Como limpar vidros? 8 Receitas para deixá-los a brilhar

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  19 maio 2023 |  
8 min. de leitura
como limpar vidros

Ter os vidros a brilhar não é uma tarefa fácil, mas é possível ao colocarem-se alguns truques em prática. Se não sabe como limpar os vidros de forma fácil e eficaz, está na hora de aprender algumas dicas que podem ajudar a manter os seus vidros sempre limpos, mesmo aqueles mais difíceis, como o vidro do duche.

Ter a casa sempre limpa é o sonho de qualquer pessoa, mas manter os vidros limpos por muito tempo mostra-se difícil, sejam eles das janelas, portas, mesas, ou outras superfícies e objetos com este material.

No entanto, realizando uma limpeza correta, é possível deixar os seus vidros a brilhar por mais tempo.

Como limpar vidros: receitas caseiras e dicas práticas

Eliminar manchas e as marcas de uso dos vidros é o principal objetivo ao limpá-los, pois estas manchas e marcas dão um aspeto embaçado. Existem vários produtos no mercado dedicados à limpeza dos vidros, mas estes não são tão eficazes para vidros que estão em áreas propensas a acumular gordura, como a cozinha, por exemplo.

Contudo, existem produtos caseiros, mais económicos, que podem ser excelentes para a remoção destas manchas e marcas nos vidros, como o vinagre e o álcool, por exemplo.

Além disso, deve passar o pano, ou esponja, sempre na mesma direção, pois assim evita manchas e marcas da limpeza nos vidros. O pano usado deve ser, preferencialmente, de algodão, para não soltar nenhum fiapo.

Utilizar jornal, ou papel de cozinha, é um truque antigo, mas que funciona. Ao finalizar a limpeza dos vidros com estes materiais, vai perceber que eles ficam com um brilho adicional.

Veja agora algumas receitas caseiras que podem ser muito úteis.

Água, vinagre e álcool

Esta mistura caseira é uma das mais conhecidas, até porque é muito económica e apresenta ótimos resultados. Deverá usar 5 L de água, uma colher de sopa de álcool e uma colher de sopa de vinagre. Poderá substituir o vinagre por um detergente neutro, se preferir.

Depois de misturados os ingredientes acima, molhe uma esponja e passe no vidro com a parte macia. Depois é só passar um pano seco.

Álcool, amoníaco e detergente

Esta mistura também apresenta bons resultados, embora a maior parte das pessoas não tenha amoníaco em casa. No entanto, se quiser experimentar, encontra facilmente em qualquer hipermercado.

Para fazer esta solução, deverá encher um borrifador com água, duas colheres de sopa de amoníaco, meio copo de álcool e um quarto de colher de chá de detergente.

Basta borrifar esta mistura no vidro e passar um pano seco para ter os seus vidros limpos e a brilhar.

Descubra: Os 8 principais detergentes de limpeza que precisa de ter sempre em casa

Vinagre, álcool e detergente

Para fazer esta solução precisa de uma chávena de álcool, uma chávena de vinagre e uma colher de sopa de detergente neutro. Coloque todos os ingredientes num borrifador e borrife para um pano. Passe o pano molhado nos vidros e depois seque com um pano seco.

Esta solução pode ser guardada durante três meses, para que possa ter sempre o seu limpa-vidros à mão e pronto a usar.

Saiba ainda: Como limpar estores de forma rápida? Veja dicas para os vários tipos

Como limpar vidros de janelas?

mulher usa mistura e pano para limpar vidros de janela

Um dos grandes inimigos da limpeza de vidros é o calor, pois este aumenta a probabilidade de causar manchas quando os produtos de limpeza entram em contacto com o vidro quente. Como as janelas ficam muito expostas à luz solar, o ideal é optar por fazer a limpeza em dias nublados.

Além disso, deve passar sempre água fria e detergente neutro no vidro antes de utilizar qualquer produto de limpeza de vidros.

Se quer uma boa receita caseira para limpar os vidros de janelas, misture:

  • Uma chávena de chá de água morna

  • Uma chávena de chá de vinagre

  • Uma colher de sopa de álcool

  • Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio

  • Uma colher de sopa de sabão neutro em pó

Com uma esponja macia, mergulhe na mistura e aplique nos vidros, passando logo de seguida um pano seco. Caso seja um vidro temperado, deixe a mistura atuar durante 10 minutos e só depois retire com um pano. Finalize com jornal ou papel de cozinha, passando nos vidros já secos.

Leia também: Limpezas de primavera: passo a passo

Como limpar vidros de espelhos?

Limpar os vidros dos espelhos não é igual a limpar os vidros de uma janela, até porque existem produtos que nunca devemos usar em espelhos, como água oxigenada, vinagre, amoníaco e cloro.

Assim sendo, se tem espelhos para limpar, siga os seguintes passos:

  1. Com um espanador, ou um pano limpo, retire todo o pó

  2. Num borrifador, misture metade de álcool e metade de detergente

  3. Borrife para um pano macio e passe no espelho

  4. Passe papel de cozinha para retirar a sujidade e secar o espelho

Como limpar vidros manchados?

Se tem vidros manchados ou embaçados, o sabão em barra (daquele muito usado pelos nossos avós) é uma excelente opção.

Basta esfregar o sabão (sem passar por água antes) no vidro e depois retirar com um pano seco. Vai perceber que as manchas e o embaçado vão desaparecer como num passe de mágica.

Como limpar vidros muito sujos?

Vidros muito sujos, engordurados, são mais difíceis de limpar e é possível que as soluções que demos anteriormente não façam tanto efeito. No entanto, existem algumas receitas caseiras que podem dar uma grande ajuda.

  1. Humedeça papel de cozinha com sumo de limão e passe sobre o vidro

  2. Num borrifador, coloque metade de água e metade de vinagre

  3. Borrife o vidro

  4. Passe um pano seco até que o vidro esteja seco

Como limpar calcário dos vidros do duche?

Os vidros do duche são dos mais difíceis de limpar, não só por causa do calcário, mas também porque ficam manchados facilmente com o sabão e champô. Existem já produtos apropriados para limpar o calcário nas casas de banho (não só dos vidros do duche, mas também de torneiras e outras peças).

No entanto, pode experimentar uma mistura caseira de água morna, bicarbonato de sódio, vinagre branco e um detergente para vidros comum.

Passe esta mistura numa esponja e esfregue os vidros do duche, sempre em movimentos circulares. Depois retire com água corrente e seque com um pano de microfibras.

Veja ainda: Como limpar juntas de azulejos?

Ao usar todas as nossas dicas sobre como limpar vidros e espelhos, vai perceber que os seus vidros vão ficar a brilhar por mais tempo e vai conseguir ver-se livre de todas as manchas.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário