Guia com 11 dicas para limpeza doméstica rápida

Susana Valente
Limpezas |  16 janeiro 2023 |  
10 min. de leitura
Mulher com óculos e luva azul limpa uma janela seguindo dicas para limpeza doméstica rápida.

Ninguém gosta de limpar a casa! Bem, algumas pessoas até podem gostar. Em qualquer dos casos, todos procuramos as melhores dicas para limpeza doméstica rápida e eficaz. Mas será que há mesmo como limpar a casa rapidamente?

Às vezes, o grande dilema é saber por onde e como começar. Aspirar, limpar o pó, desengordurar o fogão, limpar os sanitários... Com tantas tarefas e divisões, pode ser complicado pensar no que se deve fazer primeiro.

Mas, no fim de contas, o que todos queremos é uma casa bem limpinha e arrumada o mais depressa possível para podermos fazer coisas mais interessantes.

Para lhe facilitar a vida, vamos deixar, já de seguida, algumas recomendações práticas.

Está pronto para começar as limpezas? Vamos lá.

Precisa de ajuda nas limpezas domésticas?
Encontre aqui

11 Dicas para limpeza doméstica rápida, mas cuidada

Antes de mais, é tudo uma questão de planeamento, o que se aplica a quase todas as áreas da vida. Sem um bom plano, nada pode correr bem!

Assim, comece a tomar notas de como limpar a casa rapidamente - claro que pode sempre fazer as suas próprias regras, a partir das sugestões que se seguem...

1. Coloque os produtos de limpeza prontos a usar

Primeiramente, deve começar por reunir todos os produtos de limpeza de que precisa, garantindo que estarão prontos a usar.

Pode, por exemplo, reuni-los num balde para os poder deslocar pela casa. Isso tornará muito mais fácil todo o processo de limpeza doméstica, pois não terá de andar sempre a procurá-los.

Entre estes produtos, deve incluir itens como:

Claro que pode ter outras necessidades mais específicas. Mas o essencial é que tudo esteja à mão e pronto a usar. Isto implica fazer uma limpeza geral nos próprios produtos depois de os usar, para que estejam preparados para a próxima vez que precisar deles.

2. Limpe a casa toda de uma vez

Esta é uma das dicas para limpeza doméstica rápida mais importantes. Assim, deve escolher uma tarefa, por exemplo, aspirar ou limpar o pó, e fazê-la em toda a casa de uma vez. Isso será muito mais prático e eficiente.

Se estiver a limpar cada divisão completa, nas suas mais diferentes tarefas, perderá mais tempo. Mas se apostar em realizar a mesma tarefa em todas as divisões, o trabalho vai fluir melhor - e mais rapidamente.

3. Comece pelo lugar mais alto

Aquilo que está mais junto aos nossos pés é aquilo que vemos primeiro. Mas, antes de pensar em limpar esses tapetes que estão visivelmente sujos, trate primeiro das estantes mais altas do armário.

Veja que o pó que está no lugar mais alto da divisão vai cair nas partes mais baixas. Portanto, se começar por baixo, arrisca-se a ter de limpar o mesmo espaço duas vezes!

Armários, prateleiras e estantes devem ser os primeiros a receber a sua atenção.

4. Arrume toda a tralha

Antes de iniciar as limpezas propriamente ditas, passe pelas divisões e arrume toda a tralha que encontrar. É possível que encontre vários objetos fora do lugar, sejam revistas, folhetos publicitários ou sapatos.

Decida o que é preciso guardar, e trate disso, e deite fora o que for lixo. É importante que se habitue à "arte do desprendimento", deixando de guardar coisas supérfluas, de que, na verdade, não precisa. Acumular tralha é um dos fatores que mais complica as limpezas.

5. Use um espanador

Os espanadores podem lembrar-lhe os tempos da sua avó! Mas continuam a ser ótimos para limpar o pó. São excelentes para, por exemplo, limpar naqueles cantinhos e espaços mais difíceis.

Não serão a melhor opção para limpar grandes quantidades de pó acumulado. Mas se a sua casa não estiver assim tão empoeirada, pode ser a "ferramenta" perfeita para uma limpeza rápida e eficaz.

6. Limpe o pó e aspire

Comece por limpar o pó na parte superior das prateleiras e dos móveis. Passe pelos corrimões e pelos objetos vários que tiver pela casa. Nos locais mais difíceis de chegar, pode segurar um pano de microfibra na ponta de uma vassoura, para conseguir limpar.

Depois disso, pode aspirar toda a casa, sem esquecer os cantos e o espaço debaixo das camas. Já agora, não se esqueça também de mudar os lençóis das camas. E passe o aspirador pelo colchão antes de se concentrar no chão.

Saiba mais: Como limpar o colchão? Veja 6 ingredientes secretos

7. Limpe os espelhos e os vidros

Use um pano adequado para limpar todos os vidros e os espelhos da casa. Recorra também a um produto de limpeza adequado.

É importante que tenha um pano húmido para passar o detergente e outro seco, para garantir que as superfícies ficam perfeitas.

Aproveite para ler: Como limpar janelas: guia passo a passo

8. Desinfete e limpe bancadas e superfícies

Concentre-se, agora, nas bancadas da cozinha e da casa de banho, nas mesas de jantar e da sala, nos armários e nos eletrodomésticos, ou ainda nos interruptores de luz e nos controlos remotos da televisão. Limpe e desinfete essas superfícies.

Há produtos adequados para o efeito, para remover eventuais germes que se tenham acumulado, e que podem contaminar as pessoas da casa através dos dedos. Em alternativa, pode fazer uma receita caseira com vinagre branco ou de maçã.

9. Foque-se na casa de banho

Agora é hora de passar algum tempo na casa de banho. Utilize um produto específico e pulverize os vasos sanitários e a banheira. Pode deixar atuar por alguns minutos para que seja mais fácil remover a gordura e as sujidades acumuladas.

Depois esfregue ligeiramente com um pano que não largue pelos. Passe por água e estará tudo a brilhar!

10. Desengordure a cozinha

A gordura acumulada na cozinha é inevitável! Por isso, é preciso ir limpando com regularidade para que não se torne impossível de remover.

Existem produtos de limpeza muito bons para isso. Deve pulverizar as superfícies engorduradas com eles e deixar atuar, para que a gordura se desprenda mais facilmente.

A seguir, passe um pano molhado em água quente e remova o resto da sujeira.

11. Passe uma esfregona

Comece por passar a esfregona na parte mais alta, ou mais distante da casa. É importante que siga uma ordem que lhe permita lavar e esfregar o chão sem ter que passar por divisões já limpas.

Também é importante que use um bom produto que limpe bem e desinfete ao mesmo tempo. E, já agora, que tenha um cheirinho agradável!

Saber como limpar a casa rapidamente não tem de ser complicado

O complicado mesmo é começar, embora haja algumas pessoas que até dizem que fazer limpezas as relaxa – mas, pessoalmente, duvido dessa teoria.

Por vezes, é uma questão de estado de espírito. Se se mentalizar que tem mesmo de ser, tudo fica mais fácil, especialmente se seguir as dicas que lhe deixamos acima.

De qualquer modo, não tem por que fazer tudo sozinha. Já pensou em envolver as pessoas aí de casa nas tarefas de limpeza?

Afinal, se todos ajudarem, estas dicas para limpeza doméstica rápida serão ainda mais eficazes. E se todos sujam, todos devem limpar também.

Pode definir um calendário de limpezas, distribuindo tarefas pelas pessoas da casa. No fim de contas, até pode tornar-se divertido!

Claro que pode, e deve, pedir ajuda profissional se tiver demasiadas preocupações profissionais e filhos que não lhe deixem tempo para mais nada.

Encontre serviços de limpezas domésticas aqui

Mas também há algumas tarefas que não têm de ser feitas todas as semanas, por exemplo, lavar tapetes, limpar as janelas, encerar os móveis ou limpar juntas de azulejos.

Outras podem ser feitas ainda de forma menos regular, uma vez por ano, como é o caso de limpar prata para a proteger e preservar.

O que acha destas dicas para limpeza doméstica rápida?

Agora que leu as nossas sugestões, vai aplicá-las na prática? Já tem uma ideia de como limpar a casa rapidamente, por isso pode começar a organizar-se para fazer outras coisas bem mais interessantes.

Esta é uma tarefa que pode levar horas, ou até dias, conforme o tamanho da sua casa e das limpezas e arrumações que pretender fazer. Mas esperamos que com estas dicas para limpeza doméstica rápida tudo fique mais fácil!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário