7 Curiosidades sobre canhotos que desconhecia

Susana Valente
Outros |  17 agosto 2023 |  
9 min. de leitura
Mão de homem aberta com gafanhoto verde no meio.

As pessoas canhotas deixaram de ser vistas como uma raridade e, hoje, é perfeitamente comum conhecer alguém com esta condição. Mas existem algumas curiosidades sobre canhotos que talvez não conheça.

Outrora, as pessoas canhotas eram associadas ao Diabo e dizia-se que estavam "possuídas". Por isso, durante décadas, esta condição foi mal vista. Nas escolas, os professores chegavam a contrariar a tendência "esquerdina" das crianças, obrigando-as a escreverem com a mão direita.

Mas, atualmente, ter a mão esquerda como aquela com que se escreve, ou se fazem outras tarefas do dia a dia, é visto como algo normal. E não há por que ser de outra forma!

Uma pessoa canhota pode fazer tudo como outra qualquer, embora precise de algumas adaptações, e mais paciência, em certas situações.

7 Curiosidades sobre canhotos

Apesar de ser algo normal, as pessoas canhotas apresentam algumas características particulares. Em parte, isso tem a ver com o funcionamento dos seus cérebros devido a essa tendência.

Vamos, por isso, partilhar consigo sete curiosidades sobre canhotos que podem ajudar a entender melhor quem vive com esta característica.

1. Pessoas canhotas podem aprender a ser ambidestras

As pessoas que têm a tendência natural para escrever com a mão esquerda podem aprender a ser ambidestras, ou seja, a escrever da mesma forma com as duas mãos.

Muitas vezes, algumas pessoas sentem essa necessidade porque a maioria dos objetos e atividades do dia a dia estão "programadas" para pessoas destras. Assim, pode ser mais fácil contrariar o que é natural, para facilitar gestos como os de apertar botões e jeans ou jogar golfe.

2. Uma genética particular

Não há uma causa identificada que determine porque é que uma pessoa é canhota. Mas um dos fatores que contribui para isso é a genética. Por isso, se é canhoto, é provável que tenha outras pessoas canhotas na sua família.

Estudos recentes identificaram vários genes que contribuem para definir a preferência esquerda, ou direita, no uso manual. Portanto, pais canhotos têm uma maior probabilidade de terem filhos canhotos - embora muitos acabem por ser destros, pois é uma probabilidade baixa.

3. Cérebro funciona de forma diferente

Esta pode ser uma das curiosidades sobre canhotos mais surpreendente! Mas, na verdade, há estudos realizados a nível internacional que concluíram que o cérebro das pessoas canhotas funciona de forma diferente.

Essas diferenças serão notórias a nível da memória de trabalho, da linguagem, do controle manual e da visão e estarão também ligadas a genes específicos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Max Planck de Psicolinguística, em 2021.

Os cientistas também concluíram que quem usa preferencialmente a mão esquerda tem os hemisférios esquerdo e direito do cérebro mais coordenados. Portanto, apresenta melhores habilidades verbais.

4. Melhores a ler mapas

Há estudos que indicam que as pessoas canhotas têm maior facilidade a ler mapas, bem como uma melhor orientação espacial.

Mesmo no tempo do GPS, estas são qualidades que dão sempre jeito!

5. Têm vantagem em alguns desportos

Alguns desportos são pouco recomendados para canhotos, por exemplo, o golfe e o polo, dada a forma como se devem usar os tacos.

Contudo, em outras modalidades, como boxe, ténis e esgrima, uma pessoa canhota pode ter vantagem. Isto acontece porque os canhotos estão mais habituados a defrontarem adversários destros do que estes estão acostumados a jogarem contra pessoas canhotas.

Assim, é mais provável conseguir jogadas imprevisíveis, apanhando o adversário de surpresa.

6. Pessoas canhotas são melhores com videojogos

Os canhotos conseguem processar uma grande quantidade de dados mais depressa do que os destros, o que lhes permite terem uma melhor performance nos videojogos. Conseguem desviar-se de balas e de zombies, ou matar rivais, como ninguém!

Mas essas qualidades podem passar para lá dos ecrãs e, assim, conseguem também absorver grandes listas de coisas, ou de tarefas, o que pode ser muito útil para o dia a dia.

7. Canhotos têm menor risco de sofrerem de certas doenças

Há estudos que concluíram que as pessoas canhotas têm menor prevalência de problemas de saúde como artrites e úlceras. Mas isto pode não ter nada a ver com a sua tendência manual "esquerdina".

Os cientistas acreditam que pode estar relacionado antes com os genes que estão associados às pessoas canhotas.

Principais características dos canhotos

As pessoas canhotas são consideradas mais criativas e mais analíticas, além de terem melhores capacidades linguísticas. Ora, estas competências são importantes para alguém se tornar líder.

Portanto, há quem defenda que os canhotos têm maior capacidade de liderança e de disciplina, o que aumenta as hipóteses de alcançarem o sucesso.

Por outro lado, também são melhores a controlarem as suas emoções, e impulsos, do que os destros, segundo algumas pesquisas.

Mãos de mulher com blusa branca com bolas pretas com uma mão no computador e outra a segurar uma caneta como as pessoas canhotas.

Há coisas que canhotos não conseguem fazer?

Uma pessoa canhota pode fazer tudo o que uma destra também pode. Mas é verdade que algumas tarefas lhe exigem um pouco mais de "luta".

Há gestos rotineiros que os destros consideram tão banais que podem ser mais desafiantes para os canhotos. Isto acontece porque a maioria dos objetos do dia a dia são desenhados para pessoas que usam preferencialmente a mão direita.

Assim, tarefas como as seguintes podem revelar-se mais complicadas para pessoas canhotas:

  • Usar uma tesoura (a não ser que seja específica para canhotos);

  • Fechar os zíperes de jeans e casacos que costumam abrir do lado direito;

  • Enfiar botões de camisas;

  • Utilizar um telemóvel;

  • Medir ingredientes com copos alimentares;

  • Usar um abre-latas.

Além destes gestos quotidianos, é preciso falar do dilema de escrever à mão para um canhoto. A própria colocação da lombada nos cadernos dificulta o processo e as anotações das pessoas canhotas podem tornar-se bastante desorganizadas.

Isso pode refletir-se também no desempenho escolar, afetando os métodos de estudo e a própria motivação para aprender.

Mas até o gesto de comer ao lado de outras pessoas pode ser custoso. Se o copo da pessoa canhota ficar ao lado do da pessoa destra, seguindo o movimento natural, pode facilmente ocorrer um derramamento acidental. E a colocação dos braços pode revelar-se uma outra batalha!

Quantos canhotos existem no mundo?

Ser canhoto é raro, já que apenas cerca de 10% da população mundial terá esta característica. Mas não é possível contabilizar o número exato de pessoas canhotas.

Ainda há países onde esta situação é vista como problemática e onde se incentivam as crianças canhotas a usar a mão direita. Por isso, algumas pessoas acabam por não assumir a sua condição. Mas, felizmente, é algo cada vez mais aceite e considerado normal.

Há dados que indicam que a Holanda é o país que tem a maior percentagem de pessoas canhotas em todo o mundo. Contudo, não existem fontes oficiais que confirmem esta curiosidade sobre canhotos.

Há várias pessoas canhotas famosas

Apesar de ser uma característica rara, existem várias pessoas canhotas famosas em todo o mundo, desde as áreas da música à política, passando pela ciência e por outras tantas atividades. Isso evidencia que uma pessoa canhota pode fazer, e ser, tudo o que quiser.

Para começar, há vários presidentes dos EUA canhotos, designadamente Barack Obama, Bill Clinton, George W. Bush, Ronald Reagan e Harry S. Truman.

Também há vários pintores famosos canhotos, nomeadamente Michelangelo, Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh e Paul Klee.

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft, também faz parte do leque de pessoas canhotas famosas, tal como o cientista Albert Einstein e como um dos mais famosos jogadores de basebol do mundo, "Babe Ruth".

Tantas curiosidades sobre canhotos... e uma certeza

Depois de tudo isto e após ter ficado a conhecer todas estas curiosidades sobre canhotos, o que verdadeiramente importa é que esta característica não tem assim tanta importância.

É isso mesmo: apenas uma característica como tantas outras que nos diferenciam, apesar de sermos todos iguais no que realmente importa.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário