento) mais eficaz, deve conhecer bem cada um deles.

Detergentes alcalinos

O detergente alcalino tem um pH superior a sete e atua na quebra de moléculas de gordura, o que faz dele perfeito para remoção de gorduras e óleos na cozinha. No entanto, ele também pode ser usado para remover outros tipos de sujidade, exceto aquela de origem mineral.

Exemplos de detergentes alcalinos que pode encontrar no supermercado:

  • Mistolin

  • Neoblanc cozinhas

  • Lixívia

  • Fairy

Detergentes neutros

Os detergentes neutros são todos aqueles com pH de sete, ou muito próximo desse valor, fazendo com que não seja alcalino, nem ácido. Este tipo de detergente atua na sujidade mais comum e não danifica ou agride a superfície a higienizar.

Além de seguro para todo o tipo de superfícies, o detergente neutro é muito versátil, podendo ser usado na limpeza de granitos, mármores, cerâmicas, pisos de madeira, laminados, entre outros. No entanto, não é a melhor solução para sujidade encrustada, uma vez que não é tão forte.

Exemplos de detergentes neutros que pode encontrar em qualquer supermercado:

  • Lava-tudo

  • Sanytol multiusos

  • Sonasol pH neutro

  • Sonasol madeiras

  • Ajax limpa-vidros

Detergentes ácidos

Os detergentes ácidos são aqueles com um pH inferior a sete e são os mais indicados para limpezas mais “difíceis”. Devem ser usados para remover sujidades inorgânicas, de origem mineral, como é o caso do cimento e da ferrugem, por exemplo.

Por ser um produto muito agressivo, não se recomenda a sua utilização em superfícies sensíveis à acidez.

Alguns dos detergentes ácidos mais comuns no mercado:

  • Desincrustante de pavimentos HDP-30 Mistolin Pro

  • Cif professional

Quais os produtos de limpeza doméstica que preciso ter em casa?

Agora que sabe os diferentes tipos de detergentes de limpeza, veja quais são aqueles que deve ter em casa para juntar sempre à sua lista de compras mensal ou semanal.

1 - Desengordurante

A cozinha pode ser um verdadeiro íman de gorduras, principalmente no fogão, forno, exaustor e paredes próximas ao fogão. Para limpar estas superfícies, utilize um desengordurante ou limpa-fornos, como o Mistolin, ou de outras marcas (como a Cif e Sanytol, por exemplo) na sua versão desengordurante.

2 - Desinfetante

Para a limpeza de cozinhas e casas de banho, é essencial ter um bom desinfetante, como a lixívia, para prevenir a propagação de bactérias e germes que podem causar doenças. Ao escolher um desinfetante, opte sempre por um que tenha propriedades antivirais e antibacterianas.

Utilize este produto de limpeza para desinfetar também maçanetas e interruptores de luz, pois são itens muito usados diariamente.  

3 - Detergente para a louça

Existem várias marcas de detergentes para a louça, desde aquelas famosas (como o Fairy) às marcas brancas. Pode optar por um detergente tradicional ou pela versão concentrada.

Embora seja um detergente usado para a lavagem de louça, este também é útil para tirar algumas manchas da roupa e carpetes, para lavar mobiliário exterior, para lavar panos de cozinha, ou para desentupir a sanita, por exemplo.

4 - Detergente para a roupa

Para manter a sua roupa bem limpa, utilize um detergente para a roupa eficaz, como o Skip. Tem versões em pó e líquido, assim como detergentes próprios para a lavagem na máquina e para a lavagem à mão.

Além do detergente, compre também amaciador para a roupa (caso utilize a máquina de lavar), pois deixa o tecido mais macio e sem vincos da lavagem.

Existem, no mercado, perfumadores para a roupa que fazem um acabamento perfeito. Estes produtos não higienizam, apenas deixam a roupa perfumada. Nesse sentido, não é um produto indispensável.

Saiba também: Como secar roupa no inverno?

5 - Lava-tudo

O lava-tudo é excelente para a limpeza diária do chão, mas também pode ser usado como um multiusos para as superfícies. Tem à escolha no mercado vários aromas e é oferecido pelas mais diferentes marcas de produtos de limpeza.

6 - Limpa-móveis

Para limpar os móveis de madeira, é importante usar um limpa-móveis, como o Pronto, ou um óleo de cedro (disponível em diferentes marcas de produtos de limpeza). Estes produtos, além de limparem as superfícies, também as restauram e protegem de danos.

7 - Limpa-vidros

Para limpar vidros e espelhos, o melhor produto é um limpa-vidros, como o Ajax, por exemplo. É importante usar um produto específico, pois outros podem deixar manchas nestas superfícies e, em alguns casos, podem danificar.

8 - Multiusos

Um detergente multiusos, como o Sanytol, por exemplo, permite-lhe higienizar a maior parte das superfícies em casa, como:

  • Bancadas

  • Mesas

  • Azulejos

  • Eletrodomésticos

Existem várias marcas de multiusos no mercado. Poderá comprar aquele que gosta mais, não só por ter um cheiro agradável, mas também por ter uma boa eficácia na remoção de sujidade.

Lembramos que as marcas mencionadas neste artigo são apenas exemplos e não recomendações por parte da equipa do Toma Conta. O importante é usar detergentes de limpeza que sejam eficazes nas superfícies que tem em casa e que supram as suas necessidades.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário