Como limpar o forno do fogão corretamente?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  14 junho 2024 |  
6 min. de leitura
forno de cozinha elétrico limpo

O forno é um dos equipamentos mais difíceis de limpar, muito pela quantidade de gordura que se acumula. No entanto, se tivermos uma rotina de limpeza eficaz e se soubermos limpar o forno do fogão corretamente, esta tarefa fica bem mais simples.

No que concerne à limpeza de uma casa, ter um cronograma é fundamental, pois evita o acumular de sujidade nos vários equipamentos, utensílios, móveis e divisões. Assim, a regra de ouro é “prevenir para não dificultar”.

Se está com dúvidas sobre a limpeza do seu forno, ou se é sempre muito difícil limpá-lo, veja aqui todos os passos para deixá-lo a brilhar.

Como limpar o forno do fogão?

Existem diferentes tipos de forno, pelo que existem métodos de limpeza específicos para cada um. Nesse sentido, é importante que saiba, primeiro, qual o que tem e quais as técnicas que melhor se adequam ao seu caso.

  • Forno elétrico — É um dos mais comuns e caracteriza-se pelo uso de resistências elétricas, as quais geram calor. Neste caso, existem vários produtos específicos para proceder à sua higienização. Atente, apenas, em desligar a ficha da tomada e deixar arrefecer completamente antes de limpar o forno.

  • Forno a gás — Por ser mais económico, este tipo de forno tem ganhado popularidade nas casas portuguesas. Existem também produtos no mercado voltados para a limpeza deste, mas também pode higienizá-lo com uma mistura de vinagre e água, por exemplo. Tenha sempre o cuidado de desligar o gás antes da limpeza e certifique-se de que o equipamento está frio.

  • Forno a lenha — Embora não seja o tipo mais comum, ainda há quem o tenha, até porque este proporciona um sabor único aos alimentos. A limpeza exige maior esforço, pois precisa de remover as cinzas primeiro, passar uma escova de cerdas duras e um pano húmido. Deve fazê-lo sempre com o forno já frio.

Como limpar um forno muito sujo?

Se o forno está muito sujo, é crucial amolecer os resíduos incrustados. Para tal, a limpeza a vapor pode ser uma aliada.

Ferva água numa panela dentro do forno durante 20 minutos. O vapor gerado vai amolecer a sujidade mais “teimosa”. Depois proceda à higienização normal, com produtos de limpeza específicos ou com alguma das sugestões abaixo.

O amoníaco também é ótimo para soltar qualquer resíduo de gordura que tenha no forno. No entanto, antes de usar este químico, calce umas luvas. Tenha cuidado para não inalar os vapores (deixe as janelas da cozinha abertas e ligue o exaustor). Coloque um prato com amoníaco dentro do forno e feche a porta. Deixe atuar durante toda a noite e a manhã. Depois proceda à limpeza normal e deixe a porta aberta para ventilar bem.

Para higienizar as peças removíveis do forno, deixe-as de molho em água quente com meia chávena de detergente da loiça durante quatro horas, pelo menos. Esfregue com uma esponja e, caso necessário, use um produto de limpeza mais forte.

Saiba também: Como limpar armários de cozinha engordurados?

Como limpar o forno elétrico por dentro com bicarbonato e vinagre?

Tanto o bicarbonato de sódio como o vinagre são excelentes para a sua rotina de limpeza doméstica, uma vez que estes ingredientes dão para tudo e são baratos, amigos do ambiente e eficazes.

Para a limpeza do forno, misture bicarbonato com água e espalhe no interior do forno. Deixe atuar durante a noite. No dia seguinte, borrife o interior com vinagre e esfregue. Passe um pano para remover a sujidade e finalize com um pano limpo e macio.

Limpar o forno com pastilha da loiça

As pastilhas da loiça podem ser muito úteis na limpeza do forno. Basta dissolver uma em água quente e, com um pano, limpar as zonas mais sujas (funciona também na porta). Depois finalize com um pano seco e limpo.

Limpar o forno com limão

O limão, tal como o vinagre, é um dos elementos-chave da limpeza doméstica. Para a higiene do forno, esprema dois limões para uma assadeira e depois encha com água até que perfaça 1/3 da sua altura.

Ligue o forno a 120 °C durante 30 minutos com a assadeira dentro. Deixe arrefecer e depois raspe toda a sujidade. Use uma toalha ou um pano de microfibras para secar o interior do forno.

Como limpar o vidro do forno?

O vidro do forno deve ser o último elemento a limpar. Use um produto para limpar vidros ou vinagre. Caso perceba que existe sujidade entre os vidros, retire um deles para proceder à higienização correta.

Como prevenir a gordura acumulada no forno?

Existem vários métodos que previnem que a gordura e a sujidade se acumulem no forno. Se não consegue fazer a limpeza do seu equipamento com a regularidade que este merece, o melhor é optar por alguma das estratégias seguintes:

  • Aplique forro de forno ou papel de alumínio — No mercado, já encontra forros de forno e tapetes de silicone próprios para aplicar no fundo do equipamento. Também pode revestir com papel de alumínio. Substitua conforme necessário.

  • Use papel de alumínio ou uma tampa em assados com molhos — Sempre que assa alimentos com molho, tape a assadeira com papel de alumínio ou com uma tampa. Desta forma, evita derrames.

  • Limpe os derrames assim que ocorrerem — Se percebeu que houve um derrame, ou que o molho respingou, passe imediatamente um pano húmido. Assim, evita que o líquido seque e manche o seu forno.

Precisa de ajuda na limpeza da sua casa?
Encontre profissionais aqui

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário