Como evitar a humidade em casa? Dicas para prevenir o problema

Susana Valente
Limpezas |  12 abril 2023 |  
10 min. de leitura
Interior de uma sala com sofás brancos e janela ao meio com vista para o exterior com árvores e sem humidade em casa que se veja.

A humidade em casa é um dilema complexo de resolver e que pode trazer complicações de saúde. Mas há algumas soluções naturais, e não só, que podem ajudar muito a lidar com o problema e a evitá-lo.

Em todos os invernos, o problema da humidade em casa chega para complicar a vida de muitas pessoas. E é fundamental atacar logo os casos problemáticos para evitar que a situação se espalhe, com consequências muito negativas para o bem-estar e a saúde de quem vive no ambiente afetado.

Mas também é essencial tomar medidas preventivas, para evitar que o problema surja para nosso desespero.

Assim, neste artigo, vamos abordar um pouco as causas da humidade em casa, bem como soluções para a evitar e prevenir.

Humidade em casa: por que é um problema?

A humidade em casa pode manifestar-se de várias formas, nomeadamente através do típico mofo nas paredes, ou da condensação nas janelas. Conforme o grau de gravidade, pode causar diversos tipos de problemas desagradáveis.

Por um lado, é uma questão de saúde, pois pode contribuir para provocar, ou agravar, problemas respiratórios e infeções respiratórias, bem como alergias ou asma.

Descubra: 19 Objetos que causam alergia e que (provavelmente) tem em casa

Além disso, nos mais jovens e nos idosos, pode também perturbar o funcionamento do sistema imunológico, tornando estas pessoas mais vulneráveis a certas doenças.

Contudo, a humidade em casa pode ainda causar danos materiais indesejáveis, tais como estragos nas paredes, móveis e carpetes. Pode ainda afetar os parapeitos das janelas e o papel de parede, bem como outros espaços e objetos da sua casa.

As principais causas

Aquilo que talvez esteja a perguntar-se é: mas, afinal, o que causa a humidade em causa?

Uma das principais causas é a condensação que se forma quando o vapor de água presente no interior das habitações entra em contacto com superfícies mais frias. Assim, condensa, formando pequenas gotas de água nas janelas, nas paredes e demais superfícies.

Nos dias mais frios, o ar absorve menos humidade do que quando está quente e, por isso, é que há mais condensação no inverno, que é quando o problema se agrava.

As grandes diferenças de temperatura também complicam a situação. Assim, é importante aquecer a casa nas épocas mais frias, idealmente mantendo a temperatura sempre ao mesmo nível.  

Em tempos de crise, pode ser complicado aquecer as casas devido aos elevados preços da energia. E é também por essa falta de aquecimento que a situação tende a agravar-se.

A má canalização, nomeadamente fugas de água, bem como calhas entupidas, problemas nas vedações de janelas e portas, ou ainda chaminés que permitam a entrada de água na habitação, são outras causas habituais.

Tanto a falta de limpeza como de arrumação são fatores que também podem ajudar a humidade a espalhar-se. Portanto, tenha esse cuidado de manter a sua casa em perfeitas condições.

Procura serviços de limpezas domésticas? Encontre aqui

Qual a humidade ideal em casa?

Quando a humidade em casa ainda não é visível, a grande dúvida de algumas pessoas é saber se a sua habitação estará vulnerável ao problema. Afinal, como apurar qual a humidade ideal em casa?

Há um aparelho que, de forma automática, pode medir os níveis de humidade no ar. Trata-se do higrómetro que pode encontrar em lojas especializadas em produtos para a casa, e que nem sequer é muito caro.

Quando esse aparelho sinaliza que a humidade no ar é superior a 45-50%, é altura de pensar em reduzi-la, para evitar problemas.

A partir dos 60%, já deverá preocupar-se, pois uma humidade relativa acima desse valor já pode provocar o crescimento de mofo e bolor. Assim, tudo o que fizer em casa e que possa causar condensação, como cozinhar ou tomar banho, agravará diariamente a situação.

Como tratar a humidade em casa?

Se já está com problemas na sua casa, sem saber o que fazer, vamos deixar-lhe algumas dicas fáceis e eficazes para reduzir os níveis de humidade - e sem ter de comprar um desumidificador.

1. Melhore a ventilação

Durante o inverno, é especialmente importante manter uma boa ventilação numa habitação. Assim, ligue o exaustor enquanto cozinha, use um ventilador na casa de banho e abra as janelas! Sim, mesmo durante o inverno é importante arejar a casa para reduzir os níveis de humidade no interior.

2. Mantenha as superfícies bem secas e limpas

Uma boa limpeza das superfícies da cozinha e da casa de banho ajuda a evitar que o vapor de água libertado se acumule no ar, levando à sua condensação. Assim, tente sempre manter estas superfícies bem secas. 

Deve ter o mesmo cuidado com as outras superfícies da habitação e também com tapetes e toalhas molhados.

3. Ligue o ar condicionado

O ato de ligar o ar condicionado, caso o tenha na sua habitação, pode ajudar a retirar alguma da humidade do ar, pois tem um mecanismo similar ao dos desumidificadores.

O uso destes aparelhos também ajuda a manter o ambiente dentro de casa fresco, o que contribui para reduzir o problema da condensação.

Mas para que o seu funcionamento seja eficaz, deve manter os filtros do ar condicionado sempre bem limpos.

Leia ainda: Como limpar os filtros do ar condicionado?

4. Utilize dessecantes naturais

Recorra a produtos com propriedades dessecantes, ou seja, que podem secar, absorvendo parte da humidade do ar. São exemplos disso o carvão, o sal-gema e o gel de sílica.

Pode utilizar estes produtos em recipientes para colocar nas divisões mais húmidas da casa. E o melhor é que podem ser reutilizados, bastando, para isso, que os seque ao sol ou num forno para retirar a humidade que armazenaram.

5. Seque as roupas lá fora

No Inverno, algumas pessoas levam as suas roupas ainda húmidas para secarem no interior de casa. Mas deve evitar fazê-lo, pois essa humidade das roupas vai acabar por ficar "presa" na habitação, contribuindo para aumentar a humidade.

Se não tiver um espaço no exterior para as poder secar, pense em investir numa secadora que o faça sem causar prejuízos ao ambiente da sua casa.

Espreite também: Como secar roupa no inverno?

6. Coloque plantas dentro de casa

O uso de plantas é um processo natural para reduzir a humidade em casa, pois ajuda a resfriar uma divisão. Mas tenha o cuidado de escolher as plantas certas, pois umas podem ser mais adequadas do que outras para esse fim.

Na realidade, há algumas plantas que podem aumentar a quantidade de água no ar. Portanto, informe-se bem antes de escolher aquelas que quer colocar na sua casa.

Saiba mais: Plantas de interior fáceis de cuidar: 6 espécies para ter em casa

Dicas para prevenir humidade em casa

Há alguns cuidados que se podem seguir para prevenir a humidade em casa. São soluções que devem ser adotadas de forma regular e permanente - lembre-se de que se trata de uma maratona, não de uma corrida de 100 metros.

Os problemas de humidade podem ser eternos em casas que apresentem problemas crónicos, ou que tenham sido construídas sem bons isolamentos e com materiais de menor qualidade. Portanto, se é o caso da sua, prepare-se para uma batalha dura e longa.

Em qualquer caso, há sempre tarefas do nosso quotidiano que contribuem para aumentar os níveis de humidade no ar, tal como cozinhar e tomar banho. Assim, é preciso ter cuidados especiais com a ventilação nestas áreas.

Mas também há comportamentos básicos, e que não são complicados, que deve seguir regularmente para evitar males maiores.

Assim, fique com as seguintes dicas importantes para prevenir a humidade em casa:

  • Mantenha a casa bem ventilada, com a abertura regular das janelas

  • Use ventiladores adequados na casa de banho

  • Ligue sempre o exaustor quando estiver a cozinhar

  • Tape as panelas enquanto estiverem ao lume

  • Use um desumidificador, ou o ar condicionado, de forma regular durante o inverno

  • Mantenha a canalização da sua casa devidamente cuidada, sem fugas de água

  • Cuide do seu telhado, para que esteja sempre em bom estado e com as calhas limpas

  • Trate do bom estado permanente das vedações das suas portas e janelas

  • Garanta que a sua chaminé não deixa entrar água, fazendo uma boa manutenção da mesma

  • Invista num sistema de aquecimento inteligente para manter a sua casa quente no inverno

  • Mantenha as áreas mais húmidas, como cozinha e casa de banho, sempre limpas e secas

  • Evite deixar toalhas de banho e panos de cozinha húmidos, ou molhados, espalhados pela casa

  • Limpe o silicone da banheira e do duche de forma regular e troque-o quando for necessário

  • Não pendure a roupa molhada, ou húmida, dentro de casa durante o inverno.

Em conclusão, quando estão em causa problemas de humidade em casa, mais vale prevenir do que remediar! Assim, cuide da sua casa com a devida atenção. Afinal, é também a sua saúde - além do seu bem-estar e das suas finanças - que está em jogo.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário