10 Atividades de Natal para idosos (e para toda a família)

Susana Valente
Susana Valente |  
Apoio domiciliário |  28 novembro 2022 |  
10 min. de leitura
Decorações brilhantes em árvore verde são das melhores atividades de Natal para idosos.

As prendas, os doces, a ceia… Já cheira a Natal e com a magia da época, vem também a azáfama! Aproveite para respirar com 10 atividades de Natal para idosos que podem juntar toda a família.

O Natal é o tempo da família por excelência. É uma época que se propicia à reunião e à partilha de afetos, o que é uma bênção para os mais velhos que, muitas vezes, vivem sozinhos, longe dos filhos e dos netos.

Mas quando todos se juntam, pode nem sempre ser fácil manter "a paz", sobretudo com crianças a correr pela casa e idosos que precisam de atenção. Assim, é importante conseguir entretê-los da melhor forma. A boa notícia é que há atividades de Natal para idosos que podem envolver toda a família.

Para evitar o stress de ter de preparar tudo em cima da hora, pode começar já a preparar o que vai fazer na altura em que tiver a casa cheia.

No caso dos mais velhos, mantê-los a um canto, sempre sentados e aborrecidos, não é uma hipótese. Afinal, queremos que todos se divirtam!

Precisa de um Cuidador de Idosos? Encontre aqui

10 Atividades de Natal para idosos

Há muitas coisas que se podem fazer com os mais velhos em casa, sempre tendo em consideração as suas capacidades físicas e intelectuais. Mas, por vezes, é difícil ter ideias no meio de tantos afazeres.

Para facilitar-lhe um pouco a vida, reunimos 10 sugestões que são fáceis de realizar em casa e que pode pôr já em prática neste Natal. Vamos a isso?

1. Montar a decoração de Natal

As decorações de Natal são um dos momentos mais épicos dessa época - pelo menos, para algumas pessoas que se entusiasmam mesmo com isso! Que tal colocar toda a família, incluindo os mais velhos, a decorar a casa?

O momento de decoração da árvore de Natal pode ser uma ótima atividade para os idosos, até por lhes trazer à memória momentos passados em família.

Mas, além de simplesmente espalhar decorações pela árvore e pela casa, podem juntar-se a fazer adereços natalícios como, por exemplo, grinaldas e meias decoradas para colocar na chaminé.

2. Fazer doces 

Esta é também uma ótima altura para aprender os truques de culinária das avós, sobretudo aquelas receitas de Natal que só elas sabem fazer como deve ser!

Mas, mesmo num lar, esta é uma ótima altura para organizar um "workshop" de pastelaria, colocando os idosos a cozinharem os doces mais tradicionais desta época.

A decoração de biscoitos é uma das mais deliciosas atividades de Natal para idosos, até porque pode ser realizada com eles sentados. Portanto, até se adequa a pessoas com dificuldades de mobilidade.

Além de promover a criatividade, a decoração de biscoitos e bolos também treina a coordenação motora fina, pelo que é um excelente exercício para os mais velhos.

3. Embrulhar prendas 

Este é mais um daqueles momentos típicos da quadra que ou se odeia, ou se adora! Em qualquer dos casos, é boa ideia poder contar com alguma ajuda. E que tal colocar os idosos a "deitarem mãos à obra"?

O embrulho dos presentes é uma boa altura para se juntarem e o melhor é que não requer muita energia, pelo que os idosos não podem ter desculpas para não participarem.

Para tornar a atividade mais interessante, podem fazer os próprios embrulhos, decorando-os com fitas, canetas coloridas e papéis artísticos. É só "dar asas à imaginação" e apreciar o resultado!

4. Festa do amigo secreto

A troca de prendas com um "amigo secreto" é típica das festas de Natal das empresas. Mas também pode realizar-se em lares e centros de dia com os mais velhos, ou até num ambiente familiar, pois a atividade agrada a pequenos e graúdos.

Para que cada um tenha o seu "amigo secreto", pode fazer-se um sorteio simples, usando papéis com os nomes de todos os participantes.

Após cada pessoa ter um destinatário para a sua prenda, pode-se definir um tema genérico, para orientar todos os participantes a entregarem o mesmo tipo de prendas.

Em alternativa, pode ser definido um preço máximo a gastar que pode ir do simbólico 1 euro aos 10 euros, ou até mais, conforme as circunstâncias.

Veja também: Atividades e jogos para idosos que ajudam a viver mais e melhor

5. Ver filmes de Natal

Esta é outra tradição que nunca passa de moda! Os filmes de Natal são obrigatórios e é ótima ideia vê-los em família, com a lareira acesa ou com uma mantinha dividida por todos.

Há sempre o típico "Sozinho em casa", mas existe uma panóplia enorme de filmes que vale a pena ver. Podem sempre escolher um clássico que faça lembrar aos idosos aqueles tempos longínquos da juventude.

Para tornar tudo mais interessante, podem acompanhar o filme com umas pipocas - e já agora, umas almofadas extra no sofá, para todos ficarem mais confortáveis.

6. Fazer postais de Natal

Outra boa atividade de Natal para idosos é fazer postais. Essa ideia de enviar postais de Natal está um pouco em desuso, mas, por isso mesmo, pode ser uma excelente "prenda" para enviar a familiares distantes. Para quem está longe dos seus, é um conforto revigorante receber uns miminhos de casa!

Assim, pode incentivar os mais velhos a fazerem os seus próprios postais de Natal, decorando-os a seu gosto e incluindo umas mensagens "doces" como é típico da quadra.

No caso de idosos mais atualizados com as novas tecnologias, podem até fazer os seus postais no computador, enviando-os por email! Será também uma ótima forma de lhes ensinar algo novo e diferente, o que os fará sentirem-se mais úteis.

7. Realizar jogos

Sendo em pleno inverno, pelo menos, em países como Portugal, o Natal é uma época bastante fria. Portanto, não se propicia a atividades ao ar livre, tanto mais no caso de idosos já com uma saúde frágil.

Assim, o melhor é apostar em jogos dentro de casa que até podem envolver toda a família nas noites de Natal e de Ano Novo.

Os jogos de tabuleiro são sempre uma boa ideia, já que podem interessar a todas as idades. Mas há outras possibilidades que podem ser exploradas, tais como:

  • Charadas de Natal
  • Jogos de perguntas e respostas
  • Quebra-cabeças
  • Jogos de Cartas.

E que tal um Bingo de Natal? Ou um concurso de dança? Para tornar este tipo de atividades mais interessantes, o apresentador do Bingo pode vestir-se de Pai Natal e as músicas podem todas ser alusivas à época.

8. Cantar canções de Natal

A partilha de canções de Natal pode ser outro momento muito especial desta quadra. Mas além daquelas canções típicas, podem criar-se variações engraçadas para pôr toda a gente rir!

Cantar alegra a alma e afasta os maus pensamentos. Portanto, é uma ótima forma de passar o serão em família, ou mesmo entre os utentes de um lar. Se alguém souber tocar guitarra, viola ou piano, tornará a ocasião ainda mais especial.

Neste sentido, também se pode organizar uma noite de karaoke, fazendo uma seleção musical abrangente que possa envolver as diversas pessoas presentes.

9. Contar histórias de vida

E que tal aproveitar algo que os mais velhos adoram, que é contar histórias antigas, para animar o serão?

Os idosos estão sempre prontos a recordar os tempos da sua infância, ou a contar memórias caricatas, engraçadas e únicas. Portanto, é só saber "puxar" por eles para passar um serão familiar em verdadeira comunhão.

Podem ser os mais novos a dar o mote, desafiando os avós sobre os "tempos do antigamente". E o melhor é que esta é daquelas atividades que até se pode fazer à distância, através de um telemóvel, numa videochamada.

Outro bom pretexto para este recuperar de memórias são os álbuns de família. Folheá-los vai trazer, automaticamente, lembranças aos mais velhos - e os mais novos acharão também divertido ficar a saber como a vida era tão diferente noutros tempos.

Tudo isto com um chá quentinho e uns doces tradicionais de Natal... Que delícia!

10. Fazer uma colcha de retalhos

As mantas de retalhos são uma tradição em algumas famílias, passando de gerações para gerações e tornando-se num "retrato" artesanal da memória das suas vidas. Pode incentivar a criação de uma, envolvendo vários elementos da família nesta arte de coser retalhos para fazer uma manta com a vossa história.

Também é uma boa forma de ensinar quem ainda não sabe a costurar - afinal, "o saber não ocupa lugar", como diz a sabedoria popular.

Descubra ainda: 7 Dicas para cuidar de idosos à noite (para um sono descansado)

Não exagere em atividades de Natal para idosos

É importante manter os idosos ativos e entretidos, não só no Natal, mas em todas as alturas do ano. Contudo, é importante não exagerar. Deixe-os respirar por um tempo! Não fazer nada também pode ser um momento revigorante para ganhar forças para o que virá.

Além disso, é importante adequar as atividades ao perfil do idoso, bem como às suas capacidades físicas e mentais. E, pelo meio, pode ser importante deixá-los fazerem uma sesta a meio do dia.

Esta altura do ano pode ser bastante stressante, sobretudo quando temos familiares em casa e tantas coisas para preparar. Mas é preciso manter a calma. E, neste âmbito das atividades de Natal para idosos, o importante é que todos se divirtam, sem pressas, nem pressões.

Susana Valente
Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Deixe o seu comentário