Como limpar o vidro da lareira ou recuperador de calor? 8 Dicas práticas

Susana Valente
Limpezas |  15 abril 2024 |  
7 min. de leitura
Várias mãos estendidas, a aquecerem-se numa lareira acesa, depois de terem visto como limpar o vidro da lareira.

A lareira é o coração de muitas casas, aquecendo o ambiente nos dias mais frios e entregando um clima de conforto. Mas saber como limpar o vidro da lareira pode ser um verdadeiro desafio.

A fuligem e os resíduos de carvão acumulam-se com frequência no vidro da lareira, ou do recuperador de calor, deixando-o opaco e sujo. É algo que não fica muito bonito quando, muitas vezes, a lareira ocupa um lugar central na sala de estar de uma casa.

Uma das soluções passa por encontrar profissionais de limpezas domésticas. Contudo, se tiver coragem para deitar mãos à obra, pode seguir as estratégias que lhe deixamos de seguida.

8 Dicas de como limpar vidro da lareira

Para agarrar no problema de frente, vamos deixar-lhe aqui algumas dicas práticas que pode usar para limpar o vidro da lareira, deixando-o perfeito para apreciar todo o conforto que este equipamento entrega à sua casa.

Infográfico com dicas sobre como limpar o vidro da lareira

1. Deixe arrefecer o vidro

Lembre-se sempre de fazer a limpeza com o vidro completamente frio, e com o recuperador de calor desligado. Isso é muito importante para evitar acidentes, nomeadamente queimaduras indesejáveis.

2. Use água morna

O recurso à água morna é importante para ajudar a dissolver a fuligem mais facilmente. A água fria será menos eficaz nesse processo e, portanto, pode atrasar a limpeza.

3. Evite produtos abrasivos

Tenha o cuidado de nunca usar produtos abrasivos, nem esponjas duras, pois podem arranhar o vidro. Não vai querer que este fique danificado, deixando a sua lareira menos bonita.

4. Experimente usar papel de jornal e cinza

Uma técnica para limpar o vidro da lareira é bastante económica e passa por usar papel de jornal humedecido em água morna e num pouco de cinza de madeira.

Depois disso, pode esfregar o vidro com o papel para remover a sujidade.

5. Recorra a um produto de limpeza específico

Após remover a sujidade maior com o jornal e as cinzas, pode usar um produto limpa-vidros específico para lareiras, ou outro produto de que lhe falaremos abaixo, para remover os demais resíduos.

Finalize com folhas de jornal, ou de papel, ligeiramente humedecidas em água para dar aquele acabamento perfeito, deixando o vidro brilhante e transparente.

6. Não se esqueça de proteger as mãos

Deve usar luvas de borracha para proteger as mãos de toda a fuligem e sujidade presente no vidro da lareira, e também dos químicos de eventuais produtos que usar para a limpeza.

Mais abaixo, falaremos dos produtos mais adequados para o efeito.

7. Ventile bem a área

É muito importante que se certifique que a área onde a lareira se encontra está devidamente ventilada, sobretudo se usar produtos de limpeza especialmente fortes e mais tóxicos.

Não vai querer inalar vapores prejudiciais à sua saúde, nem que os outros elementos da sua família sejam afetados por estes.

8. Faça uma limpeza regular

Se se dedicar à manutenção regular deste equipamento, vai ser mais fácil limpar o vidro da lareira da próxima vez. Pode encaixar esta tarefa na lista de limpeza doméstica rápida que faz habitualmente, para evitar a acumulação de resíduos difíceis de remover.

É também necessário remover regularmente as cinzas acumuladas, bem como inspecionar a chaminé para verificar se há obstruções e evitar eventuais riscos de incêndio. Verifique ainda com regularidade se existem resíduos ou detritos a impedir a saída de fumo.

Precisa de serviços de limpeza? Encontre aqui

Como limpar o vidro do recuperador de calor?

Saber como limpar o vidro do recuperador de calor é mais ou menos como limpar o vidro da lareira. Contudo, os recuperadores de calor requerem, habitualmente, menos limpeza e menos manutenção do que as lareiras normais.

Por serem sistemas fechados, os recuperadores de calor produzem menos sujidade e cinzas, além de serem mais eficientes. Mas, ainda assim, será sempre preciso limpar o vidro para remover fuligem e manter a visibilidade do fogo.

Na hora de proceder à limpeza, pode seguir as mesmas dicas reveladas acima de como limpar o vidro da lareira. Vão ser igualmente eficazes.

Mas, além da limpeza, tenha em atenção que alguns modelos de recuperadores de calor podem ter filtros que precisam de ser limpos ou substituídos. E as condutas de ar também devem ser verificadas e limpas regularmente para garantir a eficiência do equipamento.

Qual o melhor produto para limpar vidro de lareira?

Existem, no mercado, vários produtos de limpeza específicos para vidros de lareira que ajudam a remover resíduos de fuligem encrustados. São fáceis de encontrar em supermercados e hipermercados.

Mas também pode recorrer a limpadores de fornos que têm compostos químicos adequados para a remoção de sujidades difíceis.

Contudo, pode sempre usar soluções caseiras igualmente eficazes, tais como o famoso bicarbonato de sódio, que tem múltiplos usos.

Neste caso, estamos a falar de como limpar o vidro da lareira e, portanto, deve criar uma pasta com bicarbonato de sódio, amónia, álcool etílico, vinagre e um pouco de detergente. Depois, só precisa de aplicar no vidro, de deixar a atuar por algum tempo e de enxaguar com água.

Outra solução caseira envolve limão e sal. Corte um limão ao meio e polvilhe uma das metades com sal. Esfregue-a no vidro e vá dissolvendo a sujidade.

Usar uma mistura de vinagre e água borrifada no vidro, deixando atuar por alguns minutos, é outra alternativa. Depois só precisa de esfregar com um pano macio.

Se quiser algo mais sofisticado, pode sempre recorrer a um limpador a vapor que pode ser bastante eficaz para remover os resíduos do vidro da lareira sem muito esforço.

Saiba mais: Os 8 principais detergentes de limpeza que precisa de ter sempre em casa

Já sabe como limpar o vidro da lareira: deite mãos à obra!

Agora que já conhece estas estratégias de como limpar o vidro da lareira, só precisa de "pôr as mãos na massa". Escolha a solução que melhor se adequa às suas necessidades e ao tempo que tem disponível. E ganhe coragem para o trabalho!

Não hesite em procurar um profissional de limpeza se concluir que é uma tarefa demasiado árdua, ou se não tiver disponibilidade para essa missão de deixar a sua lareira sempre limpa, transparente e mais acolhedora.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário