Como organizar a ceia de Natal sem stress? 5 Dicas e outros conselhos

Susana Valente
Outros |  15 dezembro 2023 |  
11 min. de leitura
Família reunida à mesa depois de organizar a ceia de Natal.

É possível organizar a ceia de Natal sem stress para uma noite tranquila, com açúcar e carinho quanto bastem. Mas se está meio perdido, sem saber por onde começar, tem mesmo de ler este artigo, onde lhe deixamos algumas dicas e conselhos.

Ninguém quer ficar "preso" na cozinha durante longas horas a preparar a ceia de Natal. Mas, apesar disso, todos desejamos ter um jantar com tudo o que há de melhor nesta quadra. E alguém tem de o fazer!

Esta é uma das mais maravilhosas épocas do ano, uma das poucas onde se consegue reunir toda a família à volta da mesa. Só isso já a torna especial e, logo, saber como organizar a ceia de Natal é uma grande preocupação.

Mesmo as pessoas mais organizadas acabam por esquecer detalhes, deixando para a véspera a compra de prendas de última hora, as visitas a familiares e amigos.

No meio de tantos afazeres, há sempre algo que fica esquecido, o que pode ser fatal na hora da ceia.

Assim, é importante ter um plano de ação bem definido para não se perder no meio da confusão.

5 Dicas para organizar a ceia de Natal sem complicações

Deixe-nos ajudar com algumas dicas básicas, mas importantes, que lhe vão permitir organizar a ceia de Natal para amigos e familiares sem esquecimentos e sem complicações. Comece a tomar notas!

1. Planear com antecedência

Prepare tudo com antecedência para que nada falhe e para afastar preocupações. Quanto melhor se organizar e planear tudo, menor será a ansiedade.

Assim, comece por fazer uma checklist de tudo o que precisa de fazer para que a sua ceia de Natal seja perfeita. Pode começar pela lista de convidados e pela lista de supermercado, onde deve incluir todos os produtos de que precisa para que nada falte.

Antes disso, deve definir o menu da ceia de Natal e pode procurar na Internet algumas ideias.

Dois ou um dia antes, já pode começar a preparar alguns ingredientes que não se estraguem. Pode também alinhavar uma ordem de preparação das várias receitas, para se organizar na noite de Natal.

2. Moderar o número de convidados

Nestas alturas, pode haver a tentação de convidar muita gente, mas isso pode tornar bem mais complicado este processo de como organizar a ceia de Natal. Assim, modere-se.

Faça uma lista de convidados razoável, convidando apenas as pessoas mais próximas e mais importantes para si. Isto vai facilitar também as questões logísticas, o que será particularmente importante se tiver uma casa pequena.

3. Não exagerar na quantidade de comida

Agora que tem ideia do número de pessoas que vai convidar, é altura de pensar na quantidade de comida que vai fazer com racionalidade. No Natal existe, por vezes, a tentação da abundância - afinal, é um tempo de festa e de excessos alimentares!

Contudo, é importante que não se exceda fazendo quantidades industriais de comida que depois se podem vir a estragar. Faça uma quantidade razoável, pensando de forma racional.

Veja que quanto mais comida fizer, mais trabalho terá! E já pensou na logística de guardar as sobras e de limpar tudo? Será mais uma preocupação a dar-lhe dores de cabeça!

Encontre ajuda para as limpezas depois da festa

4. Planear a chegada do Pai Natal

A chegada do Pai Natal com as prendas é um dos grandes momentos da ceia de Natal, sobretudo para os mais pequenos. Mas também os graúdos podem sentir o entusiasmo deste momento, numa espécie de regresso às fantasias da infância - fantasias não! Porque o Pai Natal existe mesmo!

Assim, é importante planear tudo, nomeadamente definindo quem vestirá a pele do Pai Natal e como tudo se vai processar.

Em alternativa, pode pensar em outras atividades natalícias para todos fazerem em conjunto. Neste caso, olhe para o tipo de pessoas que vão estar na ceia, avalie os seus interesses e personalidades, para poder planear algo em que todos possam participar.

Veja ainda: 10 Atividades de Natal para idosos (e para toda a família)

5. Decorar a casa a preceito

Para que a ceia de Natal seja perfeita, é essencial que as decorações da casa estejam enquadradas com a época.

Não precisa de ter luzes e enfeites natalícios por todo o lado. Pode apostar em algo mais simples e minimalista, se for esse o seu gosto. De qualquer modo, deve dar à sua casa um ar natalício, para que todos entrem no espírito da época.

A decoração da mesa para a ceia é essencial. Assim, aposte numa toalha alusiva ao Natal e pode usar adereços simples como azevinho e velas para criar o ambiente perfeito para que todos desfrutem de um ótimo jantar.

Há como organizar uma ceia de Natal simples, mas elegante

Se colocar em prática as dicas que lhe deixamos acima, verá como organizar a ceia de Natal não é assim tão complicado como pode parecer! Talvez as coisas tenham corrido mal em anos anteriores. Mas, neste ano, só pode correr bem se tiver isto em conta.

É natural que, nesta época do ano, se pense em fazer um "jantar de gala", com uma sofisticação maior. Mas isso não significa fazer pratos muito complicados.

Já ouviu dizer que "menos é mais"? A simplicidade pode ser muito elegante. Portanto, foque-se nisso, pensando que pode organizar algo único, mas, ao mesmo tempo, fácil e descomplicado.

Pormenor da mesa da ceia de Natal, com um guardanapo com enfeites a vermelho em forma de pirâmide no prato.

Defina um orçamento e cumpra-o

Um dos grandes problemas do Natal são os gastos que podem ultrapassar os mínimos razoáveis. Isso pode ver-se, desde logo, nas prendas, mas também na ceia de Natal.

Assim, para evitar derrapagens inconvenientes para o seu bolso, trate de definir um orçamento máximo para os seus gastos. E cumpra-o!

Trata-se de fazer um planeamento racional, analisando com cuidado quanto pode, ou deseja, gastar nesta quadra natalícia. Não há mal nenhum em ser poupado, nem em pensar no futuro. Portanto, acautele-se neste aspeto.

Escolha o menu da ceia

A escolha do que vai servir durante a ceia de Natal é um ponto fundamental do planeamento. Afinal, a comida é um dos aspetos mais importantes do momento.

Aposte em pratos que gosta e sabe preparar. Mas também deve fazer escolhas que agradem aos seus convidados. Avalie se algum deles tem intolerâncias, ou se segue uma dieta vegetariana, para poder apresentar opções para esses casos.

É importante acautelar também os gostos peculiares das crianças, ou de alguns convidados mais "esquisitos". O bacalhau e o polvo, pratos típicos da época, quase nunca agradam aos mais pequenos.

Assim, pense num menu abrangente, que abarque várias possibilidades. Mas não se esqueça de simplificar as coisas, para que a ceia de Natal não se transforme numa valente dor de cabeça!

Faça as sobremesas antes

Se há pratos que podem, facilmente, dar uma grande dor de cabeça são as sobremesas. Por isso mesmo é importante tratar disso com antecedência.

Decida, antes de mais, se vai fazer tudo, ou se vai comprar algumas das doçarias típicas da época já feitas.

Sabemos que o toque caseiro faz toda a diferença, até porque todas as famílias têm os seus segredos. Mas há sempre aqueles doces que se podem comprar, como o típico bolo-rei e o tronco de Natal.

No caso dos doces que decidir fazer em casa, trate disso na véspera, ou durante a tarde. Há várias sobremesas que podem, perfeitamente, esperar, sendo feitas com antecedência - e isso fará toda a diferença para que não se instale a confusão na cozinha!

Faça uma lista de compras

Depois de definir o menu da sua ceia, incluindo as sobremesas mais apetitosas da época, deve definir uma lista de compras de tudo aquilo que vai precisar.

Além dos ingredientes, não se esqueça de incluir eventuais utensílios que sejam necessários para preparar e servir a ceia.

Esta lista será fundamental para que nada falte na hora de começar a preparar tudo na cozinha.

Prepare algumas atividades para entreter os convidados

A ceia de Natal é muito mais do que só a refeição. Assim, deve pensar em como é que os seus convidados vão passar o tempo antes e depois do repasto propriamente dito.

Há algumas atividades de Natal que fazem sempre sucesso, tais como os jogos de tabuleiro, quizzs de perguntas e respostas, charadas e jogos de cartas.

Contudo, a época também é propícia a cantar canções de Natal. Se os avós estiverem presentes, também é ótima ideia colocá-los a contar as suas memórias da infância. Será uma excelente forma de fortalecer os laços familiares, e de mostrar aos mais novos como eram os "tempos de antigamente".

Respire fundo e relaxe

Com toda esta azáfama, é fácil deixar o stress tomar conta de uma pessoa! E por isso mesmo é importante que tente evitar ficar demasiado ansioso com a situação. Afinal, a ceia de Natal é um momento para celebrar com as pessoas que mais amamos.

Portanto, não se preocupe em demasia. É provável que algo corra mal e se isso acontecer, não há problema. Seja flexível e prepare-se para eventuais improvisos. No fim de contas, ficará uma história divertida para contar! E, no fundo, o mais importante é mesmo que todos se divirtam.

Assim, relaxe e aproveite a companhia dos seus entes queridos.

E que tal ver como organizar a ceia de Natal em família?

No caso de famílias grandes, a ceia de Natal pode ser uma valente confusão! Mas e se todos ajudarem?

Pode ser um desafio colocar todos os familiares a participarem na organização e na preparação da comida e da mesa para o jantar. Mas será também divertido se todos se juntarem nessa missão.

Imagine as conversas e as trocas de receitas e de ingredientes secretos que podem surgir pelo meio. Já para não falar das histórias de infância que fazem parte da grande história da vossa família.

No final, será uma forma muito mais divertida de organizar a ceia de Natal e de aproveitar este momento de comunhão único. Esperamos que a missão seja bem-sucedida e que tenha um Feliz Natal!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário